Gestante cozinhando

Alimentos para anemia na gravidez: o que comer para prevenir

Kimberly Clark Brand Mais Abraços // Terça-feira 30 Janeiro, 2024 // #alimentos para anemia, #anemia na gravidez

A gestação é um momento repleto de mudanças físicas e emocionais. Entre as preocupações comuns durante a gravidez, a anemia destaca-se como uma condição recorrente. Por isso, é essencial entender a importância dos alimentos para anemia durante esse período crucial da vida de uma mulher. 

A boa notícia é que a alimentação adequada pode desempenhar um papel vital na prevenção e tratamento dessa condição. Vamos explorar a relação entre alimentos e anemia na gravidez e descobrir quais escolhas alimentares podem fazer a diferença. 

A importância dos alimentos para anemia durante a gestação

A anemia é caracterizada pela redução dos níveis de hemoglobina no sangue, o que pode levar à diminuição da capacidade do sangue de transportar oxigênio. Esse quadro pode ser causado por diversos fatores, como as deficiências de folato, vitamina B12 ou vitamina A, inflamação crônica, infecções parasitárias e doenças hereditárias. A causa mais comum, porém, em mais de 50% dos casos, é a deficiência de ferro. 

Durante a gravidez, o corpo da mulher passa por mudanças significativas, aumentando a demanda por nutrientes essenciais, incluindo o ferro. As necessidades de ferro são tão elevadas durante a gestação que a anemia é algo comum: segundo estimativas da Organização Mundial de Saúde, cerca de 37% das grávidas no mundo apresentam anemia. Porém, é importante destacar que quadros assim são tratáveis.  

Por isso, como parte do cuidado pré-natal, o Ministério da Saúde recomenda que todas as grávidas tomem suplementação profilática de ferro e de ácido fólico. Mas isso não diminui o papel fundamental da alimentação em prevenir e tratar a anemia. 

"É importante lembrar que os suplementos não substituem uma dieta saudável e equilibrada, mas são úteis em situações nas quais certos nutrientes podem ser difíceis de obter apenas através da dieta", afirma a ginecologista Joeline Cleto Cerqueira, membro da Comissão Nacional Especializada em Assistência Pré-Natal da Febrasgo (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia). 

O que é bom para anemia na gravidez e quais alimentos consumir

O ferro é necessário desde o início da gestação e até no pós-parto, mas, como existem nutrientes essenciais para cada fase, sua importância cresce ao longo dos meses. "A necessidade de ferro aumenta no terceiro trimestre para apoiar o aumento do volume de sangue e para armazenar ferro no fígado do bebê", explica Cerqueira. 

O ferro atua na síntese de células vermelhas do sangue e no transporte de oxigênio, por isso seu consumo é imprescindível para combater a anemia, condição que aumenta o risco de parto prematuro, baixo peso ao nascer e mortalidade infantil. Assim, o cardápio das grávidas deve incluir uma variedade de alimentos ricos em ferro. 

Alimentos para anemia

Existem dois tipos de ferro: o de origem animal, chamado ferro heme, e o de origem vegetal, chamado ferro não-heme. O corpo consegue absorver melhor o ferro heme, mas também é possível ter uma alimentação equilibrada e rica em ferro sem carnes. "Consumir alimentos ricos em vitamina C (como frutas cítricas, pimentões e tomates) junto com alimentos ricos em ferro pode ajudar a melhorar a absorção", diz Cerqueira. 

São alimentos fontes de ferro as carnes vermelhas, principalmente vísceras (fígado e miúdos), carnes de aves, peixes e mariscos. Entre os vegetais, destaque para as hortaliças folhosas verde-escuras e leguminosas, como o feijão e a lentilha. 

