Consequências do estresse na gravidez

Como o estresse afeta a mim e ao meu bebê?

Kimberly Clark Brand Mais Abraços // Sexta-feira 4 Setembro, 2020 // #gravidez, #emocoes, #maternidade

COMO O ESTRESSE AFETA A MIM E MEU BEBÊ?

Sem dúvida, o estresse é um dos problemas de saúde mais frequentes no mundo, quase todos nós o vivenciamos em distintas fases da vida e em diferentes magnitudes. No entanto, quando atinge níveis elevados, pode ser muito prejudicial.

Vivenciar um pouco de estresse durante a gravidez é totalmente normal, visto que seu corpo está passando por muitas mudanças. Além disto, se somarmos a isso os desconfortos dessa fase, como náuseas, inchaço, necessidade frequente de urinar, dores nas costas, fadiga e hormônios, é impossível tudo isto não alterar o nosso humor.

Embora seja totalmente compreensível ficarmos um pouco estressadas, é muito importante evitar estressar-se durante a gravidez, pois isto não só pode causar problemas na hora de dormir ou dores de cabeça como também estresse extremo, o qual pode causar parto prematuro, aborto espontâneo ou baixo peso do seu bebê ao nascer.

 Importancia de evitar el estrés en el embarazo

Diga adeus aos maus hábitos alimentares e ao consumo de álcool e tabaco. Hoje, mais do que nunca, é a hora de se cuidar, pois, se você não o fizer, isso irá repercutir não apenas em você, mas também no seu bebê.

Algumas das consequências mais prejudiciais do estresse durante a gravidez são sofrer de pressão alta ou hipertensão. Infelizmente, a hipertensão pode levar à pré-eclâmpsia, que afeta a placenta, o fígado, o cérebro, os rins e outros órgãos, fazendo com que a placenta se desprenda do útero e cause trabalho de parto prematuro ou aborto espontâneo.

Apesar de a mortalidade por pré-eclâmpsia ser baixa nas futuras mães, apenas 14%, segundo a OMS, o melhor é monitorar a pressão e reduzir o estresse o máximo possível.

Um estudo realizado pelo Brigham Hospital e pela Harvard Medical School, em Boston, EUA, garante que o sistema imunológico do bebê é afetado quando a mãe sofre de muito estresse diário, razão pela qual ela apresentará alergias e asma com mais frequência.

Como você deve ter percebido, reduzir o estresse durante a gravidez é vital para prevenir problemas de saúde para você e para o desenvolvimento de seu bebê. Experimente uma alimentação saudável, fazer exercício ou caminhar, meditar, fugir para o spa ou organizar uma tarde com os amigos, aprendendo coisas novas que a relaxem ou a façam feliz.