Como dormir um recém nascido

10 recomendações para fazer com que o sono do seu bebê dure a noite toda

Kimberly Clark Brand Mais Abraços // Quarta-feira 7 Outubro, 2020 // #cuidados, #bebe

Conseguir que o seu bebê durma tranquilamente é um processo único e não vem com uma receita mágica. Para lhe ajudar nessa tarefa, compartilhamos 10 recomendações que o ajudarão a encontrar a fórmula para garantir a qualidade de sono do seu bebê:

Trabalhe em equipe

Se você tem um companheiro, é momento de trabalhar em equipe. Desta forma, ambos estarão mais descansados para atender às tarefas de rotina do sono do bebê. Lembre-se que eles podem sentir as suas emoções, assim que os dois pais esgotados no mesmo quarto não significa, necessariamente, maior tranquilidade para o seu pequeno e se revezar não tem nada de mau.

Realize trocas de fralda rápidas no meio da noite

Procurar uma lençol limpo para o berço, depois de que o seu bebê molhou a fralda, pode ser cansativo no meio da noite. Além disso, você corre o risco de que ao acender a luz o seu bebê acorde. Use um lençol para berço normal, uma almofada absorbente descartável e, outro lençol por cima. Desta maneira, você pode trocar a almofada e lençol superior rapidamente sem que o seu bebê acorde.

Providencie o ruído branco para o sono do bebê

O ruído branco é um som constante e uniforme que é prazeroso, como as ondas do mar ou o som da chuva. Um aparelho para reproduzir o de ruído branco transforma um quarto em um ambiente parecido ao útero e amortece o barulho e a luz do exterior. Consiga-a nas lojas de artigos para bebê e deixe-a perto do berço para que o sono do seu bebê seja mais prazeroso.

Envolva o seu bebê em uma manta

Desde o nascimento até aproximadamente os quatro ou cinco meses de idade, os bebês possuem de forma inata um reflexo de sobressalto. A sensação de queda provoca movimentos espasmódicos e, o bebê acordará incidentalmente. Envolva o seu bebê em uma manta fina e evita que se assuste.

Ajuste a temperatura ideal

Todos nós gostamos de dormir em um quarto fresco, inclusive os bebês. Por isso, recomendamos manter a temperatura entre os 20-22°C.

Ajuste os horarios

A primeira ideia dos pais é tentar que o seu bebê durma tarde. Mas, para que isso funcione, todo o horário do bebê deve se ajustar. Isto é, as suas mamadas, cochilo e banho, devem ser mais tarde durante o dia. Assim, em umas semanas, o relógio biológico do seu bebê se acostumará ao novo horário.

Não perca a chupeta de vista

Talvez não exista algo mais frustrante do que acordar no meio da noite com o choro do bebê e não consegui-lo fazer dormir porque não encontra a sua chupeta. Caso o seu bebê seja adepto das chupetas, não a perca de vista!

Adaptar ao berço

Antes de completar os 6 meses de vida o bebê nem sempre se adapta ao berço e é provável que você se perca boas horas empurrando o carrinho para que ele se acalme e por fim pegue no sono acalmado pelo movimento. É normal, não se preocupe. Até os 6 meses o seu bebê começará a desenvolver os seus hábitos de sono.

Relaxar antes de dormir

Ainda que dissemos que não há receita mágica para propiciar o sono do seu bebê, a combinação de um banho relaxante, contato pele-a-pele e uma última mamada antes de deitá-lo na sua caminha poderiam dar ao seu bebê tudo o que precisa para relaxar e dormir mais facilmente.

Atente-se para o seu ritmo biológico

Você deve aproveitar o momento. Aprenda a seguir o ritmo biológico do seu bebê e observe com cuidado os sinais de cansaço no momento certo, porque, se não for assim, você pode se cansar além da conta, fazendo que o seu cérebro comece a trabalhar mais, o que provocaria que o pequeno acorde novamente.

Faça o sono do seu bebê mais agradável com as recomendações da nossa lista e conte para nós nas nossas redes sociais como você e o seu bebê dormem mais profundo cada dia. Mais abraços!