Alimentos ricos em ferro para evitar anemia

A seguir, listamos algumas boas fontes de ferro, com a quantidade do nutriente para cada 100g, segundo a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos

  • Contra-filé grelhado (2,57 mg) 

  • Frango caipira cozido (2,12 mg) 

  • Coração de galinha na brasa (39,96 mg) 

  • Ostra cozida (26,72 mg) 

  • Soja moída tostada (16,77 mg) 

  • Fígado de frango cozido (12,90 mg) 

  • Feijão preto (9,83 mg) 

  • Polvo cozido (9,54 mg) 

  • Semente de chia (7,72 mg) 

  • Feijão carioca (6,99 mg) 

  • Semente de girassol torrada (6,81 mg) 

  • Chocolate amargo (6,27 mg) 

  • Fígado de boi grelhado (5,79 mg) 

  • Castanha de caju torrada (5,76 mg) 

  • Torrada de trigo (5,75 mg) 

  • Anchova em óleo (4,63 mg) 

  • Rapadura (4,43 mg) 

  • Pão francês (4,33 mg) 

  • Sardinha em conserva (3,96 mg) 

  • Cabrito cozido (3,73 mg) 

  • Lingua-de-vaca cozida (3,71 mg) 

  • Picanha grelhada sem gordura (3,55 mg) 

  • Charque ou carne seca cozida (3,45 mg) 

  • Caruru cozido (3,41 mg) 

  • Costela de boi cozida (3,36 mg) 

  • Ovo de codorna cozido (3,35 mg) 

  • Ervilha fresca cozinha (3,05 mg) 

  • Gema de ovo cozida (2,92 mg) 

  • Melado (3,70 mg) 

  • Taioba refogada (2,88 mg) 

  • Damasco seco (2,66 mg) 

  • Camarão frito (2,44 mg) 

  • Salada de alface roxa (2,38 mg) 

  • Ovo frito (2,1 mg) 

  • Figo seco (2,03 mg) 

  • Cogumelo Paris cozido (1,74 mg) 

  • Agrião cozido (1,73 mg) 

  • Atum assado (1,46 mg) 

Ao incorporar esses e outros alimentos em um cardápio diário, as gestantes podem manter níveis saudáveis de ferro, prevenindo a anemia. 

Como tratar anemia por deficiência de ferro na gravidez

Mas, embora a alimentação seja muito importante, segundo protocolos do Ministério da Saúde, apenas a correção da dieta não é suficiente para o tratamento de pacientes com anemia por deficiência de ferro, mesmo que aumentar o consumo de carnes e víscera seja recomendando. Também no caso das gestantes, quando há sintomas de anemia, pode ser necessário realizar um tratamento específico. 

Para o diagnóstico de anemia causada por falta de ferro, o exame mais comum é o de ferritina sérica. Segundo o protocolo do Ministério da Saúde, todas gestantes com ferritina sérica maior ou igual a 30 g/L devem tomar a dose profilática de 60 a 100 mg de ferro elementar + 400 μg de ácido fólico por dia a partir do início do segundo trimestre e até 3 a 6 meses após o parto. 

Em casos em que os níveis do nutriente estão mais baixos, o valor diário da suplementação de ferro pode aumentar para 100 a 200 mg por um período de três a seis meses, até atingir ferritina de no mínimo 30 ng/mL. Em casos mais graves, ou quando há intolerância da paciente ao ferro oral, pode ser indicada a aplicação intravenosa do nutriente. 

Suplemento alimentar para anemia na gravidez

É fundamental que as gestantes sigam as orientações médicas e nutricionais, garantindo que estejam atendendo às suas necessidades específicas durante a gravidez. A prevenção e o tratamento da anemia envolvem uma abordagem holística, e a escolha de alimentos adequados é um passo significativo na direção de uma gestação saudável – mas não só. 

Em conclusão, a conexão entre alimentos e anemia na gravidez destaca a importância de fazer escolhas alimentares conscientes. Ao incorporar alimentos ricos em ferro e nutrientes essenciais em sua dieta diária, as gestantes podem não apenas prevenir a anemia, mas também garantir uma gravidez mais saudável e feliz. Lembre-se sempre de consultar um profissional de saúde para orientações personalizadas durante a gestação. 

