Processo do primeiro ultrassom

Ultrasson da 20ª semana

Kimberly Clark Brand Mais Abraços // Quarta-feira 7 Outubro, 2020 // #gravidez, #gestacao, #gravidas, #desenvolvimento, #ultrassom, #ecografia, #20-semana, #bebe, #sexo

Cada vez é menos comum que as mulheres grávidas façam o seu primeiro ultrassom de gravidez na 20ª semana. Geralmente, este ultrassom era a primeira oportunidade para que a maioria das mães visse o seu bebê, o que era uma longa espera.

Agora, é frequente que o segundo ultrassom seja realizado durante esta semana e o primeiro seja realizado durante a 12ª semana, visando detectar anomalias cromossômicas.

Outro nome para o ultrassom da 20ª semana é anomalia fetal ou morfologia fetal, podendo ser feito em qualquer momento entre a 18ª e a 20ª semana de gestação. Não se preocupe se não tiver a oportunidade de realizar o ultrassom nesta semana, você pode fazê-lo até a 22ª semana.

O propósito deste ultrassom é avaliar o desenvolvimento (posição da placenta, o coração, os pulmões, além dos órgãos) e o crescimento do feto, além de detectar qualquer anomalia.

Adicionalmente, realizar este exame ajuda a calcular o período de gestação no qual você está para ver se coincide com os estimados pela mãe. Esta, também, é uma oportunidade para que os pais descubram o sexo (gênero) do seu bebê, uma vez que a identificação do gênero é bastante precisa nesta etapa.

Em que consiste o primeiro ultrassom de grávida?

O ultrassom da 20ª semana de gravidez utiliza a mesma tecnologia que todos os outros ultrassons abdominais. Ondas de som de alta frequência retornam sobre as estruturas internas do bebê e o líquido amniótico que o rodeia, criando uma imagem do que há dentro.

Lembre-se que o ultrassom da 20ª semana é uma varredura visual diagnóstica, a qual é um procedimento médico e não só uma forma para que os pais vejam o seu bebê e, ainda que seja um privilégio poder ver o seu bebê de perto e em pessoa, lembre-se que é apenas um valor agregado e não a razão pela qual você faz uma morfologia fetal.

Devo fazer o primeiro ultrassom de gravidez na 20ª semana?

Não, você não tem, ainda que o seu profissional da saúde recomende. Você tem a última palavra sobre se deseja ou não fazer. Algumas mães preferem evitar saber como está o seu bebê e deixar que a natureza siga o seu próprio caminho.

Para alguns pais os sentimentos podem ser profundos ao momento de afrontar que o seu bebê pode ter uma anomalia e se enfrentar ao dilema de decidir o que fazer, com relação à decisão de continuar com a gravidez ou não, a partir da recomendação derivada de uma ecografia. As crenças espirituais e religiosas podem ser um fator importante.

Outros têm tanto medo do que possa ser detectado durante o ultrassom da 20ª semana, que optam por evitar a experiência na sua totalidade. Em casos nos quais há antecedentes familiares de transtornos genéticos, pode ser necessário um acompanhamento para ajudar os pais a tomar a decisão correta.

Alguns pais preferem conservar a mística e a surpresa de conhecer o seu bebê pela primeira vez quando ele nascer. Também, alguns casais podem ter a ideia de que no passado não existiam os ultrassons e a maioria das grávidas tinham bebês saudáveis. Adotar esta filosofia pode ser benéfica para alguns casais.

O ultrassom da 20ª semana é claro?

Sim, você se surpreenderá com o detalhe que o ultrassom proporciona. Prepare-se para se sentir conectada com o seu bebê e, talvez, invadida pelo amor. Muitas mães choram quando veem o seu bebê de uma forma tão realista, igual ao seu companheiro, já que podem sentir sentimentos similares.

Para os pais, que não sentem os sintomas da gravidez na própria pele, ver o seu bebê em uma tela pode ser a primeira vez que entendem realmente que o seu bebê existe. Ainda que este não seja um tema muito discutido, segue sendo um fato.

O ultrassom recolherá imagens dos órgãos do seu bebê através de seções transversais, que ao princípio podem ser confusas, logo os seus olhos se ajustarão e se acostumará com as imagens. Os ossos do seu bebê serão brancos na tela, o líquido amniótico será negro e os seus tecidos serão cinzas e terão um aspecto de bolas de algodão.

