Mudanças, sintomas e dicas para metade da gravidez

Desenvolvimeno da mãe e do bebê na 21º semana de gestação

Kimberly Clark Brand Mais Abraços // Quarta-feira 20 Maio, 2020 // #gravidez, #maternidade, #gestacao, #desenvolvimento, #bebe

Na 21ª semana de gravidez é uma boa hora para começar a pensar sobre o parto e já conversar com o seu obstetra sobre as distintas opções.

A esta altura, seguramente, o profissional oferecerá a você assessoria sobre as probabilidades que tem de ter um parto natural ou uma cesariana. Caso a sua opção seja uma cesariana, o nascimento do bebê acontece mediante uma incisão cirúrgica, ou seja, um corte, no abdômen (barriga) e útero.

Ao contrário, se for um parto vaginal, a chegada do seu bebê ocorrerá de modo natural. Entretanto, há situações que impossibilitam ter um parto vaginal. Então, a cesariana será uma opção mais que segura para que o seu bebê nasça saudável.

O seu corpo na 21ª semana de gravidez

Definitivamente já é perceptível. À medida que você vai ficando mais pesada, pode começar a sentir medo de viajar.

O aumento do tamanho do seu abdômen faz com que, também, sinta a sua pele mais esticada e, inclusive, pode sentir certa coceira leve.

Os seus seios continuam aumentando de tamanho e já pode aparecer o colostro, ainda que, em geral, apareça mais tarde.

O colostro tem cor amarelada e é um fluído essencial para as primeiras horas do seu bebê, logo depois do nascimento, já que lhe proporciona a quantidade de líquido e de proteínas que precisa e fornece também anticorpos, que o ajudam a lutar contra o batalhão de germes que o esperam uma vez fora do útero.

O seu bebê na 21ª semana de gravidez

  • O seu bebê mede agora uns 20 cm. e pesa entre 350 e 400 gramas.
  • A etapa de crescimento acelerado finaliza, mais ou menos, nesta época. Seguirá crescendo, ainda que não no mesmo ritmo que vinha.
  • Nesta etapa, o pequeno desenvolve o seu sistema imunológico, ou seja, são formados os glóbulos brancos, que são um dos componentes mais importantes do nosso organismo.
  • Em relação aos movimentos, é provável que esteja mais ativo pela noite, quando você estiver quieta, e mais tranquilo pelo dia. Isto ocorre porque o embalo do seu abdômen, pela atividade do dia a dia, o faz dormir.
  • Um dos estranhos movimentos que você sente no seu ventre é o soluço do seu bebê. São os seus pulmões preparando-se para respirar.

Tentamos ser o mais preciso possível, mas tendo em conta que as taxas de crescimento e desenvolvimento da gravidez são, ocasionalmente, diferentes em cada mulher, recomendamos que você leia a semana da sua gravidez, assim como a semana antes e a semana depois. No caso de alguma dúvida adicional, consulte o seu médico.