# 2D # 3D # 20-semana # 21 semanas de gestacao # 23 semanas de gestacao # 26 semanas de gestação # 3-meses # abdominal # aborto espontâneo # academy # acne neonatal # acompanhantes no parto # acucar # adoção # afeto # agua # alergia # alimentacao # alimentação # alimentação do bebê # alimentação na gravidez # alimentos # alimentos para anemia # almofada de amamentação # amamentacao # amamentação # amigos # amor # anemia # anemia na gravidez # angustia da separação # animais # ansiedade # apneia do sono # apneia do sono em bebês # apoio # aprendendo # aprender # arroto # assadura # atividade-fisica # atonia uterina # autocuidado # autoestima # baba # baby blues # banho # banho de sol # bebe # Bebê # bebê # bebe engasgado # bebe pélvico # bebe prematuro # bebe-recem-nascido # bebes # Bebês # bem-estar # beneficios # birras # bloquinhos de carnaval infantil # bolo # bolo de fraldas # bolsa # bolsa de praia para bebe # bonita # brincadeira # brotoeja # burnout # cabelo # cabelo do bebe # cadeirinha # calcinha absorvente # calcinha pós-parto # calcio # canal # candidiase na gravidez # cansaco # cansada # Carnaval # carnaval # carreira de mãe # carrinho # casais # catapora # cefalica # celulas-tronco # cerclagem uterina # cesarea # cesariana # cha-bar-de-bebe # cha de bebe # cha-de-bebe # cha-de-bencao # cha de fraldas # chá de fraldas # cha-de-fraldas # cha de revelacao # cha de revelação # charraiá de fraldas # chás na gravidez # checklist # choro # cirurgias # coceira # cocô do bebê # colestase # colestase gestacional # cólica na gravidez # colica nos bebes # colicas # colo do útero # colo do utero dilatado # colostro # colostro na gravidez # comemoracao # comida # como prevenir doenças respiratórias # companheirismo # complicacoes # comunicar # constipação # consumo sustentável # contração # contraceptivos # contracoes # contrações de Braxton-Hicks # conversas # convite cha de fraldas # convites # coração do bebe # cordao # cordao umbilical # cor dos olhos do bebe # corpo # corrimento # corte de cabelo do bebe # cosmeticos # creche # crescimento # crianca # criança # criancas # crosta lactea # cuidado # cuidados # culpa # data # data de parto # decoracao # decoração # decoração de chá de revelação # defesas # dentes # dentista # depois-dos-40 # dermatite # desapego # descanso # descolamento-de-placenta # desenvolvimento # desenvolvimento do bebe # desenvolvimento do bebê # desenvolvimento infantil # diabetes # diabetes-gestacional # diastase # dicas # diferente # disciplina positiva # disney # diu # doencas # doenças respiratorias # doenças respiratorias no inverno # doente # dor # dores # dormir # dor no pe da barriga # doula # ebook # ecografia # economia # economizar # eczema # educacao # educação # educacao infantil # educação-positiva # emocao # emocoes # empreendedorismo # emprego # empresa # endometriose # engravidar # enjoo # enxoval # episiotomia # estagios # estimulacao # estomago # etapas # exame beta hcg # exames # exercicio # exercício # exercicios # fala # falta de ar # familia # família # familia monoparental # fases # fatiga # fator-rh # faxineira # febre em bebe # ferro # fertilização assistida # fertilização in vitro # fertilização-in-vitro # festa # fezes do bebe # ficas # figado # filho # filhos # fisioterapia-pelvica # fiv # forceps # formula # fototerapia neonatal # fralda # fralda respirável # fralda reutilizavel # fraldas # fungos em bebes # ganho de peso na gravidez # gases # gemeos # genero # gestacao # gestação # gestacao-multipla # gestacoes # gestante # gestantes # gravida # grávida # gravidas # Gravidez # gravidez # gravidez de risco # gravidez na maturidade # gravidez psicológica # gravidez silenciosa # gripe na gravidez # hemorragia # higiene # higiene bucal # higiene do sono em bebes # Higiene no Carnaval # higieni # higienizacao # hiperemese-gravidica # hipertensão gestacional # hipotermia # historia # historias # home office # Huggies # ictericia neonatal # idade-gestacional # ideias # imunidade # inchaco na gravidez # incomodo # inducao # infância # infeccao # introducao alimentar # introducao-alimentar # iodo # irmao # irmaos # julio rocha # labio leporino # leite materno # lembranças # lembrancinha de aniversário infantil # lembrancinha de maternidade # lembrancinhas # licenca-maternidade # licença maternidade # licença-paternidade # limpeza # linguagem # linhas de evaporação no teste de gravidez # liquido # liquido amniotico # liquido-amniotico # mae # maes # mae solo # maisalegria # manchas # massagem # massagem para bebe # maternidade # maternidade solo # medicacao # meditação # melasma na gravidez # menina # menino # menosestresse # menstruacao # moleira do bebe # momentos # motoras # movimentos # muco # muco cervical # mudanca # mudanças # mudar # mulher # mulheres # multipla # nariz # nasal # nascimento # neurodesenvolvimento infantil # nidação # noite # nome # nomes de bebes # nomes femininos # nutrição # nutrientes # oportunidades # ovulação # pai # pais # papanicolau # Parto # parto # parto humanizado # parto-multiplo # parto normal # parto pélvico # parto vaginal # passinho # paternidade # paternidade ativa # pediatricas # pele # pele do bebe # pele do bebê # pele ressecada # perda gestacional # período fértil # peso # placenta # placenta previa # planejamento # plano de parto # plantas venenosas # podcast # podcast mais abraços # posicao # pos-parto # pós-parto # praia # prematuridade # prematuro # pré-natal # pre-natal # pré-parto # pre-parto # presente # presentes # prevenção de acidentes domésticos # Primeira infância # primeiro aniversario # primeiros-socorros # prolapso uterino # puerperio # quantidade # quero-engravidar # recem nascido # recem-nascido # recém-nascido # recem nascidos # recem-nascidos # recuperacao # rededeapoio # refluxo # relato # relato de parto # relaxar # remedios # repouso # reproducao assistida # reprodução assistida # resguardo # respiracao # rh # rifa # riscos # roseola infantil # rotina # roupa para bebês # roupas # roupas para gestantes # rubéola # saco gestacional # sal # salario-maternidade # sangramento # sangramento de implantacao # sangue # saudavel # saude # saúde # saude bucal # saude mental # secreção # segundo filho # seguranca # segurança # seios # semana # semanas de gravidez # sexo # sexo do bebe # sexo pos parto # shantala para bebe # sharenting # sinais # sinais de parto # sindrome de couvade # sintomas # socializacao # sono # sono do bebe # sono do bebê # sonolencia # sujeira # suor # suplementacao # sustentabilidade # sustentavel # tamanho # tampao mucoso # temperatura do bebe # tentante # tentantes # tentantes, vida de tentantes # terrible two # teste da orelhinha # teste de gravidez # teste do pezinho # tipo de parto # tipos de placenta # tontura na gestação # trabalho # trabalho de parto # transicao # transtorno do espectro autista # trissomia 18 # troca # troca-de-fraldas # ultrassom # Unicef # urticaria # utero # útero # utero bicorno # utero em anteversoflexão # utero retrovertido # vacina # vacinas # varizes # ventilador para bebe # verão # viagem # viajar de aviao com bebe # violencia-obstetrica # virtual # visitas # vitaminas # vitamina-s # vomitos