Dor na cintura na gravidez

Descubra a rotina que a “apoiará” durante a gravidez.

Kimberly Clark Brand Mais Abraços // Quarta-feira 7 Outubro, 2020 // #exercicio, #saude

Estar grávida já não é como antes, hoje vivemos em uma época na qual ao invés de nos limitar a seguir as recomendações, o universo a seu redor conspira contra.

É, justamente sobre esse assunto que iremos tratar neste artigo. Conheça hábitos saudáveis que irão ajudar a melhorar o seu desempenho à nível físico e mental nas atividades do dia a dia. Mulher, grávida, trabalhadora, companheira, irmã, amiga, filha… descubra como seguir cumprindo com todos os seus papéis com classe e disposição.

Quase 75% das grávidas sofrem com dores nas costas, isto se deve ao crescimento repentino do útero e às alterações hormonais. À medida que o bebê cresce e aumenta de tamanho, dificulta para os seus músculos a realização da função de estabilizar as articulações das costas e da pélvis; isto somado à produção de estrógenos e relaxina, provocará dores pélvicas e nas costas, que, felizmente podem ser aliviadas com a prática de exercícios para fortalecê-las.

Entre os exercícios mais conhecidos, estão os do assoalho pélvico, os quais não apenas a ajudarão a reduzir a dor nas costas, mas, também, a fortalecer os seus músculos pélvicos, os quais estão relacionados com a incontinência urinária. Por essa razão, vamos começar, com a ajuda de um tapete para exercícios inicie a série a seguir:

Exercícios de Borboletas

Este simples exercício abre a pélvis e mantém a parte inferior das costas flexível. Você pode praticá-lo durante todas as etapas da sua gravidez. Para isso, você deve sentar-se no chão e juntar as plantas dos pés.

Exercício de Ponte

Para realizar este segundo exercício, você deve deitar-se de costas, com os joelhos dobradas e os pés planos sobre o chão, separados à altura dos quadris.

Inclinações pélvicas

Este exercício é muito suave e pode ser feito, inclusive, quando o médico tiver recomendado repouso. Consiste em deitar-se de barriga para cima, com os pés no chão e os joelhos dobrados. As mãos devem ir junto dos quadris, em forma de âncoras bem firmes.

Inclinações para frente

Para compensar todo o tempo que você está deitada cada dia é importante que você se incline para frente, seja apoiando-se nos móveis, mesas ou pessoas, tudo funciona.

Exercício do assoalho pélvico

Este último exercício do assoalho pélvico fortalece os músculos. Para realizá-lo você deve deitar-se sobre as suas costas com os joelhos dobrados e os pés planos sobre a superfície. Em seguida, inale contraindo o seu assoalho pélvico enquanto levanta os quadris. Segure o ar por uns dez segundos e baixe os quadris enquanto solta o assoalho pélvico


Mantenha a postura correta ao sentar-se

Também, há várias dicas que não necessariamente são exercícios e que a ajudarão muito. Por exemplo, evite sentar-se por longas horas e procure manter as costas retas, apoiando-se com uma pequena almofada.

A body of water with grassy area in front of a lake Description automatically generated

Outra pergunta que, com certeza, passará pela sua cabeça é se você pode dirigir, e sim, sim pode, mas tomando as devidas precauções como usar o cinto de segurança tendo cuidado que a parte superior do cinto fique entre a sua barriga e o seu peito e, a parte inferior, entre a sua pélvis e a sua barriga. Também, tenha cuidado com a maneira na qual você se senta, pelo menos a 25 cm do volante e com o encosto totalmente reto. Você poderá viajar sozinha até o sexto mês, daí para frente, é melhor que esteja acompanhada.

