Frete grátis acima de R$200 (Válido para Sul e Sudeste).
Ter um estilo de vida saudável sempre é uma boa decisão e nesta etapa é ainda mais importante. A chave está em cuidar de cada detalhe da sua alimentação e aumentar o consumo de alguns nutrientes para que o seu pequeno se desenvolver com normalidade.
Sem dúvida, o cálcio será um dos nutrientes estrela durante a sua gravidez, já que ajudará no desenvolvimento dos ossos, dentes, coração, nervos e músculos do seu bebê. Além disso, reduzirá o risco de desenvolver a hipertensão e a ajudará a manter uma coagulação normal.
Com certeza, ao ler cálcio você pensou em leite e em outros laticínios, entretanto existem outros alimentos com igual ou maior contribuição deste nutriente. A seguir apresentamos uma lista com alguns alimentos que são ricos neste mineral.
Frutas e verduras
- Acelga
- Brócolis
- Couve-frisada ou repolho
- Edamame
- Agrião
- Espinafre
- Frutos secos
- Laranjas
- Melão
Peixe
- Sardinhas
- Salmão
- Camarão
Legumes.
- Feijão
- Grão-de-bico
Assegure-se de que a quantidade total de cálcio ingeridos por dia não ultrapasse os 2.500 mg, já que o excesso deste pode provocar prisão de ventre e aumentar o risco de desenvolver cálculos renais e afetar a sua capacidade de absorção de outros nutrientes como o ferro e o zinco.
Manter uma ingestão de cálcio adequada durante a sua gravidez não será suficiente para favorecer o desenvolvimento do seu bebê. Há outros nutrientes que são igualmente importantes, o ácido fólico e o ferro, os quais são indispensáveis na sua dieta diária para ajudar na formação do sistema nervoso central e da coluna do seu pequeno.
Alguns médicos recomendam tomar multivitamínicos pré-natal, se você não tem certeza de querer tomá-lo, cuide muitíssimo da sua alimentação e comente com o seu médico qualquer alteração ou mal-estar que você perceber. Não se esqueça de seguir consumindo cálcio mesmo que esteja chegando ao fim da a etapa de amamentação, já que você precisará do consumo deste mineral para prevenir a osteoporose.