como evitar o cansaço na gravidez

O cansaço no fim da gestação

Kimberly Clark Brand Mais Abraços // Quarta-feira 20 Maio, 2020 // #gravidez, #bebe

Cansada, muito cansada, mas a mulher mais feliz

Você já está nos meses mais emocionantes antes de conhecer o seu bebê, onde cada dia estará cheio de felicidade, tanta, que você se sentirá um pouco cansada. Ocorre que, assim como o seu amor está crescendo, também cresce o seu bebê dentro de você, portanto, você precisará de mais energia do que estava acostumada.

O regresso do cansaço durante o terceiro trimestre da sua gravidez está relacionado com a sua “barriga”, já que o crescimento do seu útero e do seu ventre, somado ao peso do seu bebê, provocará que os vasos sanguíneos da sua pélvis e do abdômen se comprimam, causando pouca mobilidade do seu diafragma, dificultando um pouco a sua respiração; cientificamente, por esta razão, você se sentirá mais cansada.

A esta fatiga, soma-se uma dificuldade para dormir, pois a sua barriga ocupará mais espaço, o seu pequeno se mexerá muito e você terá mais vontade de ir ao banheiro, graças à compressão da sua bexiga; isto fará com que conciliar o sono não seja tão fácil. Mas, como sempre, diremos para você o que precisa para diminuir os mal-estares do cansaço. Não prometemos que você dormirá como bebê, mas sim que se sentirá menos esgotada.

  • Esqueça-se dos jejuns, podem aumentar o cansaço e as náuseas.
  • Mantenha-se bem hidratada, mais durante o dia do que pela noite, para evitar a necessidade de ir ao banheiro enquanto estiver dormindo.
  • Evite as bebidas com cafeína, já que podem tirar o sono.
  • Coma frutas, verduras, proteínas e carboidratos (pães, legumes, arroz, massa e vegetais).
  • Não consuma alimentos gordurosos.
  • Faça exercício moderadamente, assim você ajudará ao seu sistema cardiorrespiratório, fazendo que você se sinta menos cansada.
  • Cochile e durma o mais cedo possível.
  • Diga não às novas responsabilidades no seu trabalho, inclusive procure a opção de estender o seu tempo de descanso.

Veja, é muito simples reduzir a fatiga que você sentirá nestes meses; mas agora falemos sobre como dormir durante o terceiro trimestre, espero que depois de lê-los comece a bocejar.

  1. Procure deitar-se e levantar-se sempre na mesma hora, assim acostumará o seu corpo. Tente fazê-lo sem ter a televisão ligada.
  2. Jante leve; a alface, o pão integral e a batata cozida são conhecidos por induzir o sono.
  3. Não beba muitos líquidos, assim você reduzirá a vontade de ir ao banheiro e interromper o seu ciclo de sono.
  4. Durma do seu lado esquerdo para que não pressionar o seu fígado. Também é recomendável usar um travesseiro entre as pernas ou almofadas na região da lombar.
  5. Realize exercícios de respiração e relaxamento, 15 minutos antes de dormir.

Nesta última etapa, você precisará de mais energia não apenas pelo seu bebê, mas também por todos os preparativos que devem estar prontos para a sua chegada. Com isto em mente, é muito importante que você preste atenção ao seu descanso e consulte o seu médico, para diminuir o cansaço que a acompanhará esses meses.