Semana 19 da gravidez

desenvolvimento na semana 19 da gravidez

Kimberly Clark Brand Mais Abraços // Quarta-feira 7 Outubro, 2020 // #desenvolvimento, #gravidez, #bebe

Músculos abdominais tonificados podem ocultar um útero em crescimento ou, alternativamente, sobrepeso localizado ao redor da cintura, pode camuflar a gravidez. Se você quiser manter a notícia da sua gravidez em segredo, escolher cuidadosamente o seu vestuário pode ocultar a sua barriga, especialmente, em meses frios.


A comparação com os outros, faz parte da natureza humana, em particular se forem mulheres grávidas e o tamanho de sua barriga. Tente não se desanimar se você tiver uma pequena "bolsinha" que só você vê. Cada mulher tem uma gravidez distinta, por isso que não é possível avaliar o tamanho, o bem-estar ou, inclusive, o sexo de um bebê a partir de como a sua barriga se vê, sem se importar com o que digam o seu vizinho ou a sua sogra.

Hora de organizar as coisas do bebê

É momento de começar a pensar no berço do bebê. Não é muito cedo para começar a pensar nisto e em como acomodar a outra pequena pessoa no seu lar. O lugar mais seguro para que os bebês durmam é nos seus próprios berços, ao lado da cama dos seus pais durante os primeiros 12 meses. É possível que você queira começar a comprar roupa e móveis de bebê durante esta etapa, quando os seus níveis de energia tenham aumentado e ainda há tempo para fazer uma cuidadosa pesquisa. Se o dinheiro for um problema, as compras de segunda mão podem ser uma opção, assim como os empréstimos ou créditos. Talvez você tenha alguns amigos que estejam dispostos a lhe emprestar as coisas dos seus bebês, caso você não queira comprar tudo novo. Entretanto, se você estiver planejando ter mais filhos, poderia investir no que quiser desde o princípio e desfrutá-lo com todos os seus filhos.


As mudanças físicas desta semana

Você pode levantar-se sem ânimo e não ter a resistência que tinha habitualmente. O seu sistema circulatório está trabalhando muito, para bombear suficiente sangue ao redor do seu corpo e através do cordão umbilical para o seu bebê. Assegure-se de ter uma dieta rica em ferro e muita vitamina C, isto significa carnes vermelhas, verduras de folhas verdes, cereais de boa qualidade e fruta fresca.

Você pode transpirar com maior facilidade, devido a que a sua temperatura interna é um pouco mais alta já que tem o seu aquecedor interno funcionando 24 horas por dia e, talvez, não queira usar tanta roupa como os demais. Tome banho quantas vezes quiser e evite usar roupas de fibras sintéticas sobre a sua pele, para que não sinta ainda mais calor. Também é possível que sinta a necessidade de dormir com um ventilador ou ar condicionado.

Tenha cuidado com as infecções do trato urinário, a uretra feminina é relativamente curta e para as bactérias é fácil chegar até a bexiga. Lembre-se de se limpar da frente para trás depois de ter entrado ao banheiro e urine antes e depois de ter relações sexuais. Tome muito líquido e evite adiar a ida ao banheiro; assegure-se de desocupar completamente a sua bexiga quando urine, tente não se apressar, não vale a pena.

O seu útero está localizado quase ao nível do umbigo, assim, diga adeus a sua cintura, mas não fique triste, ela voltará em breve.

A azia pode ser a sua nova companheira esta semana. As fibras musculares lisas do estômago e do intestino estão sendo afetadas pelos hormônios da gravidez. Isto significa que o ácido estomacal, que deveria permanecer na parte baixa do seu estômago, pode facilmente voltar para o seu esôfago (canal alimentar). Você pode sentir uma sensação de ardência depois de comer, especialmente se ingeriu alimentos apimentados ou curry. Algumas mães sentem alívio comendo comidas suaves e evitando aquelas que são muito pesadas e difíceis de digerir. Tente dormir com uns travesseiros extras e consulte o seu médico se é seguro tomar antiácidos. Redescubra os benefícios calmantes de beber um copo de leite frio, este pode fazer maravilhas.


As mudanças emocionais desta semana

Você pode estar muito preocupada esperando que o seu bebê se mexa e é provável que você já tenha se acelerado e se emocionado com isto. Com certeza você já colocou as suas mãos sobre a sua barriga, esperando que esses pequenos chutes lembrem que tudo está bem. Não espere que o seu companheiro os sinta quando você lhe disser, os bebês tendem a não cooperar quando queremos que façam algo.

Nesta etapa você pode estar muito concentrada no bebê e não muito interessada em outras pessoas, é a forma como a natureza diz às mães o que devem fazer e o que ignorar. Evite sentir que nunca voltará a ser capaz de pensar em mais nada além do seu novo bebê, a maioria das coisas se solucionam por si mesmas.

Se você tiver tendência a sofrer de depressão ou tiver um histórico de transtornos mentais, este pode ser um momento estressante para você, por isso que é importante que você tenha um profissional da saúde disponível para apoiá-la. Fale se você não se sentir bem e peça ajuda.


As mudanças no seu bebê esta semana

O seu bebê tem um pouco mais de 14 centímetros de comprimento, a sua pele é tão translúcida que as suas veias são claramente visíveis, ainda é muito cedo para que apareça a gordura comum. Entretanto, esta semana começa a ser produzida um tipo de substância especial, conhecida como gordura marrom. Esta é única nos bebês e ajuda a manter os seus órgãos vitais protegidos das temperaturas extremas quando está recém-nascido.

