Indução de parto: você sabe o que é e quando deve ser feita?

Há muitas opções para o nascimento de um bebê, além de um parto espontâneo ou de uma cesárea. Você já ouviu falar em indução de parto?

LER ARTIGO

Violência obstétrica: fique atenta aos sinais

A violência obstétrica é caracterizada por ações que desrespeitam a autonomia da mulher durante a gestação e o parto por parte de profissionais da saúde.

LER ARTIGO

Como identificar contrações

Um dos acontecimentos mais marcantes da gestação e, que causam mais ansiedade são sem dúvida as contrações. E é natural, já que é o único sinal de alerta, mas nem sempre é assim, já que existem as contrações falsas, que são um falso alerta da hora do parto.

LER ARTIGO

Posição cefálica é a mais comum do bebê ao nascer

Aproximadamente 95% dos bebês se posicionam naturalmente na posição correta para nascer: cabeça para baixo com o queixo encostado no peito, os glúteos para cima e as pernas e os braços flexionados, junto ao corpo.

LER ARTIGO

Pré-parto e o que acontece na 39ª semana de gravidez

Umas suaves e longas caminhadas podem ajudar você a diminuir a dor das contrações, em outras palavras, melhorar a sua condição física para o parto.

LER ARTIGO

Tampão mucoso: tudo o que você precisa saber

Uma das primeiras partes do processo é a expulsão do tampão mucoso. Por isso é importante que você saiba o que é e qual é qual papel desempenha na gestação.

LER ARTIGO

38 semanas de gestação: saiba como estão mãe e bebê

Por outra parte, a sua ansiedade será cada dia mais influenciada pela proximidade do parto.

LER ARTIGO

Prolapso de cordão: complicação pode ocorrer em parto múltiplo

Mediante o ultrassom o médico conhece esta informação de antemão, podem prever as ações necessárias.

LER ARTIGO

Conheça as principais fases do trabalho de parto

A primeira etapa implica a dilatação total, ou abertura do colo uterino, o músculo entre o útero e o canal de parto. Na segunda etapa, o bebê é expulso do útero através do colo uterino e do canal do parto. Na terceira etapa, a placenta é expulsa.

LER ARTIGO

Episiotomia: por que foi considerada necessária em partos normais

No momento do parto os tecidos da sua vagina se dilatarão naturalmente, para permitir que o seu bebê nasça.

LER ARTIGO

Parto normal ou cesárea: tudo o que você precisa saber

A gravidez de múltiplos pode ser bem diferente de uma gestação única porque a sobrecarga para o corpo da mulher é muito maior. A decisão pela cesária depende de vários fatores, como por exemplo a posição do feto; e sim, o parto normal ainda é uma das alternativas.

LER ARTIGO

Fórceps: o que é e como pode ser usado no parto

Por estes motivos, o parto auxiliado por fórceps, é realizado sempre que os seus benefícios superem os seus riscos.

LER ARTIGO

Dicas para facilitar o trabalho de parto

Você está grávida e deseja vivenciar gestação e parto tranquilos, mas sente-se perdida sem saber por onde e como começar? Confira este artigo com dicas da Doula Raquel Correa

LER ARTIGO

O que é um plano de parto e como fazer o seu?

Com a gravidez, passamos a conhecer um universo totalmente novo e repleto de assuntos até então nunca vistos. E, entre tantos temas, um de grande relevância é o plano de parto. Você já ouviu falar? Sabe o que é e para que serve? Vamos conversar um pouco sobre o assunto?

LER ARTIGO

Gravidez: a bolsa estourou? Saiba o que fazer

A ruptura da bolsa pode ser sentida como um jato de água ou como um simples gotejamento.

LER ARTIGO

Você sabe quais são os tipos de parto?

Entre tantas coisas para pensar e decidir, eis que surgem perguntas: “Quando meu bebê chegará? E como? Quais as nossas possibilidades?” Sim, existem algumas formas de trazer seu bebê ao mundo. E, na maioria das vezes, essa decisão pode ser alinhada com o seu cuidador, seja ele o obstetra, a enfermeira obstetra ou a obstetriz.

