Bebê deitado de bruços brincando com pilha de fraldas reutilizáveis coloridas

Fralda reutilizável: como funciona, limpeza e mais dicas 

Kimberly Clark Brand Mais Abraços // Terça-feira 21 Novembro, 2023 // #fralda, #fralda reutilizavel

Se você é um pai ou mãe, é provável que conheça bem a praticidade que as fraldas descartáveis trazem para a rotina corrida com um bebê, mas, nos últimos anos, por uma preocupação crescente com o meio ambiente e com as finanças, muitas famílias estão experimentando utilizar fraldas reutilizáveis

Claro, a facilidade da tecnologia segue na vida da maior parte dessas famílias: é comum que as fraldas de pano sejam utilizadas lado a lado com as opções descartáveis. Mas fato é que cada vez mais pessoas estão curiosas pela versão moderna das fraldas de pano. 

Vamos explorar tudo o que você precisa saber sobre fraldas reutilizáveis: como elas funcionam, dicas para a lavagem e manutenção, além de algumas informações úteis que tornarão sua jornada para uma escolha mais sustentável muito mais tranquila. 

Como escolher a fralda reutilizável

Na jornada para adotar fraldas reutilizáveis, uma das primeiras e mais importantes decisões é escolher o tipo que melhor se adapta às necessidades do seu bebê. É natural que as decisões que guiam essa escolha, atualmente, venham mais de experiências pessoais do que de evidências científicas, já que há pouquíssimos estudos sobre o assunto.  

Para a pediatra Marjorie Uber, que acompanha famílias que optam pela fralda reutilizável e também usa essa opção no dia a dia com os filhos, os critérios a levar em conta incluem: 

  • Tecidos eficazes: que o externo seja impermeável, o interno tenha rápida absorção, e possua um absorvente eficaz.
  • Botões de boa qualidade e de fácil ajuste para o tamanho. 
  • Acabamentos de boa qualidade. 
  • Que o conjunto seja confortável para o bebê: flexível e de toque agradável.  

Marjorie destaca que é importante considerar uma adaptação da rotina da família, que precisa estudar sobre o assunto para que o seu uso seja eficaz e gere uma boa experiência.  

"Usar fraldas reutilizáveis é uma mudança de estilo de vida, a meu ver, e não apenas de estilo de fralda", diz a pediatra. "Muitas famílias não pesquisam sobre o assunto, simplesmente compram uma ou outra fralda reutilizável para 'testar' e provavelmente não terão uma experiência positiva", ela completa. 

Como há várias opções diferentes disponíveis no mercado, é essencial tomar uma decisão informada para garantir o conforto do seu filho e evitar vazamentos indesejados. Veja a seguir mais algumas considerações ao escolher fraldas reutilizáveis. 

1. Tamanho único vs. tamanhos variáveis

As fraldas de tamanho único são ajustáveis, geralmente através de botões ou velcros. "O tamanho único permite que a fralda seja utilizada desde aproximadamente os 3 meses de vida até a finalização do processo de desfralde, dependendo do biotipo da criança", explica Marjorie. 

Bebê vestindo fralda reutilizável laranja

"O ideal é que o botão seja plástico, e não metálico, pois a exposição da pele dos bebês a metais deve ser evitada", diz a pediatra. "Ajustes em velcro também podem ser adequados, mas menos utilizados pela baixa durabilidade." 

Fraldas em tamanhos variáveis vêm, como o nome diz, em várias opções de tamanho, com menos botões e velcros, proporcionando um ajuste preciso para o bebê em diferentes estágios de crescimento. Para isso, porém, é necessário adquirir várias fraldas ao longo do tempo, o que diminui o impacto positivo nas finanças. 

2. Tipo de absorção

Além de considerar o tamanho, é essencial pensar no tipo de absorção que atende às necessidades do seu bebê. Algumas fraldas possuem absorção embutida, enquanto outras permitem que você insira absorventes, o que torna possível adaptar a absorção de acordo com a idade e as necessidades do bebê. 

"Alguns fabricantes recomendam que a região em volta da coxa seja gentilmente dobrada para dentro para evitar vazamentos. Mas esta necessidade não é consenso para todos os fabricantes", diz Marjorie. "A maior causa de vazamentos ocorre pela escolha incorreta de absorventes ou pela impermeabilização do tecido interno da fralda." 

Algumas fraldas permitem também o uso alternado de absorventes reutilizáveis com absorventes descartáveis. Esta pode ser uma opção de praticidade para momentos de troca longe de casa, por exemplo. 

3. Material e estilo

As fraldas e absorventes reutilizáveis vêm em uma variedade de materiais, como algodão orgânico, microfibra e até mesmo tecido feito de fibra de bambu, todos pensados para serem duráveis e garantir uma boa absorção e sensação na pele, mas cada um com suas próprias características.  

Testar diferentes opções pode ser a melhor maneira de descobrir qual delas funciona melhor para o seu bebê, garantindo conforto, praticidade, capacidade de evitar vazamentos e tornando a experiência com fraldas reutilizáveis mais agradável e eficaz. Vale também buscar marcas da sua confiança, comprometidas com o bem-estar dos pequenos. 

É importante saber ainda que as fraldas "tudo em um", com absorventes embutidos, são mais fáceis de manipular (lavar, estender, guardar), mas podem levar mais tempo para secar. Além disso, o absorvente geralmente fica em contato direto com a pele e é um pouco mais difícil personalizar a absorção, adicionando mais absorventes, em comparação com as opções que possuem bolsos para os absorventes externos.  

Como funciona a fralda reutilizável

Como já vimos, as fraldas reutilizáveis são uma alternativa ecológica e econômica às fraldas descartáveis. Elas funcionam de maneira eficaz, proporcionando conforto para o bebê e praticidade para os pais, e podem ser usadas em conjunto com outras soluções. 

"A funcionalidade é similar à das fraldas descartáveis, porém, dependendo do volume de urina e da escolha do tipo, quantidade e espessura dos absorventes utilizados, as fraldas reutilizáveis podem exigir trocas mais frequentes do que as descartáveis", diz Marjorie. 

Essas fraldas são geralmente feitas de materiais como algodão, fibra de bambu, microfibra e poliéster, tecidos que são projetados para serem suaves na pele do bebê, absorventes e duráveis. Mas, segundo a pediatra, o impacto na pele do bebê ainda não foi avaliado em um estudo comparativo entre fraldas reutilizáveis atuais e descartáveis. 

São diferentes camadas de absorção, assim como nas fraldas comuns, que combatem as assaduras. "O tecido em contato com a pele deve permitir a rápida passagem de urina para dentro do absorvente, mas não permitir que a urina volte para a pele, reduzindo a umidade local – exatamente como faz a fralda descartável e o seu gel superabsorvente", diz Marjorie. 

Algumas marcas de fraldas, como Huggies, estão abrindo o caminho em termos de sustentabilidade, oferecendo opções de fraldas reutilizáveis em seu portfólio. Esses fabricantes reconhecem a importância de reduzir o impacto ambiental das fraldas e atendem às necessidades dos pais que desejam adotar práticas mais sustentáveis. 

Ajustando a fralda ao tamanho do seu bebê

Nas fraldas de tamanho único o ajuste é feito com botões ou velcros. "Ela deve ficar justa nas coxas e no abdome, porém sem estar apertada, e sem dificultar as diferentes posições do bebê – sentada, deitada, em pé, caminhando, engatinhando", explica Marjorie. 

Segundo a médica, com o bebê deitado, o ajuste do tamanho na barriga pode ser escolhido permitindo que dois dedos do adulto possam ser encaixados entre a fralda e a pele do abdome, na região do umbigo. 

Lavando a fralda e os absorventes reutilizáveis

A lavagem é uma parte essencial do uso de fraldas reutilizáveis – não apenas para usá-las novamente, mas também para garantir seu funcionamento correto. 

"Sabões utilizados na lavagem devem ser eficazes em remover a sujeira e a amônia [proveniente do xixi] acumulada, sem agentes amaciantes ou hidratantes como a glicerina, mas enxaguados totalmente, mais que o normal de outras roupas, para que não sobrem resíduos que possam atingir a pele do bebê", explica Marjorie. 

"Uma lavagem profunda – com produtos como detergente neutro, vinagre ou hipoclorito diluído e água quente a no máximo 40°C – pode ser necessária algumas vezes ao ano, para remover acúmulo de amônia, que pode causar irritações na pele", completa a pediatra. 

Benefícios da fralda reutilizável para bebês 

As fraldas reutilizáveis oferecem uma série de benefícios para os bebês, além de contribuir para um mundo mais sustentável. 

Segundo Marjorie, o principal benefício é não reagir com a pele do bebê, reduzindo a chance de irritações e alergias causadas por elas. "A região da fralda tem a pele mais fina e mais sensível do que o resto do corpo, e está constantemente úmida (urina) e ocluída (pela fralda), o que aumenta a absorção de substâncias nesta região", ela explica. 

