Por que aparecem hemorróidas

As hemorróidas fazem parte da gravidez?

Kimberly Clark Brand Mais Abraços // Quarta-feira 20 Maio, 2020 // #gravidez, #maternidade, #saude

AS HEMORROIDAS SÃO PARTE DA GRAVIDEZ?

Hemorroidas, você nunca pensou que fariam parte da sua vida

Você sabia que aproximadamente 40% das gestantes podem sofrer de hemorroidas durante a gravidez? Por esta razão, é muito importante que saiba tudo sobre elas. Então, se você achava que elas não eram normais, é hora de mudar de ideia, pois são muito mais comuns do que você pensa.

A primeira coisa que você deve saber é que existem dois tipos: as internas, que são mais recorrentes na gestante e têm como principal característica aparecer bem onde começa o reto, e as externas que são mais incômodas e aparecem fora do reto, podendo atrapalhar suas atividades diárias.

As principais causas dessa condição estão relacionadas ao aumento da pressão no reto ou à prisão de ventre, pois isto faz com que as veias e artérias nessa região do corpo fiquem inflamadas, causando as temidas hemorroidas.

Como faço para identificá-las?

No caso das hemorroidas internas, o sintoma mais evidente é o sangramento em cor vermelha intensa após o banho. Já no caso das externas, os sintomas são coceira, queimação e dor na área afetada. Muitas vezes é difícil não apenas se sentar, mas também andar, mudar de posição ou achar a postura correta para dormir.

Embora elas sejam fáceis de identificar, não se antecipe e consulte o seu médico no caso de qualquer desconforto relacionado a essa área do corpo. O médico é quem fara um diagnóstico da melhor forma de acordo com as características dos seus sintomas.

A person posing for the camera

            Description automatically generated

Quais são os tratamentos para combatê-las e aliviá-las?

O tratamento para hemorroidas inclui diferentes tipos de medicação. A intervenção cirúrgica pode até ser necessária em casos graves, mas durante a gravidez já sabemos que quanto menos medicamentos melhor (assim como menos cirurgias). Sempre consulte um ginecologista caso as hemorroidas sejam muito dolorosas. Em alguns casos, eles podem recomendar medicamentos tópicos ou supositórios, que não representam um risco para o seu pequen@.

Entretanto, existem certos alívios naturais para hemorroidas que podem funcionar para você. Os banhos de assento com água morna (água muito fria ou muito quente pode agravar os sintomas) são bastante eficazes no alívio temporário da dor. Algumas pessoas conseguem bons resultados com o frio, por exemplo, ao aplicar gelo, mas lembre-se de nunca fazer isso diretamente. Em vez disto, embrulhe o gelo em um pedaço de pano. Para outras, a água mais quente oferece melhores resultados. Se essa é a primeira vez que sofre com hemorroidas, pode alternar diferentes temperaturas para ver qual é a melhor para você.

Felizmente, as hemorroidas podem ser prevenidas e não é preciso muito esforço para isto. Basta seguir estas dicas:

  1. Mantenha-se hidratada e tenha uma dieta rica em fibras;
  2. Durma de lado e não de costas;
  3. Evite passar muito tempo em pé;
  4. Faça exercícios Kegel. Você pode consultá-los aqui.

Não se preocupe, as hemorroidas não representam um risco para o seu bebê. Porém, você deve informar o seu médico para que ele lhe ofereça um tratamento para combatê-las. Assim como para qualquer outro sintoma ou doença, é extremamente importante que você informe o seu médico a tempo de poder eliminar esse quadro o mais rápido possível e com o mínimo de desconforto.

Agora que você sabe o que são hemorroidas, não é preciso ter medo delas. Em vez disto, tente usar estas dicas para evitá-las. E, se você já sofre delas, coloque em prática as dicas para amenizá-las, além de seguir exatamente as orientações do seu médico.