LER ARTIGO

Prepare-se para receber seu bebê

Saber o que ocorre durante o parto, pode ajudar você a aliviar o medo ou a ansiedade.

LER ARTIGO

Do parto domiciliar planejado à quarentena: estamos apenas desenvolvendo e aprendendo novas formas de amar e de abraçar

Eu sempre curti minhas barrigas! Em tempos de rede social ainda, é foto quase todo dia. Mãe é bicho bobo, né? A gente quer eternizar e partilhar cada minutinho. Na gravidez dos meus quatro filhos foi assim.

LER ARTIGO

Quando uma cesariana é recomendada?

O parto cesáreo nem sempre é uma decisão, pois depende das características da sua gravidez, portanto, você deve saber quando esse procedimento é recomendado.

LER ARTIGO

Sinais para saber que o dia do parto chegou

Romper a água, perder o tampão mucoso e contrações são sinais que nos avisam que a gravidez está chegando ao fim. Aprenda a distinguir entre sinais falsos e sinais verdadeiros.

LER ARTIGO

O papel da doula como rede de apoio no pré-parto, parto e pós-parto

Ao longo da história, é possível perceber a presença de mulheres ao lado das parturientes em seus trabalhos de parto, seja amparando, cuidando e alimentando, seja proporcionando um ambiente mais adequado para que esse evento se realize da melhor forma possível.

LER ARTIGO

Necessidade de um obstetra para o parto em casa

Poderia se dizer que o seu trabalho consiste em entender a fisiologia do parto, para saber agir oportunamente quando ocorre um desvio.

LER ARTIGO

Tenha um bom parto

Isto é muito mais simples do que parece e não precisa nem de ordens ou sinais.

LER ARTIGO

A última tour antes de conhecer o seu bebê

A maioria dos hospitais oferece um tour para saber mais sobre as instalações e como será sua experiência no grande dia do parto. Aqui nós dizemos o que você deve considerar.

LER ARTIGO

Passo-a-passo do que vai acontecer no dia do parto

A poucos dias de dar a luz, você provavelmente está se perguntando como será o trabalho de parto, e o passo a passo. E embora todos sejam diferentes, existem algumas linhas gerais que irão ajudá-lo a entender melhor este belo processo e dar-lhe a paz de espírito que você está procurando.

LER ARTIGO

Arrumando as malas para o grande dia

Para isso, é de grande ajuda saber que você tem tudo preparado para quando chegar o grande momento e o que você deve levar na mala para maternidade.

LER ARTIGO

Momento de fazer as malas para o hospital

No dia do parto você estará pensando em tudo menos no que deve levar para o hospital, por isso deve preparar sua mala com antecedência e com os itens essenciais para que a única coisa que a surpreenda naquele dia seja a beleza do seu bebê. Nós dizemos como aqui.

LER ARTIGO

parto de gravidez múltipla

Alguns bebês prematuros precisam ser transferidos de imediato à unidade de terapia intensiva, para receber atendimento especial.

LER ARTIGO

Sintomas de que o bebê está nascendo

Se você apresenta estes sintomas é momento de ir para o hospital e preparar-se para ver o seu bebê pela primeira vez.

LER ARTIGO

Sintomas iniciais do trabalho de parto

O sinal mais importante que indica que chegou o momento do parto é sem dúvidas o início das contrações. Entretanto, existem outros sinais que podem servir de alerta sobre a proximidade do parto; a descida do bebé através do canal de parto provoca alterações da região e a sensação de que algo está estranho.

LER ARTIGO

parto em casa

A parteira se mantém em constante comunicação com o obstetra, para mantê-lo informado de quando a sua presença será necessária na casa.

LER ARTIGO

A última parada da sua gravidez: o hospital.

Assim como seu médico, o hospital onde seu bebê vai nascer é um dos pilares da sua gravidez. Sabemos que vai demorar muito para escolher o lugar onde vai encontrar o seu filho; Há muitas coisas a considerar e não queremos que perca nenhuma delas, por isso elaboramos este guia para que possa encontrar o hospital ideal.

LER ARTIGO