Importância da amamentação materna para o bebê

Amamentação materna: Uma experiência única

Kimberly Clark Brand Mais Abraços // Quarta-feira 20 Maio, 2020 // #amamentacao, #saude, #gravidez

AMAMENTAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA ÚNICA

Amamentação, um vínculo nutritivo com seu bebê

Quantas vezes você já imaginou a primeira vez que amamentaria seu bebê? Conhecemos que mais do que um por que esse momento não apenas o nutrirá fisicamente, mas também emocionalmente. E, para saber transmitir todo o seu amor e os nutrientes de que necessita pela amamentação, temos as melhores recomendações.

A primeira coisa que você deve considerar nessa bela maneira de alimentar seu bebê é o cuidado com a pele de seus seios. Tente não esfregar a pele nos seios e mamilos durante o banho e evite usar cremes ou loções. Outro ponto de interesse é conhecer o formato de seus mamilos para saber se deve realizar uma manobra para amamentar seu filho.

  • Invertido
  • Plano
  • Normal

A picture containing animal, sitting, table, white

            Description automatically generated

Não importa o formato dos seus mamilos, uma vez que a pele dessa região é muito elástica e flexível, então, na hora de amamentar, tudo o que você precisa fazer é "puxar" o mamilo para dar de mamar ao seu bebê.

Amamentar é um ato natural e é muito provável que, na hora certa, tudo flua como se você fosse uma especialista. Porém, nunca é demais chegar mais perto de um círculo de amamentação para que possam pegá-la pela mão nesse belo processo.

Os benefícios para o seu pequen@, além do grande amor e carinho, são múltiplos. Nos primeiros 6 meses, o seu filho terá o que precisa para o seu crescimento. Você também o ajudará a fortalecer seu sistema imunológico, protegendo-o de doenças e estimulando seu intelecto.

A amamentação materna é uma parte incrível da vida, tanto que vai beneficiar você também e não só emocionalmente, porque a amamentação acelera sua recuperação, reduzindo o risco de anemia, hipertensão e depressão pós-parto. Da mesma forma, foi comprovado que as mulheres que amamentam têm menos probabilidade de ter osteoporose, câncer de mama e de ovário.

Com tudo isto em mente, falaremos sobre as dicas específicas que serão suas aliadas no que diz respeito ao aleitamento materno:

Invista em itens que facilitem a amamentação:

  • Travesseiro para amamentar;
  • Sutiãs e pijamas de lactação;
  • Kit de bomba para tirar leite.

Estude as diferentes posições para amamentar:

  • O berço: Sente-se e deite o bebê em seu abdômen. Apoie a cabeça dele na parte interna do seu cotovelo e, com a mão, segure-o por trás de modo que todo o peso dele caia sobre o seu antebraço. Com a mão livre, acaricie e controle suavemente o seu peito;
  • O berço cruzado: Deite seu bebê de lado sobre um travesseiro, de modo que seu rosto fique na altura de seu peito. Se você o estiver amamentando com o seio esquerdo, apoie o corpo dele ao longo do braço direito, de forma que apoie a cabeça dele com a mão;
  • Deitado de lado: Esta posição é uma das mais confortáveis ​​para vocês dois. Se estiver amamentando seu filho com o seio direito, deite-se do mesmo lado com as costas retas e coloque o filho sobre o lado esquerdo, de modo que fiquem de frente um para o outro. Traga-o para perto do seu corpo e leve-o ao peito. Acaricie-o com os braços e não deixe que ele se vire para o lado oposto;
  • Bola de futebol americano: Coloque seu bebê de costas em seu braço, com sua mão apoiando sua cabeça. Apoie o braço em travesseiros e, com a mão, guie-o em direção ao peito para alimentá-lo.

Tome um multivitamínico

Um multivitamínico especializado a ajudará a atingir os níveis ideais de nutrientes; portanto procure um que contenha ômega 3, vitaminas C, D e grupo B, cálcio, ferro, zinco, betacaroteno, entre outros. Não se esqueça de consultar seu médico antes de começar a consumir um produto deste tipo.

Participe de um grupo de pais

Se esse for seu primeiro filho, um grupo de pais pode ser de grande ajuda. Novos e experientes, esse círculo de mães e pais lhe dará o suporte emocional e prático de que você precisa para navegar nessa aventura. Se você não estiver pronta para sair e passar um tempo com eles, pode começar a encontrá-los em grupos do Facebook.