Ultra-som e ultra-sonografia na gravidez

Ultrassom na gravidez: entenda os tipos e recomendações por fase gestacao

Kimberly Clark Brand Mais Abraços // Sábado 4 Janeiro, 2020 // #gravidez, #ultrassom, #estagios, #cuidados, #gestacao

Nos seus controles médicos será necessário realizar uma série de ultrassons pré-natais ou gestacionais que são úteis para acompanhar o desenvolvimento do seu bebê no ventre. Geralmente, são realizados três ultrassons durante a gravidez, mas o seu médico é que vai decidir quantos e quando será necessário.

Ultrassom gestacional no primeiro trimestre

No primeiro é onde se confirma a presença de um bebê (ou mais!), onde está localizado, o seu ritmo cardíaco e, também, permite estimar o tempo da gestação e estabelecer uma data aproximada de parto.

Ultrassom gestacional no segundo trimestre

O segundo ultrassom é muito importante porque a esta altura já é possível descartar problemas de formação no bebê. O seu obstetra poderá observar o bebê desde distintos ângulos, confirmando que não tenha nenhum problema e, até é possível ver o seu sexo, no caso que você queira saber. Também, é possível detectar cistos de ovário, problemas renais, gravidez ectópica.

Ultrassom gestacional no terceiro trimestre

É chave para saber a posição do bebê antes do parto e garantir que não tenha o cordão umbilical enrolado nele. É a melhor forma de acompanhar o crescimento saudável do seu bebê e de preparar o parto da forma mais adequada para os dois.

Tipos de ultrassom gestacional

O ultrassom transvaginal, é o seu médico que vai determinar se é necessário utilizá-lo. Geralmete é realizado no começo se o seu bebê for muito pequeno porque permite ver tudo mais nítido e detalhado.

O ultrassom abdominal é o mais usado e é realizado através de um aparelhinho que o seu médico vai ir passando sobre o seu ventre. Este, através de ondas sonoras, vai mostrar a imagem em duas dimensões do seu bebê.

Graças à tecnologia agora também é possível ver o seu bebê em 3ª e 4ª dimensões. Desta forma você pode ver as suas feições e todo o seu corpinho mais detalhadamente, permitindo descartar malformações.

Este tipo de ecografia também não representa nenhum risco para o seu bebê. Pode ser realizada em qualquer momento da sua gravidez, mas é recomendável que o faça entre o sexto e o oitavo mês porque ele está mais desenvolvido e em mais movimento.

Os ultrassons não são úteis apenas a nível médico, mas, também, permitem a oportunidade de tener o seu primeiro contato visual com o seu bebê. Você pode escutar os batimentos do seu coração a partir da sexta ou sétima semana de gravidez, ver como se mexe, se chupa o dedo ou se está fazendo língua. Ver a primeira foto do seu bebê é um momento muito emocionante para você e o seu companheiro.