Frete grátis acima de R$200 (Válido para Sul e Sudeste).
Ao engravidar, algumas mulheres preferem se manter no emprego em que já estão mesmo com vontade de mudar ou desejando oportunidades melhores. Essa postura pode acontecer porque muitas empresas ainda veem a gestação como um empecilho, mas isso vem mudando nos últimos tempos — e algumas delas já entenderam que contratar gestantes não é um problema, pelo contrário.
Essas companhias compreendem que a gestação pode fazer parte da experiência da mulher e que a paternidade também é responsabilidade do homem, logo não deveria ter diferença entre gêneros na hora da contratação ou promoção. O importante é a capacidade da pessoa de exercer o cargo para o qual está concorrendo. Mas, então, como mudar de emprego grávida?
Para incentivar as empresas a serem mais gentis e acolhedoras com as gestantes, a Bloom, plataforma de cuidado inteligente para mulheres e famílias diversas, lançou a campanha “Contrate Grávidas”. O objetivo é fazer com que as empresas comuniquem que gestantes são bem-vindas nas chamadas para os processos seletivos, coletar dados e construir um banco de boas práticas.
Mesmo que as empresas estejam começando a desenvolver um olhar diferente, também é preciso que você confie em si mesma. Confira três dicas para se preparar para um processo seletivo durante a gestação:
Mostre todo o seu potencial
A primeira dica é a mesma para qualquer processo seletivo: liste seus pontos fortes e fracos e construa uma narrativa que explique por que você é a pessoa certa para a vaga que está concorrendo.
Durante o processo, não se desculpe por estar grávida e por precisar se ausentar durante a licença-maternidade caso seja contratada. A maternidade pode fazer parte da vida de uma mulher assim como a paternidade da vida de um homem. Mostre-se confiante e capaz, independentemente da sua condição.
Caso tenha começado a participar do processo sem avisar da gravidez ou tenha descoberto a gestação durante a seleção, é preciso informar a empresa. Dessa maneira, se você for contratada, ela já consegue se planejar para a sua ausência.
Use a gravidez a seu favor
Para Indy Carvalho, psicóloga e especialista em recrutamento, “durante a gravidez, a gestante começa a gestar também a mãe que ela vai ser, o que traz novos sentimentos e habilidades. Uma boa tática é usar as habilidades que vêm com a maternidade, como gestão de tempo, performance sob pressão, adaptabilidade, entre outras como novos pontos fortes da sua lista”.
Outra dica é, inclusive, pontuar que essas são habilidades adquiridas graças à maternidade, para também ajudar a mudar a visão (preconceituosa) que as pessoas têm sobre as gestantes.
Mostre visão de médio e longo prazos
Durante o processo, deixe claro o que você enxerga para a sua função em médio e longo prazos, já que é quando vai estar ainda mais disponível para o trabalho. Além de mostrar visão estratégica, o recrutador pode enxergar seu comprometimento com a empresa, o que pode ser bastante vantajoso em relação a outros candidatos.
Mais confiante em trocar ou buscar um emprego durante a gestação agora? Atualize o seu currículo e se inscreva em processos seletivos. E caso precise de maior ajuda, busque um especialista em recrutamento e seleção para bater um papo. Boa sorte!
Para mais conteúdos sobre maternidade, acesse o Mais Abraços!
* A especialista consultada sobre esta matéria foi ouvida como fonte jornalística, não se utilizando do espaço para a promoção de qualquer produto ou marca.