Cortar as unhas do bebê

Como cortar as unhas do seu bebê?

Kimberly Clark Brand Mais Abraços // Quinta-feira 1 Outubro, 2020 // #dicas, #higiene, #cuidados

COMO CORTAR AS UNHAS DO SEU BEBÊ?

É verdade, cortar as unhas de um bebê não é fácil, mas você também não precisa de um megatreinamento para acertar. Com paciência e delicadeza, aos poucos, você vai se tornar uma especialista em manicure do seu pequeno. Está pronta? Continue lendo e descubra o guia para cortar as unhas do seu pequeno!

  1. Escolha um momento em que seu bebê esteja calmo. Não tente cortar suas unhas se estiver se mexendo muito. É melhor esperar que ele se acalme ou, mesmo, optar por outros momentos como quando estiver dormindo ou depois do banho.
  2. Se o seu bebê ainda não fica sentado, corte as unhas enquanto está deitado de costas e seguro em uma superfície firme, onde suas mãos e pés ficam a uma distância confortável.
  3. Se o seu pequen@ já pode sentar-se, coloque-o em suas pernas com as costas apoiadas em você, em uma posição segura e firme em que é cercado por um de seus braços, segurando o braço do seu bebê para evitar que ele dê um tapa e segurando a mãozinha a qual cortamos as unhas enquanto com sua mão livre você usa a tesoura ou alicate de unhas.
  4. Solte o dedinho da unha que você vai cortar entre o dedo indicador e o polegar para mantê-lo imóvel.
  5. Não estenda o processo de corte de unhas, pois o bebê ficará nervoso e começará a se mover mais ou a chorar. O segredo está em agir com uma mistura de confiança, firmeza e delicadeza.

Cómo cortar las uñas de tu bebé

  1. Use alicates de unhas ou cortadores especiais para bebês, limpos e secos. As tesouras para bebê são pequenas e têm ponta arredondada e os cortadores de unha são pequenos também, para caber a unha do seu pequen@.
  2. Corte a unha ao nível do dedinho, sem se aproximar demais da pele. É preferível cortar em quadrado em vez de redondo, embora uma ligeira curva possa ser dada às extremidades para que não haja picos ou pontas.
  3. Se ficar com alguma ponta em alguma unha, opte por usar uma pequena lixa, em vez das tesouras.
  4. Observe a cor das unhas para possíveis infecções (se a cor rosa usual tem alguma alteração) ou que a unha tenha sido pregada na pele, tanto nas mãos quanto nos pés.
  5. Em qualquer dúvida, não se esqueça de consultar seu pediatra, mas, acima de tudo, tenha calma, ninguém nasce sendo especialista, mas quanto mais dedicação, paciência e amor você colocar nele, mais rápido você aprenderá.

Finalmente, uma dica extra: alguns truques como cortar as unhas do seu bebê após o banho, após uma massagem, dormindo ou acompanhado de música relaxante podem funcionar para alcançar esse momento de tranquilidade. Se houver duas pessoas para realizar essa "operação", também será mais fácil, uma vez que uma pessoa pode ser como "cinto de segurança" ou de animador infantil para que a criança se mantenha entretida.