Esta semana uma substância gordurosa e branca (Vérnix caseoso) cobre a maior parte da pele do seu bebê e se ocorresse um nascimento prematuro, ainda teria rastros de vérnix sobre ele. Perto da sua data de nascimento e durante este, o vérnix começa a desparecer.

Nesta semana os rins do seu bebê já estão funcionando e produzem a urina que forma uma boa porcentagem do líquido amniótico. Se você fizesse um ultrassom esta semana, seria possível ver os rins do seu bebê.

O seu bebê está desenvolvendo mais cabelo na sua pequena cabecinha e no seu corpo cresce pelo. Os bebês que nascem prematuros normalmente estão cobertos por um fino pelo, especialmente nas costas e nos braços. Ainda que alguns bebês nascem carecas e se mantêm assim durante meses, outros chegam ao mundo com uma cabeleira grossa. Definitivamente, cada bebê é único e diferente.

O seu bebê passa grande parte do tempo dormindo, crescendo e acumulando valiosa energia para se desenvolver até a maturidade. Entretanto, você é consciente de que há momentos nos quais é mais ativo, períodos nos que se mexe e, inclusive, chuta. Isto é comum quando a mãe está tentando dormir ou simplesmente se deitou


Sugestões para esta semana

Não se esqueça de marcar a consulta para fazer um ultrassom, nesta semana ou na próxima. O ultrassom do segundo trimestre de gravidez é realizado, normalmente, entre as 18ª e 20ª semanas e os médicos observam aspectos do desenvolvimento do bebê, como a sua coluna vertebral, cérebro, coração, rins e outros órgãos vitais. Se você quiser saber o sexo do seu bebê, este é o momento ideal para descobri-lo. Se não quiser, avise o médico com antecedência que você prefere que seja uma surpresa.

Fale com o seu bebê se ainda não começou a fazê-lo, desde a semana 19 o seu bebê pode ouvir e escutar a sua voz. Aproveite este momento para começar a conversar com ele ou ela. Se for possível, inclua o seu companheiro na dinâmica e sinta as respostas do bebê.

Tente realizar alguns exercícios de força usando pesos, ajudará você a manter o seu peso e a reduzir a probabilidade de desenvolver diabetes gestacional. Algumas mulheres grávidas fazem grupos dirigidos por um treinador pessoal, aproveitam a companhia e compartilham os seus interesses.

# 2D # 3D # 2-semana # 3-meses # acalma-lo # acucar # afeto # ágil # agilidade # alimentacao # alimentação # alimento # alimentos # amamentacao # amigos # amor # anemia # anestesia # ansiedade # apoio # aprendendo # aprender # arroto # asfixia # autoestima # bebe # bebê # bebe-recem-nascido # bebes # beleza # bem-estar # bolsa # brincadeira # cabelo # cadeirinha # calcio # calma # canal # cansaco # cansada # carinho # carrinho # casais # catapora # cefalica # celulas-tronco # cerebral # cesarea # cesaria # cesariana # cha-de-bebe # checklist # choro # coceira # colestase # colestase-gestacional # colicas # colostro # comemoracao # comida # compahia # complicacoes # comunicacao # contracao # contracoes # cordao # cordao-umbilical # corpo # cosmeticos # creche # crescimento # crianca # cuidados # data # defesas # dentes # dentista # depressao # dermatite # desejos-sexuais # desenvolvimento # desenvolvimento infantil # dicas # dieta # disciplina # disney # doencas # doencas-infecciosas # doente # dor # dores # dormir # ebook # ecografia # e-commerce # economia # eczema # educacao # emocao # emocoes # empreendedorismo # engravidar # episiotomia # estagios # estimulacao # estimular # estomago # etapas # exercicio # exercício # exercicios # expulsao # fala # familia # fases # fatiga # fator-rh # ferro # feto # ficas # figado # filho # filhos # finanças # forceps # formula # fralda # fraldas # futuri # gases # genero # gentileza # gestacao # gestação # gestacao-multipla # gestacoes # gravida # gravidas # gravidez # gripe # hemorragia # higiene # higieni # historias # humor # ikigai # incomodo # infantil # infeccao # inovação # introducao # iodo # irmao # licenca-maternidade # limpeza # linguagem # liquido # liquido-amniotico # loja # mae # mamilos # manchas # marketing digital # massagem # massagens # maternidade # medicacao # menina # menino # momentos # motoras # movimentos # mucoso # mudanças # mulher # mulheres # multipla # nariz # nasal # nascimento # naturais # natural # noite # nona # normal # nutrição # nutrientes # pai # parto # parto-multiplo # parto-natural # parto-vagina # passinho # paternidade # pele # peso # placenta # planejamento # planejamento financeiro # podcast # posicao # pos-parto # prematuro # pre-parto # presentes # propósito # puerperio # pulmoes # quantidade # recem-nascido # recem-nascidos # refluxo # relato # relaxoes-sexuais # repouso # respiracao # respirar # rh # riscos # rotina # roupas # sal # sangramento # sangramento-de-implantacao # sangue # saude # saúde # segundo # segundo-trimestre # seguranca # segurança # seios # semana # sensacoes # sentidos # sexo # sexual # sinais # sintomas # socializacao # solidos # sono # suplementacao # tamaho # tampao # tempo # tentante # tornar-se # trabalhar # trabalho # trabalho-de-parto # trabalho-parto # transicao # transplante # tratamentos # trauma # troca # troca-de-fraldas # ultrassom # unhas # urticaria # utero # vacina # vagina # varizes # veia # virus # vitaminas # vomitos