Sono na gravidez: quais as causas e como lidar

Sono na gravidez: quais as causas e como lidar

Kimberly Clark Brand Mais Abraços // Sexta-feira 14 Janeiro, 2022 // #gravidez, #sonolencia, #sono

Sono na gravidez: quais as causas e como lidar

Você já deve ter ouvido falar sobre o aumento do sono na gravidez, mas você sabe por que isso acontece?

Especialmente no primeiro trimestre, as mulheres costumam se queixar de um sono incontrolável, e isso tem a ver com as alterações hormonais, como o aumento dos níveis de progesterona. Além disso, essas mudanças também trazem um inchaço geral ao corpo, como explica Larissa Cassiano, obstetra e especialista em gravidez de risco: “a gestante tem um inchaço geral e isso também se reflete em um inchaço na calota craniana. É como se fosse um leve edema cerebral, nada preocupante, que pode causar essa sonolência e também um pouco de dor de cabeça e perda de memória”.

Outro fator que pode causar sono excessivo na gravidez é que, como há mais sangue circulando, o coração tem de trabalhar mais para bombeá-lo para o corpo e para o bebê. Isso traz uma sensação de cansaço, que, muitas vezes, colabora para a sonolência da gestante.

Em geral, o sono incontrolável costuma perdurar pelo primeiro trimestre, quando as alterações hormonais são mais sentidas. Com o passar da gravidez, o corpo se adapta às alterações e a gestante começa a assimilar melhor os efeitos da gravidez.

Tenho sono, mas não consigo dormir

Embora seja normal sentir muito sono na gravidez, muitas gestantes têm dificuldades para dormir. De acordo com um estudo da Universidade de Pittsburgh (EUA), é o que acontece com 75% das gestantes. Os motivos variam, mas algumas queixas são mais comuns:

  • Calor: além de causar sono, o aumento de progesterona também faz com que a temperatura corporal fique em torno de 37°C durante a gestação — 0,5°C acima do normal, o que pode trazer essa sensação de estar sempre com calor.

  • Episódios de cãibras ou formigamento: o líquido excedente no corpo, causado pela gestação, nem sempre é bem distribuído, podendo causar esses incômodos. A dica é fazer sempre um alongamento ao acordar e antes de dormir.

  • Ronco: o inchaço causado pelos hormônios e o fluxo sanguíneo mais acelerado afetam a frequência cardíaca, o que pode deixar a respiração mais curta e propensa ao ronco. Além disso, com o passar da gestação e o crescimento da barriga, há uma diminuição da capacidade respiratória para que o bebê se acomode.

Rotina do sono

Se você tem muito sono e cansaço durante a gravidez, mas tem dificuldade para dormir, uma alternativa é estabelecer uma rotina do sono. Como fazer isso? Busque criar uma sequência de hábitos que vão ajudar você a relaxar e dormir mais facilmente.

Comece pelo jantar, preferindo alimentos leves que ajudam a evitar enjoo e azia. Não tome muito líquido para não precisar ir muitas vezes ao banheiro durante a noite. E depois, tome um banho refrescante e relaxante, passe um hidratante liberado pelo seu médico ou sua médica ou dermatologista e vá para a cama.

Se você tem o hábito de ver televisão ou mexer no celular antes de dormir, estabeleça um tempo para fazer isso e, depois, deixe o dispositivo de lado, de preferência 30 minutos antes de ir para cama. Faça exercícios de respiração para melhorar o ritmo da sua, o que também ajuda a relaxar para ter uma noite mais tranquila de sono.

E lembre-se de que quem melhor conhece seu corpo é você: caso perceba que está com sono excessivo ou muita dificuldade para dormir, não hesite em buscar orientações de seu médico ou sua médica e pedir uma avaliação mais detalhada, além de dicas sobre como contornar a situação.

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* A especialista consultada sobre esta matéria foi ouvida como fonte jornalística, não se utilizando do espaço para a promoção de qualquer produto ou marca.

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