Uma bebê menina coberta com um roupão e uma toalha enrolada na cabeça

Quando aparecem as primeiras palavras

Kimberly Clark Brand Mais Abraços // Quinta-feira 3 Dezembro, 2020 // #estimulacao, #desenvolvimento, #bebe

Ainda antes do bebê começar a falar, ele se comunica com você de diferentes formas. Estes são os 4 sinais que podem indicar que seu bebê pronunciará as suas primeiras palavras em pouco tempo.

O Bebê está a ponto de dizer “mamãe”

Perto dos 10 meses, começam a pronunciar as primeiras sílabas. Em geral é algo como “da-da” ou “ma-ma”. Estas expressões são realmente abreviaturas de palavras, por exemplo “aba” será a sua forma de dizer “água” ou “ma” para dizer “mais”.  Nesta etapa cada bebê vai construindo a sua própria linguagem, ainda que às vezes apenas os pais possam compreender.

Tenta dar nomes às coisas

Ainda que não seja capaz de pronunciar palavras completas, o seu bebê já começa a compreender como se chamam as coisas. Por exemplo, começa a identificar o nome dos seus objetos e da sua comida favorita, dos membros da família ou dos animais de estimação. Neste ponto começará a apontá-los e a tentar nomeá-los.

A Comunicação e a fala do bebê

Quando o bebê começa a compreender o que você fala

O seu bebê começa a seguir instruções simples como “diga adeus”, “não faça isso”, “dê-me o brinquedo” ou “dê-me um beijo”. Isto demonstra que o seu bebê não aprendeu apenas palavras separadas e os seus significados, mas que agora pode entender uma ideia completa. Este é um momento destacado no desenvolvimento da linguagem e é um sinal de que o seu bebê começará a falar muito antes do que você imagina.

E de repente, pode conversar por horas!

Começará a fazer o que os psicólogos chamam “balbuciar” ou “pseudo-conversas”. O seu bebê fará como se estivesse tendo conversas, imitando os padrões de fala de um adulto, as expressões faciais e o tom de voz. Este balbucio é outro sinal seguro de que o seu bebê está se preparando para falar.

Siga falando com o seu bebê como se você estivesse tendo uma conversa normal, repita os nomes de alguns objetos ou de alguns familiares e descreva o que você está fazendo. Seu bebê estará fazendo milhares de perguntas mais rápido do que você imagina, prepare-se!