Você pode ter relações com 9 meses de gravidez

Sexo na gravidez: dicas para o segundo trimestre

Kimberly Clark Brand Mais Abraços // Sábado 4 Janeiro, 2020 // #gravidez, #sexo, #saude, #cuidados

Você está na 20ª semana de sua gestação, isso significa a metade da sua gravidez!

A não ser que o médico tenha indicado suspender as relações sexuais durante a gravidez, a vida sexual não precisa sofrer graves consequências durante a gravidez.

O sexo faz bem e ajudará você a seguir tendo uma excelente relação com o seu companheiro. Muitos pais pensam que tendo relações podem afetar a saúde do seu bebê; os pais se sentem incômodos porque acham que a situação pode ser dolorosa e expor à sua mulher a mal-estares desnecessários.

O sexo durante a gravidez é saudável ajuda a controlar a ansiedade, melhora a autoestima e diminui a pressão arterial. Converse com o seu companheiro sobre as suas necessidades e inseguranças e juntos saberão lidar com essa nova fase da melhor forma possível. Em caso de gravidez de alto risco talvez seja necessário cuidados extras e, neste caso, as recomendações médicas são de extrema importância.

Entenda as mudanças no corpo da mulher na 20ª semana da gestação

  • À medida que o seu ventre cresce também aumentam os sintomas da gravidez. Observe que quase chega até o umbigo (aos poucos começa a desaparecer a sua forma normal). Por debaixo do mesmo a linha escura que você já tinha percebido faz algumas semanas se torna mais visível.
  • Na gravidez as recomendações alimentares são de extrema valia para o desenvolvimento de um bebê saudável. Os nutrientes que deve ingerir em maior quantidade para uma gravidez saudável são as proteínas, o ferro, o cálcio, o magnésio e o ácido fólico. Estes elementos são fundamentais para o desenvolvimento da estrutura óssea, do funcionamento neural, do sistema imunológico e da completa maturação dos órgãos do bebê.
  • Algumas mulheres têm mudanças temporárias na sua visão durante a gravidez devido ao aumento da quantidade de água nos olhos. Se você usa lentes de contato, elas podem se tornar um pouco incômodas.
  • Seguramente você já percebeu que o pelo do seu corpo e o seu cabelo, em especial, mudaram: ficaram mais brilhantes e grossos.

O desenvolvimento do feto na 20ª semana da gestação

  • O seu bebê mede agora uns 17 centímetros e pesa em torno de 300 gramas
  • Nesta etapa acontece o processo de desenvolvimento fino dos sentidos a nível cerebral (gosto, olfato, audição e o tato).
  • A pele começa a perder a sua transparência, debaixo da capa de lanugem.
  • Seguramente você se lembra que a lanugem é uma espécie de penugem que cobre o corpo dos bebês e que serve para proteger a pele. Muitos bebês nascem com esta penugem e outros o perdem antes de nascer.
  • Por outra parte, os seus pulmões e o tubo digestivo estão maturando.
  • O seu cérebro já possui 30.000 milhões de neurônios.

Tentamos ser o mais precisos possível, mas, considerando que as taxas de crescimento e desenvolvimento da gravidez são ocasionalmente diferentes em cada mulher, recomendamos que você leia sobre a semana da sua gravidez com uma margem de uma semana adiante e uma semana para trás. Se você tiver alguma dúvida adicional, consulta o seu médico.