Exercite a mente com frequência

E, por último, e para deixar você mais tranquila na hora de se exercitar, um conselho para melhorar o rendimento do seu cérebro. Sim, este órgão também sofre alterações durante a gravidez, que se refletem em esquecimentos que provavelmente você já tenha percebido. Para compensar, realize estas ações, que nos ajudaram muito:

  1. Durma bem e tente se deitar com uma postura adequada;
  2. Faça palavras cruzadas, sudokus e sopas de letras que mantenham a sua mente ativa;
  3. Organize as suas tarefas, não pense em tudo o que você tem que fazer, enfoque-se e faça uma por uma;
  4. Tenha um lugar fixo para os seus objetos pessoais, assim você evitará perdê-los;
  5. Use uma agenda ou lembretes para que não esquecer dos seus compromissos.

Não se esqueça de comunicar tudo o que está sentindo ao seu médico e de se manter ativa física e mentalmente. Uma mulher grávida não precisa ficar o tempo todo em casa, você pode fazer de tudo, acredite!

# 2D # 3D # 2-semana # 3-meses # acalma-lo # acucar # afeto # ágil # agilidade # alimentacao # alimentação # alimento # alimentos # amamentacao # amigos # amor # anemia # anestesia # ansiedade # apoio # aprendendo # aprender # arroto # asfixia # autoestima # bebe # bebê # bebe-recem-nascido # bebes # beleza # bem-estar # bolsa # brincadeira # cabelo # cadeirinha # calcio # calma # canal # cansaco # cansada # carinho # carrinho # casais # catapora # cefalica # celulas-tronco # cerebral # cesarea # cesaria # cesariana # cha-de-bebe # checklist # choro # coceira # colestase # colestase-gestacional # colicas # colostro # comemoracao # comida # compahia # complicacoes # comunicacao # contracao # contracoes # cordao # cordao-umbilical # corpo # cosmeticos # creche # crescimento # crianca # cuidados # data # defesas # dentes # dentista # depressao # dermatite # desejos-sexuais # desenvolvimento # desenvolvimento infantil # dicas # dieta # disciplina # disney # doencas # doencas-infecciosas # doente # dor # dores # dormir # ebook # ecografia # e-commerce # economia # eczema # educacao # emocao # emocoes # empreendedorismo # engravidar # episiotomia # estagios # estimulacao # estimular # estomago # etapas # exercicio # exercício # exercicios # expulsao # fala # familia # fases # fatiga # fator-rh # ferro # feto # ficas # figado # filho # filhos # finanças # forceps # formula # fralda # fraldas # futuri # gases # genero # gentileza # gestacao # gestação # gestacao-multipla # gestacoes # gravida # gravidas # gravidez # gripe # hemorragia # higiene # higieni # historias # humor # ikigai # incomodo # infantil # infeccao # inovação # introducao # iodo # irmao # licenca-maternidade # limpeza # linguagem # liquido # liquido-amniotico # loja # mae # mamilos # manchas # marketing digital # massagem # massagens # maternidade # medicacao # menina # menino # momentos # motoras # movimentos # mucoso # mudanças # mulher # mulheres # multipla # nariz # nasal # nascimento # naturais # natural # noite # nona # normal # nutrição # nutrientes # pai # parto # parto-multiplo # parto-natural # parto-vagina # passinho # paternidade # pele # peso # placenta # planejamento # planejamento financeiro # podcast # posicao # pos-parto # prematuro # pre-parto # presentes # propósito # puerperio # pulmoes # quantidade # recem-nascido # recem-nascidos # refluxo # relato # relaxoes-sexuais # repouso # respiracao # respirar # rh # riscos # rotina # roupas # sal # sangramento # sangramento-de-implantacao # sangue # saude # saúde # segundo # segundo-trimestre # seguranca # segurança # seios # semana # sensacoes # sentidos # sexo # sexual # sinais # sintomas # socializacao # solidos # sono # suplementacao # tamaho # tampao # tempo # tentante # tornar-se # trabalhar # trabalho # trabalho-de-parto # trabalho-parto # transicao # transplante # tratamentos # trauma # troca # troca-de-fraldas # ultrassom # unhas # urticaria # utero # vacina # vagina # varizes # veia # virus # vitaminas # vomitos