Criança chorando com lágrias nos olhos

Lidando com a pirraças dos filhos

Kimberly Clark Brand Mais Abraços // Sábado 4 Janeiro, 2020 // #filhos, #maternidade

Quando as crianças chegam ao mundo, basta que chorem um pouco para que saibamos que precisam de algo, mas na medida em que vão crescendo, começam a enfrentar mais coisas do que o sono, a fome ou a necessidade de que troquem a sua fralda. De repente aparecem as emoções e com elas as primeiras pirraças, o que é completamente normal, pois ninguém nasce sabendo como controlar as suas emoções. Como acontece com a maternidade, isso é algo que se aprende com o tempo.

Assim, é melhor ter claro que parte do nosso trabalho como mães, é lidar com as birras. Parece complicado e, talvez assustador, mas tente ver isso de uma perspectiva mais positiva: cada birra é uma oportunidade para ensinar os nossos filhos a controlar as suas emoções.

Ensine seu bebê a expressar melhor suas emoções

Para conseguir tal façanha, é necessário incentivar a disciplina, além de ter muita paciência, o que não é nada simples. Por isso, queremos deixar 3 dicas que ajudarão você a lidar com as pirraças:

  • Se você estiver em casa e num lugar seguro, coloque-o sozinho uns minutos. Isto ajudará você a passar uma mensagem firme, sem necessidade de usar palavras, além disso, permitirá que ele desabafe.
  • E fora de casa? Definitivamente, você não pode deixá-lo sozinho, mas sim procurar um lugar onde o seu filho possa chorar sem tanto público. Tente levá-lo tranquilamente para os banheiros ou para o estacionamento, isto ajudará ambos a ficarem mais calmos.
  • Troque “o que aconteceu?” por preguntas que ele possa responder com um “sim” ou um “não”; ou por uma pergunta que o ajude a identificar a sua própria emoção, como “você está com raiva?”, “você está com medo?”, etc. Isto pode ajudar seu filho a se acalmar e concentrar, para conversar com você de maneira mais tranquila.

Finalmente, lembre-se que, embora seja certo que às vezes as crianças são pouco razoáveis, nem sempre gritam ou fazem pirraça porque querem nos manipular ou fazer o que quiserem. Elas estão descobrindo muitas emoções novas e apenas estão aprendendo a controlá-las e, este é um aprendizado que leva tempo, então se prepare para ser muito paciente!.