Outros benefícios incluem: 

  • Economia a longo prazo: Embora o custo inicial de compra de fraldas reutilizáveis possa ser maior, a economia a longo prazo é significativa. Você economiza à medida que reduz a necessidade de comprar fraldas descartáveis regularmente. 
  • Sustentabilidade: Uma das maiores vantagens das fraldas reutilizáveis é o impacto positivo que elas têm no meio ambiente. Reduzir a quantidade de fraldas descartáveis é uma contribuição importante para a preservação do planeta. Além disso, a fabricação de fraldas reutilizáveis tende a ser mais sustentável do que a produção de fraldas descartáveis. 
  • Consciência ecológica: Ao escolher fraldas reutilizáveis para o seu bebê, você está modelando um comportamento ecológico responsável desde cedo. Isso ajuda a criar uma consciência ecológica nas futuras gerações. 
  • Maior durabilidade: As fraldas reutilizáveis são projetadas para serem duradouras e podem ser usadas com mais de um filho também, o que as torna uma opção econômica e ecológica para famílias maiores. 

Optar por fraldas reutilizáveis é uma escolha inteligente que promove a saúde e o bem-estar do seu bebê, ao mesmo tempo em que ajuda a proteger o nosso planeta. 

# 2D # 3D # 20-semana # 21 semanas de gestacao # 23 semanas de gestacao # 26 semanas de gestação # 3-meses # abdominal # aborto espontâneo # academy # acne neonatal # acompanhantes no parto # acucar # adoção # afeto # agua # alergia # alimentacao # alimentação # alimentação do bebê # alimentação na gravidez # alimentos # alimentos para anemia # almofada de amamentação # amamentacao # amamentação # amigos # amor # anemia # anemia na gravidez # angustia da separação # animais # ansiedade # apneia do sono # apneia do sono em bebês # apoio # aprendendo # aprender # arroto # assadura # atividade-fisica # atonia uterina # autocuidado # autoestima # baba # baby blues # banho # banho de sol # bebe # Bebê # bebê # bebe engasgado # bebe pélvico # bebe prematuro # bebe-recem-nascido # bebes # Bebês # bem-estar # beneficios # birras # bloquinhos de carnaval infantil # bolo # bolo de fraldas # bolsa # bolsa de praia para bebe # bonita # brincadeira # brotoeja # burnout # cabelo # cabelo do bebe # cadeirinha # calcinha absorvente # calcinha pós-parto # calcio # canal # candidiase na gravidez # cansaco # cansada # Carnaval # carnaval # carreira de mãe # carrinho # casais # catapora # cefalica # celulas-tronco # cerclagem uterina # cesarea # cesariana # cha-bar-de-bebe # cha de bebe # cha-de-bebe # cha-de-bencao # cha de fraldas # chá de fraldas # cha-de-fraldas # cha de revelacao # cha de revelação # charraiá de fraldas # chás na gravidez # checklist # choro # cirurgias # coceira # cocô do bebê # colestase # colestase gestacional # cólica na gravidez # colica nos bebes # colicas # colo do útero # colo do utero dilatado # colostro # colostro na gravidez # comemoracao # comida # como prevenir doenças respiratórias # companheirismo # complicacoes # comunicar # constipação # consumo sustentável # contração # contraceptivos # contracoes # contrações de Braxton-Hicks # conversas # convite cha de fraldas # convites # coração do bebe # cordao # cordao umbilical # cor dos olhos do bebe # corpo # corrimento # corte de cabelo do bebe # cosmeticos # creche # crescimento # crianca # criança # criancas # crosta lactea # cuidado # cuidados # culpa # data # data de parto # decoracao # decoração # decoração de chá de revelação # defesas # dentes # dentista # depois-dos-40 # dermatite # desapego # descanso # descolamento-de-placenta # desenvolvimento # desenvolvimento do bebe # desenvolvimento do bebê # desenvolvimento infantil # diabetes # diabetes-gestacional # diastase # dicas # diferente # disciplina positiva # disney # diu # doencas # doenças respiratorias # doenças respiratorias no inverno # doente # dor # dores # dormir # dor no pe da barriga # doula # ebook # ecografia # economia # economizar # eczema # educacao # educação # educacao infantil # educação-positiva # emocao # emocoes # empreendedorismo # emprego # empresa # endometriose # engravidar # enjoo # enxoval # episiotomia # estagios # estimulacao # estomago # etapas # exame beta hcg # exames # exercicio # exercício # exercicios # fala # falta de ar # familia # família # familia monoparental # fases # fatiga # fator-rh # faxineira # febre em bebe # ferro # fertilização assistida # fertilização in vitro # fertilização-in-vitro # festa # fezes do bebe # ficas # figado # filho # filhos # fisioterapia-pelvica # fiv # forceps # formula # fototerapia neonatal # fralda # fralda respirável # fralda reutilizavel # fraldas # fungos em bebes # ganho de peso na gravidez # gases # gemeos # genero # gestacao # gestação # gestacao-multipla # gestacoes # gestante # gestantes # gravida # grávida # gravidas # Gravidez # gravidez # gravidez de risco # gravidez na maturidade # gravidez psicológica # gravidez silenciosa # gripe na gravidez # hemorragia # higiene # higiene bucal # higiene do sono em bebes # Higiene no Carnaval # higieni # higienizacao # hiperemese-gravidica # hipertensão gestacional # hipotermia # historia # historias # home office # Huggies # ictericia neonatal # idade-gestacional # ideias # imunidade # inchaco na gravidez # incomodo # inducao # infância # infeccao # introducao alimentar # introducao-alimentar # iodo # irmao # irmaos # julio rocha # labio leporino # leite materno # lembranças # lembrancinha de aniversário infantil # lembrancinha de maternidade # lembrancinhas # licenca-maternidade # licença maternidade # licença-paternidade # limpeza # linguagem # linhas de evaporação no teste de gravidez # liquido # liquido amniotico # liquido-amniotico # mae # maes # mae solo # maisalegria # manchas # massagem # massagem para bebe # maternidade # maternidade solo # medicacao # meditação # melasma na gravidez # menina # menino # menosestresse # menstruacao # moleira do bebe # momentos # motoras # movimentos # muco # muco cervical # mudanca # mudanças # mudar # mulher # mulheres # multipla # nariz # nasal # nascimento # neurodesenvolvimento infantil # nidação # noite # nome # nomes de bebes # nomes femininos # nutrição # nutrientes # oportunidades # ovulação # pai # pais # papanicolau # Parto # parto # parto humanizado # parto-multiplo # parto normal # parto pélvico # parto vaginal # passinho # paternidade # paternidade ativa # pediatricas # pele # pele do bebe # pele do bebê # pele ressecada # perda gestacional # período fértil # peso # placenta # placenta previa # planejamento # plano de parto # plantas venenosas # podcast # podcast mais abraços # posicao # pos-parto # pós-parto # praia # prematuridade # prematuro # pré-natal # pre-natal # pré-parto # pre-parto # presente # presentes # prevenção de acidentes domésticos # Primeira infância # primeiro aniversario # primeiros-socorros # prolapso uterino # puerperio # quantidade # quero-engravidar # recem nascido # recem-nascido # recém-nascido # recem nascidos # recem-nascidos # recuperacao # rededeapoio # refluxo # relato # relato de parto # relaxar # remedios # repouso # reproducao assistida # reprodução assistida # resguardo # respiracao # rh # rifa # riscos # roseola infantil # rotina # roupa para bebês # roupas # roupas para gestantes # rubéola # saco gestacional # sal # salario-maternidade # sangramento # sangramento de implantacao # sangue # saudavel # saude # saúde # saude bucal # saude mental # secreção # segundo filho # seguranca # segurança # seios # semana # semanas de gravidez # sexo # sexo do bebe # sexo pos parto # shantala para bebe # sharenting # sinais # sinais de parto # sindrome de couvade # sintomas # socializacao # sono # sono do bebe # sono do bebê # sonolencia # sujeira # suor # suplementacao # sustentabilidade # sustentavel # tamanho # tampao mucoso # temperatura do bebe # tentante # tentantes # tentantes, vida de tentantes # terrible two # teste da orelhinha # teste de gravidez # teste do pezinho # tipo de parto # tipos de placenta # tontura na gestação # trabalho # trabalho de parto # transicao # transtorno do espectro autista # trissomia 18 # troca # troca-de-fraldas # ultrassom # Unicef # urticaria # utero # útero # utero bicorno # utero em anteversoflexão # utero retrovertido # vacina # vacinas # varizes # ventilador para bebe # verão # viagem # viajar de aviao com bebe # violencia-obstetrica # virtual # visitas # vitaminas # vitamina-s # vomitos