Estimulação precoce e seus benefícios

Estimulando o bebê com exercícios

Kimberly Clark Brand Mais Abraços // Quarta-feira 7 Outubro, 2020 // #bebe, #desenvolvimento, #exercicio, #estimulacao

Estimulação precoce

Os especialistas acreditam que desde a gestação até os oito anos, aproximadamente, o fortalecimento de nosso cérebro tem uma relação direta com a quantidade de conexões que são criadas entre neurônios.

No cérebro do seu bebê, os seus cinco sentidos funcionam como um canal, mediante o qual os estímulos do mundo exterior chegam aos seus neurônios. O cheiro da comida, uma carícia e, inclusive, o seu sorriso, ativam os neurônios e fazem que se conectem entre si.

Quando começar com a estimulação precoce?

Você pode começar desde o primeiro mês de vida, uma vez que comprove que os seus reflexos primários funcionam corretamente. Se você tem alguma dúvida, consulte o seu médico.

Como começar?

Fazendo um pouco de ginástica! É possível favorecer o desenvolvimento motor do seu bebê desde os primeiros meses. Tente com os seguintes exercícios de estimulação precoce:

  • Deite-o de bruços na sua cama e empurre suavemente com a sua mão um dos seus pés para frente, até que o seu bebê consiga movê-lo um pouco. Faça o mesmo com o outro pé. Isto fortalecerá a sua musculatura.

Meu bebê e estimulação precoce

  • Deite-o em distintas posições: direita, esquerda, de bruços e de barriga para cima. Mas atenção: não faça depois de alimentá-lo.
  • Ponha um móbile sobre o seu berço. Além de estimular a sua visão e atenção, com o tempo tentará esticar-se para alcançá-lo, praticamente estará se exercitando sozinho!
  • Se o clima for favorável, deixe que use a menor quantidade de roupa possível! O excesso de roupa pode dificultar os seus movimentos.
  • Quando estiver deitado, segure as suas mãozinhas, junte-as e logo as separe lentamente, como se estivesse aplaudindo. Faça o mesmo com as suas pernas.
  • Deixe-o brincar na hora do banho! Comprove que esteja seguro e permita que aproveite a água, sem dúvidas estará encantado de bater as pernas e de jogar objetos na banheira.

Estes pequenos exercícios a ajudarão a estimular o seu bebê, física e mentalmente, desde as suas primeiras semanas.