Frete grátis acima de R$200 (Válido para Sul e Sudeste).
Conseguir uma boa noite de sono na gravidez pode ser difícil à medida que o corpo trabalha para desenvolver o bebê e se prepara para o parto. Encontrar uma posição ideal para dormir e se adaptar às mudanças de cada trimestre pode ser um desafio.
Leia também:
Alimentação na gravidez: entenda a importância de ser saudável
Vacinas e remédios na gravidez: o que saber antes de tomá-los
Durante o primeiro trimestre da gravidez, você pode descobrir que está dormindo mais do que o habitual. É a forma pela qual o corpo trabalha para nutrir o bebê. No entanto, isso não significa dormir bem, já que a pressão na bexiga, derivada de um útero em crescimento, faz com que você tenha de se levantar inúmeras vezes para ir ao banheiro durante a noite.
O segundo trimestre é um bom momento para estabelecer uma rotina de sono, já que é provável que as náuseas e a fadiga tenham diminuído. Dessa maneira, tente ir para a cama e levante-se sempre na mesma hora, pois isso ajudará você a criar um padrão e a se preparar para o terceiro trimestre.
A maioria das grávidas tem mais problemas para conseguir um sono contínuo durante os últimos três meses de gravidez. À medida que o feto aumenta de tamanho, mais difícil será encontrar uma posição cômoda para dormir.
Ainda que seja comum experimentar um sono interrompido durante a noite, há várias maneiras de minimizar o impacto, criando um padrão habitual de sono. Veja a seguir como melhorar o sono na gravidez.
- Tente adotar o hábito de dormir sobre o lado esquerdo e com os joelhos dobrados. Alguns médicos recomendam evitar se deitar sobre o lado direito durante a gravidez, já que nesse lado do corpo há uma veia muito importante chamada veia cava, responsável por regressar o sangue ao coração, e a pressão sobre esta pode reduzir o fluxo e causar tonturas.
- Use travesseiros para encontrar posições mais confortáveis para dormir. Tente usar um travesseiro para apoiar as coxas e uma manta enrolada para apoiar o abdome, aliviando a pressão nas costas.
- Quando você se levantar, lembre-se de virar para a beira da cama e se apoiar sobre o braço para se levantar, evitando fazer pressão adicional sobre os músculos abdominais, que já estão se dilatando.
- Seu bebê pode ser particularmente ativo à noite, quando você está se acomodando para descansar. Massageie suavemente a barriga, respire profundamente e deixe a mente descansar.
- Tente estabelecer uma rotina de relaxamento depois de um dia atarefado. Experimente ioga, meditação ou outras técnicas de relaxamento para ajudar a descansar.
- Evite fazer exercícios intensos perto da hora de se deitar. Ao contrário, tente relaxar-se com um banho de água morna ou um livro.
- A sua dificuldade para dormir pode estar relacionada com a mente trabalhando horas extras, planejando tudo o que precisa fazer antes de o bebê nascer. Mantenha um caderno para anotações e um lápis perto da cama, escreva seus pensamentos, deite-se e descanse.
- Não tome nenhum medicamento para dormir, natural ou medicinal, já que pode ter um efeito adverso no bebê.
- Antes de tomar quaisquer chás de ervas, consulte seu médico. Assim como há os liberados, há alguns proibidos na gestação. Uma sugestão para relaxar é tomar uma xícara de leite quente com mel antes de se deitar.
- Reduza o consumo de bebidas com cafeína, como café ou chá, e só as consuma pela manhã ou pela tarde.
- Se tiver problemas de azia, tente não comer muito antes de se deitar; prefira ingerir pequenas porções várias vezes por dia.