Tendo insônia na gravidez

Dicas para evitar insônia no último trimestre da gravidez.

Kimberly Clark Brand Mais Abraços // Sexta-feira 4 Setembro, 2020 // #saude, #gravidez, #parto

DICAS PARA EVITAR A INSÔNIA NO ÚLTIMO TRIMESTRE DA GRAVIDEZ

Certamente, nestes meses você sofreu problemas de insônia por causa do desconforto natural da gravidez: náuseas, vômitos, desejo constante de urinar, dor nas costas, cólicas e azia, entre outros. Mas ultimamente adormecer parece um desafio. Fique tranquila, é mais comum do que você pensa, mais de 80% das mulheres grávidas sofrem com isso no último trimestre em virtude do grande esforço feito nestas semanas causado por:

 

  • Aumento de peso;
  • Movimento do feto;
  • Contrações Braxton Hicks ou “contrações falsas”;
  • Aumento da oxitocina;
  • Ansiedade por conta do parto e a saúde do bebê.

Não se desespere, esses problemas desaparecerão em algumas semanas. Não se esqueça de que um bom descanso é essencial para você e seu bebê. A insônia em futuras mães pode ser um fator de risco para hipertensão arterial e pré-eclâmpsia, diabetes gestacional, depressão e parto prematuro.

Cuide do seu corpo com as seguintes dicas que ajudarão você a se sentir melhor durante as últimas semanas de sua gravidez:

 

  • Estabeleça uma rotina de sono;
  • Realize exercícios ou caminhadas;
  • Evite refeições pesadas à noite;
  • Faça atividades que relaxam;
  • Tome alguma infusão relaxante;
  • Crie uma atmosfera ideal no seu quarto;
  • Evite cochilar;
  • Pratique técnicas de meditação;
  • Remova dispositivos eletrônicos como telefone celular ou televisão.

Insomnio en el último trimestre

Em relação às posturas de sono durante a gravidez, é importante que encontre a ideal para você, a que faça você se sentir confortável a noite toda. Algumas recomendações para dormir quando você estiver grávida incluem:

 

  • Dormir sobre o lado esquerdo ajuda a fluir o sangue mais facilmente para o útero e o bebê. Além disto, nesta posição os rins funcionam muito melhor, por isto irá ajudá-la com retenção de líquidos;
  • Coloque um travesseiro entre as pernas para manter sua coluna reta e evitar sobrecarregar todo o peso em uma perna. Você também pode apoiar sua barriga;
  • Colocar os pés para cima é uma das melhores posturas de sono se você tiver má circulação durante a gravidez, pois assim o sangue fluirá melhor e você evitará cólicas e desconforto por causa da inflamação;
  • Colocar dois travesseiros em sua cabeça irá ajudá-la a evitar refluxo ou qualquer outro desconforto relacionado à digestão.

Nervoso e ansiedade por conta da aproximação da chegada do seu bebê são válidos, mas não tente carregar isso sozinha, compartilhe tudo com seu parceiro, família ou amigos, isto irá ajudá-la a reduzir o estresse, tornando-se mãe em breve.