Quantos sutiãs maternais você precisa

Tudo sobre sutiãs de amamentação

Kimberly Clark Brand Mais Abraços // Quarta-feira 20 Maio, 2020 // #mamae, #cuidado, #sutia, #amamentacao, #leite, #auto-estima

Ao escolher um sutiã de amamentação, as opções são infinitas. Não pense que porque você está grávida precisa deixar o estilo. Hoje em dia, os sutiãs de amamentação são revolucionários, por isso não há razão para não encontrar um que se ajuste a seu gosto e que faça você se sentir muito bem.

Você que sempre usou o mesmo tamanho de sutiã desde a adolescência, vai se surpreender com essa novidade, pois está grávida e as coisas aumentaram de tamanho, e os seios não escaparam.

Nesta fase seria importante consultar um especialista no assunto para ajuda-la na escolha do número de sutiã ideal para o seu tamanho. Geralmente, eles podem ser encontrados em grandes lojas ou nas lojas especializadas em lingerie, assim você não precisa ir muito longe.


Por que preciso de um especialista para comprar um sutiã de amamentação?

Deixe a modéstia de lado na hora de comprar um sutiã para amamentação, é muito arriscado comprar o estilo e forma inadequados.

Lembre-se que os funcionários que trabalham vendendo lingerie e roupa íntima de maternidade quase sempre são mulheres, e muitas vezes, têm a própria experiência pessoal para compartilhar. Elas têm experiência no assunto e farão com que se sinta superconfortável!

Tenha em mente que ainda que esta seja uma experiência totalmente nova para você, é algo que as vendedoras fazem todos os dias. Deixe que elas saibam que você é tímida ou que está incômoda. Você se surpreenderá como elas irão te ajudar a sentir-se mais relaxada.

Quando devo comprar um sutiã de amamentação?

Um sutiã de amamentação mal ajustado pode gerar tensão no pescoço, nos ombros e nas costas, e acredite, muitas mulheres só percebem que existem alternativas quando provam um sutiã mais cômodo.


No primeiro trimestre de gestação, as alterações na mama são nítidas. É normal que os seios fiquem maiores e mais sensíveis. As alterações podem variar, porém o aumento de tamanho é quase uma regra.

As alterações nas mamas durante a gravidez ocorrem dentro dos primeiros quatro meses, tempo suficiente para necessário para os hormônios que levam às mudanças mais dramáticas começarem a se estabilizar.


As alterações hormonais e aumento de peso dos seios são essenciais para a gestação, pois preparam os seios para o aleitamento. As alterações repentinas das mamas — tamanho e a forma — são desconfortáveis e, caso não estejam suportados de forma correta, podem acarretar problemas. Caso você não seja fã de sutiãs, e use unicamente tops ou camisetas, é importante que você tenha que pensar um pouco melhor a respeito.


Por que devo comprar um sutiã de amamentação?

Os sutiãs de amamentação se diferem dos sutiãs do dia a dia pois são desenhados para sustentar um peso muito maior, por isso, não contêm aros rígidos e tendem a ter alças mais largas e mais opções de ganchos, em suma, os sutiãs são muito diferentes dos sutiãs convencionais e podem, com certeza, terem um aspecto incrível e fazer você se sentir maravilhosa.

Terei problemas caso decida por não usar o sutiã de amamentação?

Você não precisa se preocupar com isso, se usa ou não sutiã, isso é um problema que desrespeito a você. Algumas mulheres não suportam o uso do sutiã de amamentação pela irritação das alças ou pela sensação de desconforto.

No entanto, o uso de um sutiã de amamentação, sem dúvida, ajuda a evitar que o tecido mamário estique ajudando a reduzir a flacidez, ser mais discreta e dar uma melhor silhueta ao seu corpo.

O que devo procurar ao comprar um sutiã de amamentação?

Três palavras responderão a esta pergunta: comodidade, suporte e aparência, cada um destes fatores é igualmente importante.

Que mulher nunca passou pela experiência de usar um sutiã incômodo e quando isto aconteceu, precisou retirá-lo para conseguir focar em outras coisas?

Que mulher nunca entrou na sua casa, depois de um longo dia, para tirar o sutiã e sentir um grande alívio?

Para as mulheres com seios grandes, ter o suporte de um sutiã bem construído significa que podem sentir o oposto: percebem que tirá-lo é muito incômodo. Algumas mulheres, inclusive, usam sutiã quando dormem, assim que para mulheres que nunca passaram por isso, pode ser que mudem de ideia durante a gravidez.


