Dieta para grávidas vegetarianas

Sou vegetariana e estou grávida

Kimberly Clark Brand Mais Abraços // Segunda-feira 3 Fevereiro, 2020 // #alimentacao, #dicas, #cuidados

SOU VEGANA E ESTOU GRÁVIDA

Devo comer carne novamente pelo meu bebê?

Sim, durante a gravidez, você deve prestar muito mais atenção à sua dieta, uma vez que agora precisará de nutrientes essenciais para o bom desenvolvimento e crescimento do seu bebê. À primeira vista, pode parecer que o veganismo não se encaixa dentro de “alimentos nutritivos”; no entanto existem alternativas sem deixar de lado seu estilo de vida.

O ponto principal pelo qual o veganismo é “malvisto” durante a gravidez é porque em sua dieta não possui proteínas animais e que são necessárias para o crescimento do seu pequen@ e a produção de leite materno. É fato que este tipo de proteína não é tão indispensável quanto se acredita, atualmente existem muitos alimentos veganos que contêm quase os mesmos nutrientes.

Enquanto a dieta vegana pode cobrir todas as fontes nutricionais que precisamos, existem algumas que só podem ser obtidas a partir de alimentos de origem animal.

Isto não significa que você deve consumi-los em carne, mas deve substituí-los por suplementos que os contêm para não descompensar sua dieta.

Abaixo, explicamos para você

Ferro: O que vem de vegetais é menos absorvido, por isto é necessário maximizar sua absorção adicionando vitamina C.

Ácidos graxos essenciais Ômega 3 (EPA e DHA): Para compensar isto, você deve consumir sementes e grãos como nozes, amêndoas, gergelim, linhaça, girassol ou sementes de abóbora (não torradas), azeite virgem e algumas algas.

Vitamina B12: Normalmente você pode encontrá-la em suplementos, mas também em alga espirulina, no Tempê, levedura de cerveja, embora menos ativa.

Você deve prestar muita atenção a quais alimentos contêm os nutrientes que precisa e complementar sua dieta com alguns suplementos importantes. Tudo isto para garantir que tenha uma dieta abrangente e, para ajudá-la a conseguir, compartilhamos os nutrientes que precisa e quais alimentos vegetais os contêm.

Cálcio:

O cálcio está presente em uma grande variedade de alimentos além do leite. Legumes verdes folhosos (espinafre, acelga, brócoli), nozes e sementes (amêndoas, sementes de gergelim), tofu (“queijo de soja”) e frutas desidratadas são muito boas fontes de cálcio para veganos.

Ferro:

O mineral é naturalmente encontrado em sementes, nozes, legumes, missô, cereais, frutas desidratadas, melaço, algas marinhas, salsa e outros vegetais de folhas verdes escuras.

Ácido fólico:

A dieta vegana tem inúmeras fontes de ácido fólico: germe de trigo, vegetais de folhas verdes escuras (brócoli, espinafre, agrião), extratos de levedura e levedura, nozes, ervilhas, feijões, laranjas, tâmaras, abacates, grãos integrais.

Vitamina B-12:

É encontrada em alimentos fortificados, como extratos de levedura, leite de soja, margarinas veganas (feitas a partir de óleos vegetais), hambúrgueres veganos. Alimentos fermentados (tamari, missô e Tempê) e algas (hijiki, wakame). Cereais fortificados com vitamina B-12 (cacau, cereais foliares, etc.).

Se você é vegana, precisará manter contato constante com seu médico para que lhe recomende alguns suplementos, se necessário, bem como as quantidades de alimentos vegetais que precisa adicionar à sua dieta. Não é impossível, mas é preciso um pouco mais de esforço para consumir todos os nutrientes que você e seu bebê precisam.