Como dormir durante a gravidez?

Sono irregular na gravidez

Kimberly Clark Brand Mais Abraços // Quarta-feira 20 Maio, 2020 // #gravidez, #gravidas, #bebe, #sono

Conseguir uma boa noite de sono durante a sua gravidez pode ser difícil, à medida que o seu corpo trabalha para desenvolver o seu bebê e se prepara para o parto. Ser capaz de obter suficiente descanso é uma parte essencial da gravidez, no entanto, parece estranho que quando o seu corpo mais precisa, o sono vai embora. Ainda assim, tentar encontrar uma posição ideal para dormir e se adaptar às mudanças de cada trimestre, pode ser um desafio.

Mudanças no comportamento do sono

Durante o primeiro trimestre da sua gravidez você pode descobrir que está dormindo mais do que o habitual, é a forma na qual o seu corpo trabalha para nutrir o seu bebê. No entanto, isto não significa que você tenha uma boa noite de sono, já que a pressão na sua bexiga, derivada de um útero em crescimento, faz com que você tenha de se levantar inúmeras vezes para ir ao banheiro durante a noite.


O segundo trimestre é um bom momento para estabelecer uma rotina de sono, já que as náuseas e a fatiga podem ter diminuído, desta maneira, tente ir para a cama e se levante sempre na mesma hora, isto ajudará você a criar um padrão e a se preparar para o terceiro trimestre.

A maioria das mulheres grávidas têm mais problemas para conseguir um sono contínuo durante as últimas etapas da gravidez. À medida que o feto aumenta de tamanho, costuma ser mais difícil encontrar uma posição cômoda para dormir.

Muitas mulheres grávidas dizem sonhar acordadas, especialmente no último trimestre. Isto se deve às mudanças hormonais, que são completamente normais e podem refletir as suas preocupações sobre a sua nova vida.


Ainda que seja comum que as mulheres grávidas experimentem sono interrompido durante a noite, há várias maneiras de minimizar o impacto, criando um padrão habitual de sono.


Posições para dormir mais cômoda durante a gravidez

  • Tente adotar o hábito de dormir sobre o seu lado esquerdo e com os joelhos dobrados. Há algumas pessoas na profissão médica que acreditam que é melhor evitar se deitar sobre o lado direito durante a gravidez, já que neste lado do corpo há uma veia muito importante chamada a veia cava, responsável por regressar o sangue ao coração e a pressão sobre esta pode reduzir o fluxo e causar tonturas.
  • Use travesseiros para encontrar posições cômodas para dormir. Tente usar um travesseiro para apoiar as suas coxas e uma manta enrolada para apoiar o seu abdômen, aliviando a pressão nas costas.
  • Quando você se levantar, lembre-se de virar para a borda da cama e apoiar-se sobre o seu braço para levantar, evitando fazer pressão adicional sobre os seus músculos abdominais, que já estão se dilatando.

Formas de conseguir uma boa noite de sono

Geralmente, saber o que mais afeta o seu sono permite trabalhar para melhorá-lo. Realizar um processo gradual, no lugar de mudar todos os seus hábitos de uma vez, pode permitir que o seu corpo se adapte a um padrão de sono diferente, tendo em conta que este muda a cada trimestre.


Posições para dormir mais cômoda durante a gravidez

  • O seu bebê pode ser particularmente ativo à noite, quando você está se acomodando para descansar. É provável que isto seja porque a atividade do dia o embalou e que quando você está deitada, o seu bebê pode se esticar e mexer mais. Massageie suavemente a sua barriga e aproveite o movimento. Respire profundamente e deixe a sua mente descansar.
  • Pode ser que você comece a sofrer de "transpiração noturna". Mantenha um pano úmido e fresco ao lado da sua cama, para limpar o suor quando necessário.
  • Tente estabelecer uma rotina de relaxamento depois de um dia atarefado. Introduza ioga, meditação ou outras técnicas de relaxamento ao seu estilo de vida para ajudar a descansar.
  • Evite fazer exercícios exagerados perto da hora de deitar. Ao contrário, tente relaxar-se com um banho de água morna ou um livro.
  • A sua insônia pode estar relacionada com a sua mente trabalhando horas extras, planejando tudo o que precisa fazer antes do seu bebê nascer. Mantenha um caderno para anotações e um lápis junto a sua cama, escreva os seus pensamentos, deite e descanse.
  • Não tome nenhum medicamento para dormir, natural ou medicinal, já que pode ter um efeito adverso no seu bebê.
  • Antes de tomar chás de ervas, você deve consultar o seu médico. Os seguintes chás são considerados seguros de tomar durante a gravidez: cascas de cítricos, gengibre, bálsamo de limão, casca de laranja e roseira brava, no entanto, todos os chás e infusões devem ser tomados com certo cuidado e moderação. Uma forma ideal para relaxar-se é tomar uma xícara de leite quente com mel antes de deitar.
  • Reduza o consumo de bebidas com cafeína, como café ou chá, e limite a sua ingestão pela manhã ou pela tarde. Para mais informações, consulte a dieta da gravidez.
  • Se você tiver problemas de azia, tente não comer em abundância antes de deitar, ao contrário, ingira pequenas quantidades várias vezes por dia.
  • Se você não puder dormir durante a noite, tente cochilar durante o dia para compensar o sono perdido.

Sem dúvidas, haverá noites nas quais você não poderá conciliar o sono, mas ao invés de se preocupar por não descansar o suficiente, tente ocupar o tempo com algo que você goste, como ler um livro, escutar música ou revisar os correios eletrônicos.

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