Posso usar os mesmos sutiãs de amamentação para todos as minhas gestações?

É possível, sempre e quando estiverem em bom estado e não tiverem perdido a sua capacidade de suporte. Muito uso e lavagem estraga as fibras e como qualquer outra peça, os sutiãs de gestação têm a sua vida útil.  Por isso, não tenha medo de jogar fora aqueles que não desempenham mais o mesmo papel e investir em novos e ainda melhores.


Lembre-se que se você já esteve grávida e amamentado antes, a forma dos seios terá mudado. Cada gravidez traz novas demandas e mudanças hormonais nos seios de uma mulher e pode ser que a taxa de crescimento dos seios seja diferente em cada gravidez.

Fatores importantes para ter em conta na hora de comprar um sutiã de amamentação


Um sutiã bem estruturado, com aro flexível, pode ser mais cômodo. Procure um que não se crave nos seios, que seja cômodo e não a limite.

Não ache que você precisa esquecer do gosto pessoal na hora de escolher o sutiã de amamentação. É primordial você gostar do sutiã para que se sinta maravilhosa ao vesti-lo.

Quando for comprar sutiãs de maternidade, escolha um que cubra os seios até embaixo. É importante que o peso dos seios esteja bem suportado em cada alça do sutiã.

Ao vesti-los, incline-se para frente e permita que os seios repousem sobre o bojo ao invés de puxar o sutiã de cima para baixo sobre os seios para logo levantá-los sobre o bojo.

Os tamanhos dos sutiãs se classificam de acordo com as dimensões do corpo. Assim, por exemplo, o tamanho 34 ou 36 se refere à medida do torso e as letras A-B-C-D… se referem ao bojo de acordo com o tamanho do seio. O tamanho do bojo e o tamanho do torso devem estar claramente indicados na etiqueta individual de cada sutiã, já que não há consistência entre os dois.

Se você precisar de um tamanho maior para o torso, pode ser que tenha que diminuir um pouco o tamanho do bojo. Assegure-se de que o sutiã não amasse os seus seios, é necessário que estejam separados e que cada um tenha o seu espaço.

Procure um tamanho de forma que o sutiã não suba na parte de atrás, ou seja, que não se sinta mais alto nas costas nem debaixo dos seios. Se isto acontecer, terá que ajustar as alças para que fiquem mais curtas e proporcionem mais apoio aos seios. Lembre-se da regra de ouro: se sobe nas costas, cai na frente. Esta é uma dessas regras de uso do sutiã que toda mulher deve conhecer, estando ela grávida ou não.

Se as alças estão apertando nos ombros, então podem estar muito curtas ou muito longas, assim que você deve ajustá-las.

Escolha um sutiã que seja feito por um fabricante reconhecido. A verdade é que as grandes marcas têm mais dinheiro para investir em pesquisa e desenvolvimento, fazendo com que os seus produtos sejam mais cômodos e duradouros. Ainda que o custo seja alto, pela sua duração vale a pena compará-los.

O sutiã deve estar confortável ainda quando os ganchos estejam fechados. Este deve permitir que as costelas e o diafragma se expandam enquanto você respira e à medida que avança a sua gravidez, geralmente, ao redor do segundo trimestre em adiante.

Não compre um sutiã que apertado imaginando que com o tempo ele alargue, comprar um sutiã não é como comprar um par de sapatos. Também não o compre pensando no tamanho dos seios quando estiver amamentando, use os ganchos e as alças para personalizar o sutiã de acordo com a forma e tamanho dos seios. Assegure-se de poder passar a sua mão dentro do sutiã para saber se há suficiente espaço para a expansão.

O sutiã deve se ajustar a você e não o contrário

A retenção de líquidos nos seios pode fazer com que os seios fiquem inchados e duros, principalmente, se ainda não produzem leite. Isto é muito comum no final do terceiro trimestre da gestação.

Os sutiãs tipo bustiê com sustentação, podem ser uma boa opção para as mulheres com seios pequenos. Os tops com sustentação são uma boa opção para dormir, pois não possuem ganchos que incomodam ao deitar-se.

Pratique abrir e fechar os fechos. Ainda que a maioria estejam desenhados para serem usados com apenas uma das mãos, alguns são ergonomicamente mais bem desenhados que outros. Tenha em conta que você vai passar muito tempo abrindo-os e fechando-os por isso faz sentido investir em sutiãs que facilitam esse processo.

A classificação de tamanho dos sutiãs de amamentação é a mesma que a dos sutiãs normais, não são tamanhos ou modelos maiores.


Sutiãs de amamentação ideais para cada trimestre

É muito provável que você tenha de comprar sutiãs novos pelo menos duas vezes durante a sua gravidez. Lembre-se que a maioria dos sutiãs de maternidade têm mais ganchos do que os normais, alguns têm até seis pares.

De 0 a 3 meses

Compre um sutiã de tecido elástico, sem costuras. Devido ao desenvolvimento glandular dos seios durante o primeiro trimestre, é importante ter um sutiã que estique e permita o crescimento dos seus seios. É possível que você queira pesquisar as opções de sutiãs tipo bustiê.

De 3 a 6 meses

Nesta etapa, o desenvolvimento do tecido mamário fica mais lento e a caixa torácica começa a se expandir. Assim que você pode perceber que o tamanho do bojo é coerente com o primeiro trimestre, mas o tamanho da lateral (torso) não. São ideais os sutiãs com aros flexíveis, não rígido, com muitos ganchos de ajuste e de bojo. Você, também, pode achar os tecidos elásticos mais cômodos, especialmente se os seus seios não são muito grandes.

De 6 a 9 meses

Os sutiãs que você comprar agora, devem durar pelo menos durante o primeiro mês de amamentação ou mais. Existem diferentes opções de sutiãs de maternidade com aros flexíveis (ou não) e bojo. Dê uma olhada nas opções de ajuste porque os sutiãs comprados nesta etapa deverão poder suportar os seus seios à medida que a amamentação avança.

Caso esteja procurando em lojas americanas poderá encontrar algo como sutiã de “enfermaria”, referindo-se à sutiã de amamentação.

Os sutiãs de amamentação são, em essência, de dois tipos. Um deles tem uma alça sobre o ombro que segura o bojo, quando é liberada, o bojo cai inteiro e expõe o seio. O outro, tipo triângulo, tem um desenho sobre o tecido no qual só o mamilo e uma parte do seio ficam expostos.

É essencial a escolha de um sutiã que ofereça um bom suporte e flexibilidade. O sutiã deve proporcionar apoio ao enchimento e esvaziamento da mama. As vezes é necessário utilizar conchas de amamentação coletoras para evitar o vazamento de leite.

Um sutiã de amamentação que tenha aros (ou não), seja elástico e sem costuras oferece mais conforto aos seios da gestante. Existe ainda o risco de desenvolvimento de mastite se o sutiã prejudica a drenagem linfática das regiões internas e externas dos tecidos mamários.


Alguns sutiãs são fabricados com aros flexíveis desenhados para dobrar com facilidade. Estes podem proporcionar apoio adicional sem o risco de machucar o tecido mamário e aumentar o risco de bloquear condutos ou desenvolver mastite.

Algumas mulheres optam por não usar sutiãs com aro durante a sua gravidez, mas quando chegam ao período de amamentação usam aqueles com aros flexíveis.


Dicas para comprar o sutiã sem estresse

Estar no momento certo para comprar os sutiãs de amamentação pode ser a chave deste impasse. Programe a compra do sutiã para que ocorra no início do dia, quando você está tranquila e de preferência, sem fome. Você precisará de energia mental e de concentração para tomar boas e sábias decisões, portanto, não se apresse.

Ao chegar em casa, se atente para não rasurar as etiquetas do sutiã e lembre-se de guardar a nota fiscal. Assim, se o sutiã não for confortável ou, caso você não esteja satisfeita com a compra, você ainda consegue devolvê-lo. Antes da compra é aconselhável revisar a política de devolução da loja.

Quantos sutiãs de amamentação devo comprar?

Se o seu seio está crescendo muito e você sentir que eles já não cabem no sutiã, então a opção é investir em uns sutiãs maiores e adequados.

Você consegue avaliar se está na hora de trocar pelas alças dos ombros e os ganchos das costas, nós nos acostumamos a usar os sutiãs com as alças e ganchos na mesma posição, mas lembre-se que estes têm diferentes opções de ajuste de acordo como o necessário.

Procure por uma marca que a faça sentir confortável e, considere comprar três deles, talvez em diferentes cores para ter mais variedade. Uma boa prática é ter um sutiã para usar, um limpo para trocar e um lavando.


Posso comprar os meus sutiãs de amamentação on-line?

