Frete grátis acima de R$200 (Válido para Sul e Sudeste).
CADA QUILO TEM UM PORQUÊ. DESCUBRA-O.
QUANTO PESO TENHO QUE GANHAR?
Você está pronta para descobrir por que o amor também se mede em quilos? Assim como o amor pelo seu bebê que está a caminho aumenta a cada dia, os números na balança também aumentam. Em média, serão de 9 a 15 kg no total, mas, antes que você comece a se estressar, explicaremos, a seguir, a composição desse peso:
- Bebê: 3,5 kg
- Placenta: De 1 a 1,5 kg
- Líquido amniótico: De 1 a 1,5 kg
- Tecido mamário: De 1 a 1,5 kg
- Fluxo sanguíneo: 2 kg
- Depósitos de gordura: De 2,5 a 4 kg
- Crescimento do útero: De 1 a 2,5 kg
Existem também outros pontos a serem considerados no ganho de peso que estão relacionados às suas necessidades metabólicas, por exemplo:
- Se você tiver uns quilinhos a mais, você vai ganhar menos peso: 7 a 9 kg;
- Se você estava abaixo do peso, você ganhará mais: de 13 a 18 kg;
- Se você der à luz A mais de uma criança, o ganho de peso será ainda maior: de 16,5 a 24,5 kg.
Esses quilos extras não parecem mais tão assustadores, não é? Você só cuida da alimentação, o que não se trata de comer para duas pessoas, mas sim de consumir alimentos com os nutrientes necessários. Se você tiver dúvidas sobre este ponto, confira o artigo que traz o que você pode comer e o que não pode.
Pensando nisso, vamos compartilhar com você quantos quilos deverá ganhar a cada trimestre, algo que adoraríamos saber quando estamos grávidas. O ideal é que esse ganho de peso seja progressivo; então, anote esses dados. Lá na frente você me agradecerá.
No primeiro trimestre você não deveria ganhar mais do que 1 ou 2 kg, em virtude não só das náuseas, mas também do tamanho do seu bebê e do seu útero, além da menor retenção de líquidos. Durante o segundo trimestre, se o seu peso estiver normalizado, você deverá ganhar entre 4 e 4,5 kg. E, nos últimos 3 meses, você poderá vir a ganhar entre 5 e 5,5 kg. Na última fase, o ganho de peso acelerará, por isto é muito importante que você comece a se cuidar desde o início da gravidez – e, com todas as informações que você tem em mãos, não há espaço para desculpas.
Todos estes dados são apenas para você ter um parâmetro. Não se esqueça de que você é única e que, por isto, deve considerar todas as suas características físicas e sua gravidez, além de manter contato constante com seu médico de confiança. E aqui vai mais uma dica: não fique obcecada com a balança. Apenas coma alimentos saudáveis e monitore seu peso com frequência, para saber se seu ganho de peso está dentro da média.