Doenças bucais na gravidez

cuidados com os dentes na gravidez

Kimberly Clark Brand Mais Abraços // Quarta-feira 20 Maio, 2020 // #gravidez, #cuidados, #saude, #bebe

Manter uma boa saúde oral durante a gravidez pode ser a última coisa na sua mente, a diferença dos desejos ou das náuseas matinais. No entanto, é importante cuidar dos seus dentes. A Associação Dental Australiana (ADA), desenvolveu uma folha informativa com conselhos e dicas para ajudar você a manter uma boa saúde oral durante a sua gravidez.

Visita ao dentista

Se você está planejando ficar grávida, é importante que visite o seu dentista e faça uma revisão geral, ainda que o tratamento dental de rotina possa ser realizado de forma segura durante a gravidez. Se você já estiver grávida, não deixe de ir ao dentista. É importante verificar para que os seus dentes e gengivas estejam saudáveis. Informe ao dentista que você está grávida quando marcar a consulta, ele poderia recomendar uma revisão dental durante o seu segundo trimestre, já que para essa época as náuseas matinais costumam diminuir na maioria das mulheres.

Os desejos

É comum ter desejos e, inclusive, aversões a alimentos quando você está grávida. Se o seu desejo for de lanchinhos açucarados, pode aumentar o risco de cáries. Tente comer alimentos baixos em açúcar e, se apenas algo doce puder satisfazer o seu desejo, tente escolher opções saudáveis, como frutas frescas e iogurtes. Idealmente, consuma lanchinhos perto da hora das refeições e escove os dentes depois de ter ingerido muito açúcar. Se você consumir lanchinhos doces fora das horas das refeições, tente enxaguar a boca bebendo água ou leite, isto pode ajudar a eliminar os açúcares responsáveis pelas cáries nos dentes.

Mal-estar matinal e refluxo

Estima-se que 80 por cento das mulheres grávidas experimentam alguma forma de mal-estar matinal durante a sua gravidez e, cuidar dos seus dentes, pode ser a última coisa que passe pela sua cabeça enquanto passa por isso. Porém, fazê-lo pode ajudar a prevenir problemas nos seus dentes a longo prazo.

Se você estiver vomitando ou estiver com refluxo regularmente, os seus dentes estarão expostos aos fortes ácidos do estômago, que podem causar erosão dental.


Para ajudar a minimizar o risco de erosão e de cáries, faça o que segue:

  • Não escove os dentes imediatamente depois de vomitar, os fortes ácidos estomacais podem amolecer o esmalte dental e a ação da escova pode arranhar o esmalte do dente, levando a danos adicionais. Espere pelo menos uma hora depois de vomitar para escovar os dentes.
  • Enxague a sua boca com água, preferivelmente água da torneira, depois de vomitar, isto ajudará a eliminar os ácidos.
  • Você pode passar suavemente o creme dental com flúor sobre os dentes ou usar enxaguante bucal sem álcool, para proporcionar proteção adicional contra os ácidos gástricos.

O seu dentista pode proporcionar mais informação e assessoria personalizada

Se você sente que escovar os dentes, particularmente os seus molares, gera sensibilidade, tente o seguinte:

  • Prove um sabor diferente de creme dental com flúor;
  • Utilize uma escova de dentes de cabeça pequena, como as de crianças pequenas;
  • Não se apresse. Reduza a velocidade de ação da escovação;
  • Tente fechar os olhos e concentre-se na sua respiração;
  • Você influencia na saúde dental do seu bebê;

Pesquisas demonstram que a saúde oral de uma mãe pode ter influência sobre a saúde oral futura do seu filho. Você é o modelo mais influente no desenvolvimento oral do seu filho, portanto, manter boa saúde oral reduz o risco de cáries no seu filho

Doença nas gengivas (gengivite e periodontite)

Durante a gravidez, as suas gengivas podem se tornar mais suscetíveis à irritação bacteriana e inflamação. Isto acontece devido ao aumento nos níveis hormonais, que pode exagerar a forma na qual as suas gengivas reagem diante das bactérias irritantes presentes na placa.

A inflamação que afeta as suas gengivas se chama gengivite e a sua ocorrência é mais provável durante o segundo trimestre. Os efeitos incluem vermelhidão e sangramento das gengivas, particularmente durante a escovação e com o uso do fio dental. Geralmente, a gengivite pode ser tratada através da escovação e do uso do fio dental.

A infecção do tecido interno das gengivas, ao redor do dente, é conhecida como periodontite. Se a periodontite se desenvolve, o dano é permanente nos seus dentes e gengivas, inclusive pode levar à perda dos dentes.

Gravidez pode propiciar a periodontite - Existe um vínculo entre a periodontite, o nascimento prematuro e o baixo peso ao nascer.

Portanto, é essencial ter uma boa higiene bucal antes, durante e depois da gravidez. De igual maneira, é importante consultar regularmente o seu dentista e obter assessoria personalizada.

Para dentes saudáveis é necessário:

  • Escovar os seus dentes duas vezes por dia com creme dental com flúor;
  • Usar fio dental diariamente;
  • Visitar regularmente o seu dentista, especialmente quando estiver grávida;
  • Seguir uma dieta saudável;
  • Beber muita água;
  • Reduzir o consumo de bebidas e alimentos açucarados;
  • Comer lanches saudáveis.