É importante que você tenha em mãos as suas medidas e que já tenha provado um sutiã de amamentação em algum momento do passado. Seria melhor ainda se já tenha feito pesquisas on-line.

Todos sabemos que a numeração de roupas íntimas não é universal e há uma enorme variação entre marcas e desenhos. Mas, se você tiver certeza de que sabe o que é certo para você, em uma determinada marca e tamanho, então pode comprar on-line. Os preços variam e há bastante oferta.

As lojas on-line são excelentes e oferecem preços competitivos e descontos às mães grávidas já que são um mercado bastante competitivo. Portanto, não deixe de fazer as pesquisas prévias para ver e sentir o que é adequado para você, tome tempo para decidir quanto quer gastar. Não se esqueça de olhar as promoções e os saldos. Com frequência, é possível fazer uma boa economia durante os fins de temporada ou quando as coleções estão no fim.

Cuidando dos sutiãs de amamentação

Ainda que os fabricantes recomendem lavá-los à mão, que mãe que tem tempo para isso? No entanto, se você cuidar dos seus sutiãs de amamentação, estes cuidarão de você e durarão mais tempo do que se lavados na lavadora.

Evite a lavagem com água quente, isto só destruirá as fibras elásticas e qualquer fita que este tiver. Uma lavagem com água morna, em um ciclo suave e em uma malha de lavar roupas é suficiente.

Tenha o cuidado de fechar os ganchos antes de lavá-los para evitar que os arames se dobrem, isso, também, protegerá a sua lavadora.

