Mamãe ganhando um beijo carinhoso do seu filho

O que é a técnica da disciplina positiva e como aplicá-la com seu filho?

Kimberly Clark Brand Mais Abraços // Sábado 4 Janeiro, 2020 // #cuidados, #bebe

À comunicação não violenta entre pais e filhos dá-se o nome de disciplina positiva. A abordagem busca educar as crianças com firmeza e sabedoria, desenvolvendo senso de responsabilidade, autonomia, cooperação e respeito por si e pelos outros desde muito cedo.

As crianças pequenas não nascem sendo conscientes de que nem sempre podem ter tudo o que querem quando desejam, isso é algo que aprendem com o tempo. A disciplina positiva não só ajuda os seus filhos a desenvolverem tolerância à frustração, também ajuda a controlar os comportamentos inaceitáveis e a incentivar o bom comportamento.

A disciplina não é algo negativo e não se trata de um castigo. Os castigos físicos não são um bom método para disciplinar as crianças, o melhor é manter uma comunicação efetiva, a mesma que também ajudará a fortalecer a autoestima do seu filho.

Fortaleça a auto estima do seu filho

3 passos para ajudar você aplicar a técnica da disciplina com o seu filho

1. Estabeleça limites claros

Explique ao seu filho por que determinados comportamentos não são aceitáveis. Não é suficiente dizer “não”, diga-lhe o que você espera dele e por quê: há muita diferença entre dizer “não jogue as coisas” e dizer “não é bom jogar as coisas, pois você poderia atingir outras crianças por acidente e machucá-las”.

2. Cumpra com a sua palavra

Por exemplo, imaginemos que estejam no parque e o seu filho se comporte inapropriadamente, então você pede que ele mude a sua atitude e lhe diz que, se ele não obedecer, terão que ir para a casa. Se o seu filho não escutar e persistir em um mau comportamento, cumpra a sua palavra. Às vezes cedemos para não ter que lidar com uma pirraça, mas tenha em mente que para que os filhos compreendam que o mau comportamento tem consequências, é importante que os pais sejam consequentes com as suas palavras e ações.

3. Use reforços positivos

O reforço positivo dos bons comportamentos é uma ferramenta de aprendizado mais efetiva que as palavras negativas sobre um mau comportamento. Assim que o anime quando fizer bem as coisas e verá o incrível efeito que isto tem.

Se você sentir que está tendo problemas para estabelecer limites claros para o seu filho, fale com o seu pediatra para obter apoio e orientação.