Sintomas horas antes do parto

Os sinais do trabalho de parto: como reconhecer que a hora chegou

Kimberly Clark Brand Mais Abraços // Quarta-feira 20 Maio, 2020 // #parto, #sinais, #contracoes, #dores, #bolsa

Para a maioria das mulheres, a primeira etapa do parto é a mais longa e, consequentemente a mais difícil devido as contrações do útero para dilatação do colo uterino — músculo entre o útero e a vagina — é necessário que este se dilate pelo menos 10 centímetros para que o bebê possa sair.

O parto, da mesma forma que o nascimento, é uma experiência única para a mulher e existem vários sinais que antecedem a sua chegada. É fácil confundir os indícios do “pré-parto” com o parto em si.

Os 3 sinais que indicam o início do trabalho de parto

Perda do Rolhão ou tampão mucoso

Quando o “rolhão mucoso” — secreção que fecha a entrada — do colo uterino se desprende, você sentirá uma descarga que, normalmente, contém uma pequena quantidade de sangue e mucosidade. Para algumas mulheres, isto antecede o início dos trabalhos de parto; para outras, pode ocorrer alguns dias ou, inclusive, semanas antes do trabalho de parto. Caso esse seja o seu caso, a orientação é que procure a ajuda médica com urgência.

Rompimento da bolsa

Imediatamente após a ruptura da bolsa, o líquido amniótico vaza pela vagina, o fluxo pode variar de intensidade.

A ruptura prematura das membranas fetais — pré-termo — é definida como perda de líquido amniótico antes do início do trabalho de parto, em gestações com menos de 37 semanas. Esta patologia ocorre em cerca de 5-10% das gestações. A ruptura prematura de membranas pré-termo predispõe ao parto prematuro, e é geralmente indicado em caso de infecção ou comprometimento fetal, independentemente da idade gestacional.

Em 90% das gestações das vezes as mulheres dão à luz em um período de 24 horas após a ruptura.

O maior sinal do trabalho de parto é o início das contrações doloridas e regulares. As primeiras contrações se assemelham às cólicas menstruais, ou uma dor que se inicia nas nas costas. Quando o intervalo de tempo entre uma dor e outra e outro for de três a cinco minutos, é hora de correr para a maternidade. Essas contrações diferem das outras por serem ritmadas e dolorosas – o desconforto se assemelha ao de uma cólica renal ou uma dor de barriga forte, que começa nas costas e termina na frente. Cada uma dura cerca de 30 a 40 segundos.

As contrações provocam a dilatação do colo uterino, mas acontece de a barriga contrair sem a gestante sentir dor e, portanto, não perceber que está dilatando. No trabalho de parto, espera-se que a dilatação evolua 1 cm por hora, até chegar a 10 cm.

As mulheres com contrações mais fortes e dolorosas, são aquelas que farão mais esforço para realizar o parto. As contrações, normalmente são sentidas como um tensionamento gradual do abdômen e, com frequência, são descritas como cólicas, mais fortes.

Durante as contrações é difícil respirar ou mover-se até que finalmente ela passa, quando o parto se inicia, as contrações durarão em torno de 40 segundos e, terão uma frequência de, aproximadamente, 10 minutos. Quando estiver pronta para dar à luz, cada contração durará mais de um minuto e terão uma frequência de menos de um minuto.

A primeira etapa do parto

O parto com o seu primeiro filho é, geralmente, mais longo do que com o segundo e do que com os seguintes. Para o primeiro filho o parto dura em média entre 12 e 14 horas. Entretanto, é normal que dure entre 2 e 24 horas.

A primeira etapa do parto é geralmente a mais longa e pode ser dividida em 3 fases distintas:

Primeira etapa do parto: a fase precoce

Na fase precoce as contrações são relativamente leves e começam com uma frequência de uns 30 minutos. Após algumas horas as contrações serão mais frequentes e mais fortes até alcançarem 5 minutos.

Nesta fase as mulheres começam a preparar a ida ao hospital, é importante manter o contato com o médico para. Entender o momento certo da partida.

Caminhar e respirar entre uma contração e outra pode ajudar a aliviar os sintomas.

Se preferir descansar para poupar energia para o parto, deitar-se sobre o lado esquerdo beneficia a drenagem linfática.

Caso sinta fome evite ao máximo comidas gordurosas e ácidas, opte por carboidratos fáceis de serem ingeridos. É importante que você se hidrate, preferivelmente com água e bebidas sem açúcar.

Primeira etapa do parto: a fase ativa do parto

Na fase “ativa” do parto, as contrações terão uma frequência de, aproximadamente, 4 e 5 minutos e uma duração de 1minuto. Neste momento a recomendação é correr para o hospital. Esta fase, dura até que a dilatação evolua até chegar à marca dos 4-8 cm.

Já em repouso, as gestantes lidam com as contrações se acomodando de acordo com a intensidade dos espasmos. Às vezes uma posição funciona melhor até determinado ponto, mas para as contrações seguintes pode ser necessário acomodar-se de outra forma. São estas contrações que empurram o bebé através do canal de parto até que este nasça.

Durante a fase ativa, procure acomodar-se de forma a fazer leves movimentos de quadril ajudando enquanto a natureza faz o trabalho de empurrar o bebê para baixo.

As mulheres relatam que a respiração ajuda a lidar com as contrações, respire profundo durante o princípio da contração e exale ao longo do pico de cada uma. Respire lenta e tranquilamente entre cada contração.

