Palavras de uma nova mãe

Seu bebê não será o único a aprender novas palavras.

Kimberly Clark Brand Mais Abraços // Sexta-feira 11 Setembro, 2020 // #desenvolvimento, #maternidade, #dicas

SEU BEBÊ NÃO SERÁ O ÚNICO QUE APRENDERÁ NOVAS PALAVRAS

Ser mãe é entrar em um mundo onde você descobrirá milhares de coisas bonitas ao lado do seu bebê, incluindo uma nova linguagem que permitirá que aprenda uma maneira melhor de expressar seu amor ao seu pequen@ através de seus cuidados. É por isto que reunimos um glossário com algumas das palavras que precisa saber se você é uma nova mãe.

 

Glosario para mamás primerizas

As 10 palavras que apresentamos a você abaixo vão deixa-la um passo à frente na maternidade. Aprenda-as!

  1. Ablactação: Estágio em que alimentos sólidos são gradualmente introduzidos na dieta do seu bebê (sem deixar o leite). Recomenda-se iniciá-lo após seus primeiros 6 meses.
  2. Apgar: Total de pontos que seu pequen@ recebe na avaliação de seus reflexos, coração, respiração, força muscular e coloração. Cada item é igual a 2 pontos (para adicionar um total de 10) e é normal que um recém-nascido tenha entre 8 ou 9 qualificações.
  3. Colostro: Leite amarelado, grosso e rico em anticorpos, proteínas, vitaminas, minerais e antioxidantes que ativam o sistema imunológico do seu bebê, protegendo-o de infecções. Ele sai nos primeiros 7 dias após o parto.
  4. Crosta láctea: Os médicos chamam de dermatite seborreica ou seborreia e são escamas brancas (tipo caspa) em seu couro cabeludo que saem porque produz muita gordura. Em geral, não causa desconforto e é removido por si só.
  5. Estrabismo: Desvio conhecido como olhos vesgos que ocorre em virtude da imaturidade dos músculos oculares. Comumente os bebês param de apresentá-lo em torno de 3 meses.
  6. Icterícia: Coloração amarela da pele e membranas mucosas do nariz e dos olhos. Ocorre por causa de uma alta concentração de bilirrubina no sangue que o fígado é responsável por eliminar. Desaparece entre a semana 4 e 6 da vida.
  7. Lanugo: Cabelo fino que cobre todo o corpo do seu pequenin@ durante a gravidez, funciona como uma camada protetora e desaparece depois de duas semanas do nascimento.
  8. Mecônio: É o cocô que acumula seu bebê durante a gravidez e expulsa nos primeiros 3 ou 4 dias de vida. Primeiro é preto e depois esverdeado; geralmente é solto e acompanhado por vestígios de líquido amniótico e pode até ter um pouco de sangue.
  9. Moleira: Também é conhecida como uma fontanela e é a separação entre os ossos do crânio do seu bebê, onde ainda não se fecharam porque deixam espaço para o cérebro crescer. Esses ossos se unirão entre 12 e 18 meses de idade.
  10. Triagem neonatal: Teste para revelar doenças e variações no metabolismo, hormônios, sangue e sistema imunológico do seu pequen@. Deve ser feito entre 4 e 7 dias de vida.

Como você pode ver, seu bebê não será o único que aprenderá novas palavras. Embora possa parecer assustador, você verá como ao longo do tempo muitos termos que ouviu em sua vida se tornarão tão familiares quanto a primeira vez que você ouve seu filho dizer: Mamãe.