Você pode ter diabetes gestacional durante a semana 24

desenvolvimento do bebê e diabetes-gestacao gestacao

Kimberly Clark Brand Mais Abraços // Quarta-feira 20 Maio, 2020 // #gravidez, #cuidados, #saude, #gestacao

Chegando à 24ª semana de gravidez, você deveria fazer o teste oral de tolerância à glicose, que serve para detectar diabetes gestacional. Esta doença é um transtorno no metabolismo da glicose, próprio da gravidez.


Põe maior risco sobre a sua gravidez e o parto. Ainda que os exames pré-natais incluam exames de glicose no sangue, a prova da tolerância oral à glicose é necessária para detectar transtornos mais sutis.


O tratamento da diabetes gestacional na 24ª semana de gravidez

O objetivo do tratamento para a diabete gestacional, é manter os níveis de glicose no sangue igual ao das mulheres grávidas que não a têm. Sempre inclui um plano especial de alimentação e um programa de atividade física moderado. Por outra parte, o seu médico pedirá que você faça provas diárias de glicose no sangue e injeções de insulina em alguns casos.

O seu corpo na 24ª semana de gravidez

Em geral, você se sente bem e continua trabalhando. Se estiver de pé enquanto trabalha, deveria usar sapatos baixos e confortáveis. Ao final do dia, levantar as suas pernas sobre uns quantos travesseiros fará você se sentir muito bem.


É recomendável, sempre que puder, tomar um banho tranquila e aproveitar para ver como a sua barriga se mexe com cada um dos movimentos do seu bebê. Continue a sua rotina de exercícios. Praticando uma pequena caminhada você se sentirá muito melhor.


O seu bebê na 24ª semana de gravidez

  • Na 24ª semana o seu bebê mede uns 24 centímetros e pesa perto de 700 gramas, ele continua crescendo a ritmo regular.
  • O movimento ocular rápido já começou: abre e fecha os olhos com frequência. Já tem cílios e sobrancelhas.
  • A partir deste ponto o seu bebê é capaz de sobreviver caso ocorresse o parto, mediante os avanços tecnológicos na medicina.
  • Entretanto, esta situação não é desejável, já que o exporia a muitas complicações, e o ideal é que permaneça crescendo e madurando no seu útero, que é a melhor incubadora para o feto.
  • O tubo digestivo continua se desenvolvendo e alguns órgãos, como o pâncreas, começam a produzir substâncias importantes para a sua vida futura, como a insulina, que permite que as suas células possam incorporar a glicose do alimento.
  • Já pode abrir os seus olhos e diferenciar perfeitamente a luz da escuridão.

Tentamos ser o mais preciso possível, mas tendo em conta que as taxas de crescimento e desenvolvimento da gravidez são, ocasionalmente, diferentes em cada mulher, recomendamos que você leia a semana da sua gravidez, assim como a semana antes e a semana depois. No caso de alguma dúvida adicional, consulte o seu médico.