O que detecta o ultrassom da 20ª semana?

O médico tem uma lista do que deve procurar quando faz o ultrassom da 20ª semana, que começa com o básico e avança até fazer observações de:

  • A orientação ou posição do bebê.
  • A espinha dorsal e a parede abdominal do seu bebê.
  • O tamanho, peso e aparência geral do seu bebê.
  • Se o tamanho do seu bebê coincide com o seu estado gestacional.
  • A posição da placenta e do cordão umbilical e a quantidade de líquido amniótico. Se for determinado que a placenta está em uma posição baixa, pode ser recomendado realizar um ultrassom na 30ª semana.
  • O cérebro, o coração, os pulmões, o estômago, o esófago, os rins e a anatomia geral do seu bebê.
  • As extremidades, os dedos das mãos e dos pés (contagem), a aparência facial e os lábios / paladar.

Também serão tomadas medidas da cabeça do seu bebê (diâmetro biparietal) e da longitude do fêmur (osso longo na coxa), para logo comparar as medidas com a "média" para bebês do mesmo tempo de gestação.

O ultrassom da 20ª semana detectará todas as anomalias?

Não. O ultrassom da 20ª semana não detecta 100% das anomalias, já que apenas 50% destas são detectáveis, o resto pode não ser evidente senão até o momento do nascimento. Com frequência, os problemas cardíacos e, em particular, as obstruções intestinais, se desenvolvem semanas depois. Entretanto, estima-se que, entre 40% e 70% das anomalias estruturais, podem ser detectadas no ultrassom da 20ª semana.

O que acontece se for detectada uma anomalia durante o meu ultrassom da 20ª semana?

Dependendo do serviço de imagens diagnósticas ao que você tiver tido acesso, os resultados do seu exame podem ser entregues diretamente a você, junto com um relatório dirigido ao seu médico de preferência. Também podem recomendar você a falar com o seu médico de preferência ou marcar uma consulta, para que fale com um médico obstetra.

Os resultados da ecografia serão examinados e analisados por um especialista no ultrassom e/ou radiologia. Dependendo do nível de preocupação, ele pode pedir outro ultrassom ou provas diagnósticas adicionais.

Às vezes, uma anomalia ou um indício desta pode ser detectado no ultrassom, causando muita ansiedade e estresse para os pais. Entretanto, à medida que avança a gravidez, é muito comum que as pequenas anomalias sejam resolvidas por si mesmas, sem nenhum tipo de tratamento ou manejo. Por esta razão é que se recomenda fazer um novo ultrassom.

Teremos um menino ou uma menina?

Uma das grandes vantagens de fazer um ultrassom durante a 20ª semana é que para esta época já é possível identificar se o seu bebê é um menino ou uma menina. Entretanto, se o seu companheiro ou você quiser manter o mistério até que nasça o bebê, então, devem informar ao médico antes de começar o procedimento.

Se um de você quiser saber, mas o outro não, então o médico poderia escrever o gênero do bebê em um papel e colocá-lo em um envelope para ser lido mais tarde. De qualquer modo, lembre-se que o médico dirá que o seu bebê "provavelmente" será de um gênero ou de outro, dado que através de um ultrassom nem sempre é possível assegurar o gênero com total certeza.

Tenha em conta que em ocasiões é possível ver o sexo do bebê pela claridade das imagens da tela, pelo que é provável que não possa conseguir o plano de manter o mistério até ver o seu pequeno cara a cara. Entretanto, pode ser que o seu bebê esteja deitado de tal forma que não seja possível ver os seus genitais e, a não ser que ele esteja disposto a mexer-se um pouco, o seu sexo seguirá sendo uma surpresa.

É comum que os casais que estão esperando um bebê recebam uma foto e/ou um DVD do seu ultrassom para que possam vê-lo depois, no seu próprio tempo. Se você quiser, pode compartilhá-lo com a sua família e amigos. Tem se tornado comum que os centros de diagnóstico solicitem aos pais que se abstenham de tirar fotografias ou vídeos durante os ultrassons, uma vez que qualquer gravação ou imagem só pode ser fornecida pelo centro de serviço.

Isto acontece, em parte, pela possibilidade de litígio, caso surjam complicações que não foram detectadas durante a ecografia. Tenha presente que, também, podem pedir que você assine um formulário de isenção de responsabilidades antes de realizar o procedimento.