# 2D # 3D # 20-semana # 26-semana # 3-meses # 41-semana # abdominal # abraco # abracos # acalma-lo # acucar # adaptacao # adaptar # afeto # ágil # agilidade # agua # album # alergia # aliementacao # alimentacao # alimento # alimentos # amamentacao # amamentar # amigos # amor # andar # anemia # anestesia # animal # aniversario # anomalias # ansiedade # apoio # aprender # armazenar # arroto # asfixia # ativa # atividade-fisica # atividades # atividadesfisicas # atividades fisicas # atividadesparabebes # audicao # autocuidado # auto-cuidado # autoestima # auto-estima # aviao # avos # azia # baba # banhar # banhos # bebe # bebê # bebe-prematuro # bebe-recem-nascido # bebes # bebe-saudavel # beleza # bem-estar # bercario # berco # bilirrubina # birras # bolsa # brincadeira # brincadeiras # brincar # brinquedos # brozeamento # brucos # bucal # cabeca # cabelo # cabelos # cadeirinha # cafe # caibras # calcio # calma # calor # canal # cancao # cancoes # cansaco # cansada # caracteristicas # carinho # carrinho # carta # casa # casais # casal # casorio # catapora # causas # cefaleia # cefalica # celulas-tronco # cerebral # cerebro # cesarea # cesaria # cesariana # cha # cha-de-bebe # checklist # choro # chupeta # cicatrizacao # ciencia # cigarro # ciumes # coceira # cognitivo # colestase # colestase-gestacional # colicas # colostro # comemoracao # comemorar # comida # comodidade # compahia # compaixao # companheiro # complicacao # complicacoes # compras # comunicacao # congelar # conselhos # consenso # construir # contagio # contemporanea # contracao # contracoes # contraindicadas # conversar # convidados # cordao # cordao-umbilical # corpo # cosmeticos # costas # creche # criacao # crianca # criancas # criatividade # cuidado # cuidados # cuidar # cultivo # cultural # data # decidua # decima # decimo-primeiro # decimo-segundo # decisao # decoracao # dedos # dente # dentes # denticao # dentista # depressao # dermatite # desafio # descansar # desejos-sexuais # desenvolviemento # desenvolvimento # desenvolvimentoatipico # desenvolvimentoinfantil # desenvolvimento infantil # desevolvimento # desfralde # diabetes # diabetes-gestacional # diagnostico # dicas # dieta # diferencas # dinheiro # disciplina # distancia # distanciamento # doencas # doencas-infecciosas # doente # domiciliar # dor # dor-de-cabeca # dores # dores-de-cabeca # dormir # drogas # ecografia # e-commerce # economia # ectopica # eczema # educacao # ejecao-fetal # embriao # emocao # emocional # emocoes # empreendedorismo # energia # engatinhar # engravidar # entrega # episiotomia # equilibrio # equipe # escola # escutar # espaco # especial # esperanca # espermatozoides # estimulacao # estimular # estimulo # estimulos # estocar # estomago # estresse # estrias # etapa # etapas # etapas-do-parto # eterno # exames # excercicio # exercicio # exercicios # exercitar # expulsao # extracao # fala # falar # familia # fases # fatiga # fator-rh # fecundacao # ferias # ferro # fertilidade # fertilizacao # feto # figado # filho # filhos # finanças # flora # forceps # forma # formacao # formula # fotografia # fotos # fralda # fraldas # fumantes # fumar # futuri # futuro # gases # gemeos # genero # genitais-femininos # gentileza # gestacao # gestacao gravidez # gestacao-multipla # gestacional # gestacoes # gestante # gestão # ginastica # glicose # gratidao # grave # gravida # gravidas # Gravidez # gravidez # gravidez-multipla # gravidz # Graviidez # Gravivez # gripe # habito # hemorragia # hemorroidas # hidratacao # higiene # higiene-feminina # hipertensao # hiv # hormonio # hormonios # huggies # humor # ictericia # ictericia-fisiologica # ikigai # importancia # importantes # incomodo # indicadas # inesperada # infantil # infeccao # iniciar # inovação # instintos # intelectual # intimidade # introducao # iodo # irmao # irmao-mais-velho # irmaozinho # jardim # kegel # laboratorial # leite # leite-materno # leitura # lembranca # lembrancas # ler # licenca-maternidade # limpeza # linguagem # liquido # liquido-amniotico # lista # livros # loja # mae # maes # mala # mal-estar # mamadeira # mamae # mamilis # mamilos # manchas # marketing digital # massagem # massagens # maternidade # maternindade # materno # medicacao # medicamento # meditacao # meditar # memorias # menina # meninas # menino # meninos # menstruacao # mental # mente # metodomontessori # mimam # mineral # moderna # momentos # montessori # motor # motoras # movimentos # mucoso # mudancas # mudancas-hormonais # mulher # mulheres # multipla # musculos # musica # musicainfantil # nao-planejada # nariz # nasal # nascimento # natação # naturais # natural # nausea # nervos # neurologico # neuronios # noite # noiva # nome # nomes # nona # normal # nutricao # nutrientes # obstetra # oitava # olfato # online # opinioes # organizacao # organizar # orgao # ortopedico # ossos # ovulacao # ovulo # pai # papinha # parteira # parto # parto-em-casa # parto-multiplo # parto-natural # partos-multiplos # parto-vagina # passeios # passinho # passinhos # passos # paternidade # paterno # pe # pediatra # pele # pelves # peso # ph # pirraca # placenta # planejamento # planejamento financeiro # posicao # pos-natal # pos-parto # poupar # pre-eclampsia # prematuro # pre-natal # pre-parto # presentes # pressao-arterial # prevencao # primeira # primeira-semama # primeiro # primeiros-dias # primeiros passos # probabilidade # propósito # protecao # prurido # puerperio # pulmoes # qualidade # quantidade # quarentena # quarto # quinta # receitas # recem-nascido # recem-nascidos # recordacao # redescobrir-se # reflexos # refluxo # relato # relaxar # relaxoes-sexuais # relaxr # repouso # respiracao # respirar # restaurante # revelacao # rh # risco # riscos # ritual # rotina # roupas # sabonetes # saidas # sal # sangramento # sangramento-de-implantacao # sangue # saudavel # saude # saude-mental # saude-oral # segundo # segundo-trimestre # seguranca # seios # semana # sensacoes # sentidos # setima # sexo # sexta # sexto-mes # sexual # silabas # sinais # sindrome # sintomas # social # socializacao # solidos # som # sonho # sono # sons # suplementacao # suplementos # supreme # surpresa # sutia # tamaho # tampao # tato # tecnologia # tela # temperatura # tempo # tentante # terapia # terceiro # termometro # teste # timidez # tornar-se # trabalhar # trabalho # trabalho-de-parto # trabalho-parto # transicao # transplante # transvaginal # tratamento # tratamentos # trauma # treinamento # trigemeos # troca # troca-de-fraldas # trompa # truques # tummytime # ultimo # ultrassom # unhas # urina # urinaria # urticaria # utero # vacina # vacinacao # vacinas # vagina # vaginal # vaidade # varizes # vegetariana # veia # ventre # viagem # viajar # vida # vigilia # virtual # virus # visao # visão # visitacao # vomitos # vulva # yoga