Exercícios de preparação para o parto

desenvolvimento do bebÊ e exercícios para a 23º semana

Kimberly Clark Brand Mais Abraços // Quarta-feira 20 Maio, 2020 // #gravidez, #gestacao, #exercicio, #desenvolvimento, #bebe

Como parte da preparação para o parto, durante as 23 semanas de gravidez, é importante que você se lembre de realizar exercícios para treinar os músculos do assoalho da pélvis, algo que você aprende nos cursos pré-parto.

Os exercícios na gravidez ajudarão na recuperação desta importante parte do organismo logo depois do parto.

É importante destacar que estes espaços de aprendizado, ajudam a mãe a incorporar ferramentas simples, para que o pré-parto e parto, propriamente dito, sejam vivenciados com naturalidade.

O obstetra encarregado da aula oferecerá todos os seus conhecimentos, para que você se sinta protegida e informada sobre as suas probabilidades de parto (natural ou cesariana). Além disso, permitem compartilhar experiências com as outras mães.

Os cursos de preparação para o parto estão compreendidos por uma parte teórica e exercícios práticos. Estes começam, aproximadamente, entre o sexto e o sétimo mês de gravidez.

Exercícios pré-natais na 23ª semana de gravidez

A ginástica pré-natal pode constar de vários exercícios. Neste espaço mencionaremos alguns:

  1. Deitada no colchonete, eleve as suas pernas e faça círculos no ar para dentro e para fora. Esse movimento alivia as dores nas pernas e evitam a formação de edemas.
  2. Na mesma posição, com as pernas flexionadas e as plantas dos pés apoiadas, inicie movimentos elevando a perna e flexionando os joelhos, uma perna de cada vez, mantenha uns segundos acima e volte à posição inicial.
  3. De pé, apoiada em uma parede, visualize a sua pélvis e eleve o púbis para o umbigo, depois volte à posição inicial. Repita algumas vezes por dia.

O seu corpo na 23ª semana de gravidez

Se você ainda não as sentiu, é muito provável que nesta semana iniciem as contrações de Braxton Hicks.

Como já contamos, são normais, relativamente indolores, não afetam o bebê e não indicam que você está começando o trabalho de parto. São contrações de preparação do útero para toda a atividade que será realizada mais para frente.

Agora você tem que fazer o esforço para aumentar não mais de um quilo por mês, porque o excesso de peso aumenta os sintomas incômodos, como a dor nas costas ou a fatiga ao caminhar.

O seu bebê na 23ª semana de gravidez

  • O seu bebê mede uns 22 cm. e pesa perto de 600 gramas.
  • Este pequeno é ainda um feto magro. Grande parte do peso que acumula, nesta etapa, vai parar na gordura que permite que ele forme um isolamento do meio que o rodeia. Com ela poderá sobreviver fora do seu útero. Se o bebê nascer neste momento, precisará de algumas semanas de internação.
  • Na 23ª semana começam a marcar os detalhes da forma dos seus olhos, cresceram os seus cílios e tem algo de pelo nas sobrancelhas. Começa o desenvolvimento dos seus globos oculares.
  • Nas próximas semanas crescerá em tamanho e em peso, enquanto são refinados ainda mais os detalhes da sua anatomia e o seu corpo se prepara para deixar o útero.
  • O seu bebê se mexe, dá volta e se sacode. É porque ainda tem algum espaço dentro do seu útero, no qual ainda pode mexer-se. Esses movimentos são cada vez mais notórios e podem chegar a ser, às vezes, um pouco dolorosos.

Tentamos ser o mais preciso possível, mas tendo em conta que as taxas de crescimento e desenvolvimento da gravidez são ocasionalmente diferentes em cada mulher, recomendamos que você leia a semana da sua gravidez, assim como a semana antes e a semana depois. No caso de alguma dúvida adicional, consulte o seu médico.