O que devo fazer como preparação para o meu primeiro ultrassom de gravidez?

Nada específico além de marcar a sua consulta e pedir ao seu companheiro que a acompanhe. Destine um tempo extra, caso a sua consulta se atrase ou se estenda um pouco, desta maneira você não estará apressada nem estressada e poderá aproveitar a experiência. Você também pode reservar algum tempo depois do procedimento, para que você e o seu companheiro tomem um café ou almocem e falem sobre a ecografia e de como foi. O procedimento, normalmente, dura aproximadamente 45 minutos e nem todos os dias você terá um ultrassom assim, com certeza você vai querer aproveitar o máximo da experiência.

Não será necessário ter a bexiga cheia para este ultrassom, em diferença daquele da 12ª semana. Entretanto, o médico pode pedir que você não urine 30 minutos antes do procedimento, uma vez que um pouco de urina na sua bexiga ajudará a visualizar o seu bebê. Isto acontece porque uma bexiga semicheia ajuda a empurrar o útero para cima da pélvis, fazendo que seja mais fácil para o médico ver o seu bebê.

Não se preocupe se o médico está tão concentrado no procedimento que não fala constantemente com você. Quando ele tiver um tempinho descreverá e mostrará o que ele está vendo.

# 2D # 3D # 20-semana # 26-semana # 3-meses # 41-semana # abdominal # abraco # abracos # acalma-lo # acucar # adaptacao # adaptar # afeto # ágil # agilidade # agua # album # alergia # aliementacao # alimentacao # alimento # alimentos # amamentacao # amamentar # amigos # amor # andar # anemia # anestesia # animal # aniversario # anomalias # ansiedade # apoio # aprender # armazenar # arroto # asfixia # ativa # atividade-fisica # atividades # atividadesfisicas # atividades fisicas # atividadesparabebes # audicao # autocuidado # auto-cuidado # autoestima # auto-estima # aviao # avos # azia # baba # banhar # banhos # bebe # bebê # bebe-prematuro # bebe-recem-nascido # bebes # bebe-saudavel # beleza # bem-estar # bercario # berco # bilirrubina # birras # bolsa # brincadeira # brincadeiras # brincar # brinquedos # brozeamento # brucos # bucal # cabeca # cabelo # cabelos # cadeirinha # cafe # caibras # calcio # calma # calor # canal # cancao # cancoes # cansaco # cansada # caracteristicas # carinho # carrinho # carta # casa # casais # casal # casorio # catapora # causas # cefaleia # cefalica # celulas-tronco # cerebral # cerebro # cesarea # cesaria # cesariana # cha # cha-de-bebe # checklist # choro # chupeta # cicatrizacao # ciencia # cigarro # ciumes # coceira # cognitivo # colestase # colestase-gestacional # colicas # colostro # comemoracao # comemorar # comida # comodidade # compahia # compaixao # companheiro # complicacao # complicacoes # compras # comunicacao # congelar # conselhos # consenso # construir # contagio # contemporanea # contracao # contracoes # contraindicadas # conversar # convidados # cordao # cordao-umbilical # corpo # cosmeticos # costas # creche # criacao # crianca # criancas # criatividade # cuidado # cuidados # cuidar # cultivo # cultural # data # decidua # decima # decimo-primeiro # decimo-segundo # decisao # decoracao # dedos # dente # dentes # denticao # dentista # depressao # dermatite # desafio # descansar # desejos-sexuais # desenvolviemento # desenvolvimento # desenvolvimentoatipico # desenvolvimentoinfantil # desenvolvimento infantil # desevolvimento # desfralde # diabetes # diabetes-gestacional # diagnostico # dicas # dieta # diferencas # dinheiro # disciplina # distancia # distanciamento # doencas # doencas-infecciosas # doente # domiciliar # dor # dor-de-cabeca # dores # dores-de-cabeca # dormir # drogas # ecografia # e-commerce # economia # ectopica # eczema # educacao # ejecao-fetal # embriao # emocao # emocional # emocoes # empreendedorismo # energia # engatinhar # engravidar # entrega # episiotomia # equilibrio # equipe # escola # escutar # espaco # especial # esperanca # espermatozoides # estimulacao # estimular # estimulo # estimulos # estocar # estomago # estresse # estrias # etapa # etapas # etapas-do-parto # eterno # exames # excercicio # exercicio # exercicios # exercitar # expulsao # extracao # fala # falar # familia # fases # fatiga # fator-rh # fecundacao # ferias # ferro # fertilidade # fertilizacao # feto # figado # filho # filhos # finanças # flora # forceps # forma # formacao # formula # fotografia # fotos # fralda # fraldas # fumantes # fumar # futuri # futuro # gases # gemeos # genero # genitais-femininos # gentileza # gestacao # gestacao gravidez # gestacao-multipla # gestacional # gestacoes # gestante # gestão # ginastica # glicose # gratidao # grave # gravida # gravidas # Gravidez # gravidez # gravidez-multipla # gravidz # Graviidez # Gravivez # gripe # habito # hemorragia # hemorroidas # hidratacao # higiene # higiene-feminina # hipertensao # hiv # hormonio # hormonios # huggies # humor # ictericia # ictericia-fisiologica # ikigai # importancia # importantes # incomodo # indicadas # inesperada # infantil # infeccao # iniciar # inovação # instintos # intelectual # intimidade # introducao # iodo # irmao # irmao-mais-velho # irmaozinho # jardim # kegel # laboratorial # leite # leite-materno # leitura # lembranca # lembrancas # ler # licenca-maternidade # limpeza # linguagem # liquido # liquido-amniotico # lista # livros # loja # mae # maes # mala # mal-estar # mamadeira # mamae # mamilis # mamilos # manchas # marketing digital # massagem # massagens # maternidade # maternindade # materno # medicacao # medicamento # meditacao # meditar # memorias # menina # meninas # menino # meninos # menstruacao # mental # mente # metodomontessori # mimam # mineral # moderna # momentos # montessori # motor # motoras # movimentos # mucoso # mudancas # mudancas-hormonais # mulher # mulheres # multipla # musculos # musica # musicainfantil # nao-planejada # nariz # nasal # nascimento # natação # naturais # natural # nausea # nervos # neurologico # neuronios # noite # noiva # nome # nomes # nona # normal # nutricao # nutrientes # obstetra # oitava # olfato # online # opinioes # organizacao # organizar # orgao # ortopedico # ossos # ovulacao # ovulo # pai # papinha # parteira # parto # parto-em-casa # parto-multiplo # parto-natural # partos-multiplos # parto-vagina # passeios # passinho # passinhos # passos # paternidade # paterno # pe # pediatra # pele # pelves # peso # ph # pirraca # placenta # planejamento # planejamento financeiro # posicao # pos-natal # pos-parto # poupar # pre-eclampsia # prematuro # pre-natal # pre-parto # presentes # pressao-arterial # prevencao # primeira # primeira-semama # primeiro # primeiros-dias # primeiros passos # probabilidade # propósito # protecao # prurido # puerperio # pulmoes # qualidade # quantidade # quarentena # quarto # quinta # receitas # recem-nascido # recem-nascidos # recordacao # redescobrir-se # reflexos # refluxo # relato # relaxar # relaxoes-sexuais # relaxr # repouso # respiracao # respirar # restaurante # revelacao # rh # risco # riscos # ritual # rotina # roupas # sabonetes # saidas # sal # sangramento # sangramento-de-implantacao # sangue # saudavel # saude # saude-mental # saude-oral # segundo # segundo-trimestre # seguranca # seios # semana # sensacoes # sentidos # setima # sexo # sexta # sexto-mes # sexual # silabas # sinais # sindrome # sintomas # social # socializacao # solidos # som # sonho # sono # sons # suplementacao # suplementos # supreme # surpresa # sutia # tamaho # tampao # tato # tecnologia # tela # temperatura # tempo # tentante # terapia # terceiro # termometro # teste # timidez # tornar-se # trabalhar # trabalho # trabalho-de-parto # trabalho-parto # transicao # transplante # transvaginal # tratamento # tratamentos # trauma # treinamento # trigemeos # troca # troca-de-fraldas # trompa # truques # tummytime # ultimo # ultrassom # unhas # urina # urinaria # urticaria # utero # vacina # vacinacao # vacinas # vagina # vaginal # vaidade # varizes # vegetariana # veia # ventre # viagem # viajar # vida # vigilia # virtual # virus # visao # visão # visitacao # vomitos # vulva # yoga