Identificar contrações falsas

Contrações: o que são e como identificar

Kimberly Clark Brand Mais Abraços // Quarta-feira 7 Outubro, 2020 // #gestacao, #contracoes, #cuidados, #parto

Um dos acontecimentos mais marcantes da gestação e, que causam mais ansiedade são sem dúvida as contrações. E é natural que seja dessa forma, já que é o único sinal de alerta mostrando que temos que correr para o hospital, mas nem sempre é assim, já que existem as contrações falsas, que são um falso alerta da hora do parto.

Antes de falar dos distintos tipos de contrações, é importante que você saiba que uma contração ocorre quando os músculos do útero se contraem como um punho e, logo se relaxam. Esta manifestação física tem outras características que a ajudarão a identificar de que tipo de contração se trata, comecemos pelas contrações falsas.

As contrações falsas, também conhecidas como de Braxton-Hicks, homenageando o médico inglês John Braxton-Hicks que as identificou primeiro, descrevem as contrações que ocorrem antes do verdadeiro trabalho de parto.

As contrações de Braxton-Hicks podem aparecer a partir do segundo trimestre, mas, são mais comuns no terceiro. Quando isto acontece, os músculos do útero se contraem durante 30 a 60 segundos aproximadamente, e às vezes até 2 minutos. A sua principal causa está relacionada com a tonificação do músculo uterino, promovendo o fluxo de sangue para a placenta.

O mais importante é que você saiba identificá-las:

As contrações falsas podem ser produzidas de forma rítmica, mas não regular, não vão aumentando a sua intensidade, nem a sua duração nem a sua frequência.

Por outro lado, as verdadeiras contrações de parto são produzidas em períodos regulares com uma frequência de 3 a 5 contrações a cada 10 minutos, aumentando a sua intensidade e, também, a sua duração.

Uma dica para diferenciá-las é o local que aparecem. As contrações falsas, costumam ser sentidas na parte baixa do abdômen e, na virilha, enquanto as contrações verdadeiras começam nas costas e se estende para frente até a parte baixa do abdômen. Também, quando as contrações são verdadeiras, todo a musculatura abdominal é enrijecida, enquanto nas contrações falsas, apenas um endurecimento parcial da musculatura é observado.

Mas, se não é o seu bebê anunciando a sua chegada, o que é que pode provocar estas contrações de Braxton-Hicks? Os gatilhos das contrações falsas variam, podem estar relacionados com o nível de atividade e o do seu bebê, ter a bexiga cheia, a desidratação ou as relações sexuais.

Aliviar este tipo de contrações é possível seguindo estas dicas:

  • Mude de posição: e você estiver de pé, deite-se; ou dê um passeio, caso tenha permanecido muito tempo sentada;
  • Tome um banho quente: durante 30 minutos ou menos;
  • Beba bastante água, estar bem hidratada a ajudará a sentir-se melhor.

Se nenhum destes passos funcionar, comunique-se com o seu médico.

Não há com que se preocupar, só monitore o que está sentindo e converse com o seu médico. Aprender a identificar as contrações falsas das verdadeiras, lhe dará tranquilidade e maturidade para se preparar o melhor.