A gravidez de 40ª semanas e sem contrações

Ansiedade e cuidados na 41ª semana de gestação

Kimberly Clark Brand Mais Abraços // Quarta-feira 7 Outubro, 2020 // #gravidez, #cuidados, #gestacao, #saude, #estagios

Nesta semana, com certeza, você sente que se irrita até com a sua própria sombra esperando que chegue o dia “D”. Ainda que a sensação do parto tenha ido e vindo, não sinta que está passando pela gravidez mais longa da humanidade.

Somente 5% das mulheres têm o seu bebê na data prevista. Isto acontece porque, normalmente, há dúvidas em relação à data exata em que foi concebido o bebê. Alguns bebês simplesmente demoram um pouco mais que outros em “ficar prontos”.

A 41ª semana de gravidez é a fase final

Talvez você tenha conversado com o seu médico sobre a possibilidade de induzir o parto durante esta semana, mas, normalmente, deve haver uma série de considerações sobre a balança para que isto possa ser feito, incluindo o bem-estar próprio e o do seu bebê.

Algumas mulheres estão tão sobrecarregadas com a emoção de estar na 41ª semana, que é necessário induzir o parto, sentem-se tão ansiosas que o estresse de esperar o parto não é considerado bom para a sua saúde mental e, portanto, é melhor dar início ao procedimento. Outras mulheres tem um estado de tranquilidade de “esperar o momento”. Em poucas palavras, cada mulher tem a sua própria forma de lidar com os atrasos da sua gravidez.


As mudanças físicas desta semana

  • Na 41ª semana os seus exames pré-natais incluem a proposição de datas específicas ou a validação das datas propostas anteriormente. Pode ser que você tenha que fazer algumas Cardiotocografias (CTGs) ou, talvez, um ultrassom. É possível que meçam a quantidade de líquido amniótico que rodeia o seu bebê, igual ao seu tamanho e sua localização na placenta. A placenta não é igual quando a gravidez está demorada, assim, o seu funcionamento deve ser monitorado.
  • Talvez peçam que você faça um registro do movimento e da atividade do seu bebê durante esta semana, se ocorre uma mudança significativa ou os seus movimentos diminuem, você deve ir ao hospital.
  • Pode ser que esta semana você sinta pressão no seu colo do útero, será uma sensação difícil de descrever, similar à dor de um teste de Papanicolau. É possível que vá e venha, dependendo de quanta pressão estiver exercendo a cabeça do bebê. Além disso, o seu colo do útero está madurando neste momento, o que significa que está ficando mais fino e preparado para se dilatar. Durante o parto, o seu colo uterino deve se dilatar 10 centímetros, para permitir que a cabeça e o corpo do bebê possam passar.
  • Talvez você sinta que está tendo fluxos vaginais mais intensos à medida que as células do seu colo de útero produzem uma substância branca e aquosa, algumas mulheres também produzem mucosa durante esta semana e, ainda que este não seja um verdadeiro sinal de que se aproxima o parto, significa que algo está acontecendo.

As mudanças emocionais desta semana

  • Cada dor pode ser um sinal de que o momento chegou e a espera está terminando. Ir dormir não permitirá que você descanse e você se preguntará: e se eu acordar à meia noite com a dor das contrações? Manter a calma na 41ª semana é bastante difícil e parecerá impossível poder fazer planos, você sentirá que toda a sua vida depende de um grande acontecimento.
  • Você tem todo o direito de sentir-se frustrada, emocionada, ansiosa, exausta, inquieta, assustada, incômoda e sem descanso. Tente descansar, se quiser, e faça tarefas simples que não exijam muita energia.
  • Tente ler um livro ou uma série que capture a sua imaginação, procure atividades que ajudem que o tempo passe mais rápido e que limpe a sua mente. Visite os seus amigos ou, melhor ainda, peça-lhes que a visitem. Faça algo pela manhã e descanse um pouco pela tarde, separe o dia para que este não pareça interminável.
  • Tente ver você mesma no parto, imagine-se sendo forte e que está fazendo tudo que o seu corpo necessita para permitir que o seu bebê nasça. Confie nos seus médicos e tenha em mente a importância da sua saúde e a do seu bebê, sobretudo, isto deve ser o mais importante para todos.
  • Talvez você tenha visões ou sonhos raros sobre o seu bebê nesta semana, é possível que sonhe que já teve o seu bebê e que ainda não tenha percebido ou que o seu gênero não é o que você queria. Pode ser que você se sinta mais cansada e a sua imaginação pode voar com este “atraso”.

As mudanças do seu bebê esta semana

  • A maior parte da lanugem e do vérnix na pele do seu bebê foi reabsorvida, para terminar no seu estômago junto com os seus líquidos biliares e as células mortas, que formam a primeira carga intestinal do seu bebê. Prepare-se para a fralda mais preta e pegajosa que você terá que trocar na sua vida.
  • É possível que você sinta que o seu bebê está literalmente a ponto de sair, em especial se você já teve outros filhos. Ótimo que fosse assim, tão simples. O seu bebê já está maduro, mas ainda não está pronto para nascer.
  • O seu bebê já está bem desenvolvido e está mais do que pronto para respirar, comer, digerir, chorar e fazer todas as suas necessidades, caso decidir nascer nesta semana.

Conselhos para esta semana

Se você quiser começar o parto por contra própria, há algumas coisas que pode fazer. Ainda que não exista garantia que funcione, talvez sirvam como ajuda.

  • Coma curry ou uma comida tailandesa bem apimentada. Esta técnica tende a ajudar que os seus intestinos se mexam e se contraiam.
  • Se você acha que ter relações sexuais ajuda, devido às prostaglandinas que contém o sêmen, estas atuam de forma similar aos hormônios artificiais em gel, utilizados para induzir o parto.
  • Faça uma caminhada longa se tiver energia: isto fará que a cabeça do seu bebê faça pressão sobre o seu colo uterino e ajude a deixá-lo mais fino e dilatado.
  • Você também poderia tentar estimular os seus mamilos, se suportar. Algumas mulheres dizem que isto é bastante útil para começar as contrações, se você não quiser fazer você mesma, o seu companheiro poderia ajuda-la.
  • Conforme-se com uma vida simples esta semana e tente não realizar tarefas muito grandes. Pintar a casa, fazer um muro de pedras ou uma reforma são coisas que podem esperar.