Recomendações para ter um parto natural

Tenha um bom parto

Kimberly Clark Brand Mais Abraços // Quarta-feira 20 Maio, 2020 // #parto, #bebe, #cuidados

Para que possa ocorrer um parto que não tenha como premissa última o sofrimento da mulher, deve coincidir uma série de condições básicas. Estas são necessárias para cuidar da saúde e da estabilidade do seu bebê. Para que o parto natural possa acontecer as condições mínimas são:

Condições para um parto natural ideal

Respeito pela intimidade

Neste sentido, favorecer tudo aquilo que contribua para gerá-la. Um quarto adequado, luzes tênues, pessoal especializado e amável, temperatura agradável, presença da pessoa ou pessoas queridas.


Respeito pelo reflexo de ejeção fetal

Muitas vezes os que trabalham no parto pretendem decidir quando a mulher tem que fazer força e quando não. O reflexo de ejeção fetal é essa necessidade imperiosa de forçar, que em um determinado momento a mulher sente e que não pode controlar.


Isto é muito mais simples do que parece e não precisa nem de ordens ou sinais. Se este momento for respeitado, o bebê nasce em pouco tempo.


Não abuso da medicação

Não utilizar medicamentos durante o parto, seja para provocar contrações, como é o caso do gotejamento, que aumenta as dores, nem as anestesias quando não são solicitadas pela mesma mulher.


Respeitar o vínculo afetivo entre a mãe e o bebê

Isto se consegue não separando a ambos imediatamente depois do parto e favorecendo o aleitamento precoce, desde pouco tempo depois do nascimento.