Frete grátis acima de R$200 (Válido para Sul e Sudeste).
Mais Abraços // Terça-feira 4 Janeiro, 2022 // #mulher, #gravida, #gravidez, #engravidar, #corpo, #sinais, #sintomas
Antes de algum exame confirmar a gestação, existem alguns acontecimentos que são considerados sintomas de gravidez. A maioria deles é produzida por algumas alterações nos hormônios, provocadas pela concepção.
Leia também:
Qual é o papel da alimentação na fertilidade? Saiba com quantos meses o bebê começa a se mexer O que comer e não comer na gravidez
Mas eles podem confundir a mulher. “Os sinais precoces de gravidez são muito parecidos com os sinais de alguém que está prestes a menstruar”, afirma Karen Rocha De Pauw, ginecologista, obstetra e especialista em reprodução humana.
Veja a seguir os sinais mais comuns de gravidez.
É o mais fácil de notar, mas esse dado será útil apenas se os ciclos menstruais são regulares.
O cansaço é uma das características do primeiro trimestre na maioria das grávidas.
Fácil de perceber porque pode ser acompanhada por tonturas e/ou desmaios eventuais.
Para a maioria das grávidas, são apenas matinais, mas podem ocorrer durante todo o dia.
Seja por rejeição a certos alimentos, seja por desejo exagerado por outros.
Eles tendem a inchar e a ficar doloridos.
Ter um ou mais dos sintomas descritos acima nem sempre é garantia de gravidez. Para ter certeza mesmo, só realizando exames.
O teste de farmácia costuma ser a primeira opção dos casais ao desconfiarem da gestação. “Os testes são extremamente sensíveis. Se der positivo, é positivo. Agora, quando dá negativo, ele pode estar errado. Pode ser que tenha sido feito de forma errada ou que o xixi não estava bom para ser analisado, entre outros motivos”, explica a obstetra.
Esse tipo de teste consiste em um bastão que, mergulhado na urina, detecta a presença do HCG, o hormônio da gravidez. Este começa a ser produzido pelo corpo da mulher assim que o bebê “gruda” no útero.
“Por meio de um exame de sangue, você pode detectar o HCG já no dia do atraso menstrual”, afirma Karen. Já os testes de farmácia são recomendados apenas após cinco dias de atraso da menstruação.
*A especialista consultada nesta matéria foi ouvida como fonte jornalística, não se utilizando do espaço para a promoção de qualquer produto ou marca.
Compartilhe: