Dor nas articulações sintoma de gravidez

Síndrome do Túnel do Carpo na gravidez: causas e tratamentos

Kimberly Clark Brand Mais Abraços // Quarta-feira 20 Maio, 2020 // #gravidez, #saude, #cuidados

Entre as principais alterações no corpo durante a gravidez estão as alterações neurológicas, que podem ocorrer por afecções diretamente nos nervos ou pela compressão de nervos, devido à retenção de líquido muito comum nessa fase.

Este último é o que chamamos da síndrome do túnel do carpo — neuropatia resultante da compressão do nervo mediano no canal do carpo, estrutura anatômica que se localiza entre a mão e o antebraço — esta afecção pode produzir dor equivalente a pontadas de agulha ou formigamento nos seus dedos.

Como tratar a dor dos dedos na gravidez

Você, também, pode sentir adormecimento e fraqueza nos dedos, estes sintomas podem se estender para a mão ou parte do antebraço. A indicação é dormir com uma tala na mão, já que esta manterá a mão imóvel evitando qualquer movimento ou que você durma sobre ela.

Durante o dia você pode levantar a mão acima da altura da cabeça e fazer movimentos com os dedos.

A acupuntura, também pode ser excelente tratamento para aliviar as dores, no entanto, você não deve colocar muito foco nessas dores, já que desaparecerá após o parto.


Em raríssimos casos e permanece mesmo após o parto, nesses casos o médico avaliará o tratamento, que em geral é cirúrgico.