Como identificar um problema na respiração do recém-nascido

A respiração do recém-nascido

Kimberly Clark Brand Mais Abraços // Quarta-feira 7 Outubro, 2020 // #bebe, #recem-nascido

Se você prestar atenção à respiração do recém-nascido, poderá descobrir o que está acontecendo nesse momento e o que espera que faça. Caso tenha um ritmo alterado, com certeza há um motivo, mas, também, há formas de normalizar a situação.

Uma das grandes necessidades do seu bebê recém-nascido é o oxigênio, mas você já deve ter notado que quando o bebê chora ou quando não consegue dormir, costuma alterar o seu ritmo de respiração. Respirar é uma tarefa muito nova para o bebê e não tão fácil como parece. O bom disto é que você pode ajudá-lo.

As alterações na respiração do bebê expressam para uma mãe aquilo que está sentindo e, também, o que ele precisa de você nesse momento. Se estiver angustiado, você notará que deixa entrar o ar em intervalos muito curtos. Ao contrário, se está zangado, alterna ritmos de respiração com gritos e choros no meio.


A respiração do recém-nascido: como acalmar o seu bebê?

Uma excelente maneira de acalmá-lo, de qualquer que seja a causa, é ajudá-lo a recuperar a sua respiração normal. Para isso, é recomendado que se afaste para um lugar tranquilo com o seu bebê nos braços e, uma vez que nada a distraia, comece a sincronizar a sua respiração com a dele.

O primeiro que você pode fazer é abraçá-lo e unir o seu peito ao dele. Prestar atenção à sua respiração e entrar no seu ritmo, sempre em silêncio, sem copiar os gritos e nem o choro. Aos poucos e sem precisar forçar, começará a respirar um pouco mais lento e continuará assim, até que perceba que o bebê compreendeu o que está acontecendo e a segue. O melhor é se manter assim até que escute e sinta um suspiro que anuncia que a calma chegou.

Um remédio alternativo quando tudo isso dá resultado: sair de casa e passear com o bebê. Ainda não foi encontrada uma explicação para o fato de que o vai e vem do carro ou do carrinho e a mudança de ambiente tenha um resultado mágico.