Na fase ativa as mulheres não conseguem caminhar ou falar durante as contrações e, normalmente, preferem se concentrar no parto ou preparar-se para a próxima “onda” de contrações.

Primeira etapa do parto: a transição

O final da primeira etapa está marcado pela entrada na fase de transição.

As contrações serão mais longas, mais fortes e mais frequentes, normalmente, com uma duração de 90 segundos e uma frequência de, aproximadamente, 2 e 3 minutos.

A transição é um período muito intenso do parto, tende a durar muito menos que as outras fases do parto — variando de 10 minutos a 2 horas — tempo durante o qual o colo uterino se dilata evoluindo à marca de 10cm.

Normalmente o colo uterino demora mais tempo para alcançar os 5cm do que que os últimos centímetros restantes.

Ao final da primeira etapa, colo uterino encontra-se dilatado, o suficiente para a passagem do bebê.

Durante o parto o seu médico irá monitorar a resposta do bebê, por meio do seu ritmo cardíaco.

Isto é possível mediante uma revisão periódica do seu abdômen com um instrumento especial chamado estetoscópio de Pinard ou mediante uma faixa através do seu abdômen que está conectada a um monitor fetal eletrônico (EFM) que monitora o ritmo cardíaco do bebê. Às vezes é usado um monitor interno, usando um eletrodo aderido ao crânio do bebê para transmitir os sinais vitais que são mostrados no EFM.

Para algumas mulheres, em especial as que se movem mais durante o parto, a faixa do monitor fetal é um grande incomodo, e por esta razão, os médicos usam por um período determinado, por exemplo, 30 minutos, a não ser que existam claras preocupações em relação à reação do bebê ao parto.

É muito importante que durante a primeira etapa do parto a mãe esteja o mais cômoda possível, sentindo-se segura e recebendo o suporte de familiares.

Estar com o seu companheiro e/ou amigo de confiança, da mesma forma que com um profissional de saúde, pode ser de grande ajuda, em especial, se este sabe o que está fazendo e, talvez tenho assistido as aulas de preparação para o parto com você.

# 2D # 3D # 20-semana # 26-semana # 3-meses # 41-semana # abdominal # abraco # abracos # acalma-lo # acucar # adaptacao # adaptar # afeto # ágil # agilidade # agua # album # alergia # aliementacao # alimentacao # alimento # alimentos # amamentacao # amamentar # amigos # amor # andar # anemia # anestesia # animal # aniversario # anomalias # ansiedade # apoio # aprender # armazenar # arroto # asfixia # ativa # atividade-fisica # atividades # atividadesfisicas # atividades fisicas # atividadesparabebes # audicao # autocuidado # auto-cuidado # autoestima # auto-estima # aviao # avos # azia # baba # banhar # banhos # bebe # bebê # bebe-prematuro # bebe-recem-nascido # bebes # bebe-saudavel # beleza # bem-estar # bercario # berco # bilirrubina # birras # bolsa # brincadeira # brincadeiras # brincar # brinquedos # brozeamento # brucos # bucal # cabeca # cabelo # cabelos # cadeirinha # cafe # caibras # calcio # calma # calor # canal # cancao # cancoes # cansaco # cansada # caracteristicas # carinho # carrinho # carta # casa # casais # casal # casorio # catapora # causas # cefaleia # cefalica # celulas-tronco # cerebral # cerebro # cesarea # cesaria # cesariana # cha # cha-de-bebe # checklist # choro # chupeta # cicatrizacao # ciencia # cigarro # ciumes # coceira # cognitivo # colestase # colestase-gestacional # colicas # colostro # comemoracao # comemorar # comida # comodidade # compahia # compaixao # companheiro # complicacao # complicacoes # compras # comunicacao # congelar # conselhos # consenso # construir # contagio # contemporanea # contracao # contracoes # contraindicadas # conversar # convidados # cordao # cordao-umbilical # corpo # cosmeticos # costas # creche # criacao # crianca # criancas # criatividade # cuidado # cuidados # cuidar # cultivo # cultural # data # decidua # decima # decimo-primeiro # decimo-segundo # decisao # decoracao # dedos # dente # dentes # denticao # dentista # depressao # dermatite # desafio # descansar # desejos-sexuais # desenvolviemento # desenvolvimento # desenvolvimentoatipico # desenvolvimentoinfantil # desenvolvimento infantil # desevolvimento # desfralde # diabetes # diabetes-gestacional # diagnostico # dicas # dieta # diferencas # dinheiro # disciplina # distancia # distanciamento # doencas # doencas-infecciosas # doente # domiciliar # dor # dor-de-cabeca # dores # dores-de-cabeca # dormir # drogas # ecografia # e-commerce # economia # ectopica # eczema # educacao # ejecao-fetal # embriao # emocao # emocional # emocoes # empreendedorismo # energia # engatinhar # engravidar # entrega # episiotomia # equilibrio # equipe # escola # escutar # espaco # especial # esperanca # espermatozoides # estimulacao # estimular # estimulo # estimulos # estocar # estomago # estresse # estrias # etapa # etapas # etapas-do-parto # eterno # exames # excercicio # exercicio # exercicios # exercitar # expulsao # extracao # fala # falar # familia # fases # fatiga # fator-rh # fecundacao # ferias # ferro # fertilidade # fertilizacao # feto # figado # filho # filhos # finanças # flora # forceps # forma # formacao # formula # fotografia # fotos # fralda # fraldas # fumantes # fumar # futuri # futuro # gases # gemeos # genero # genitais-femininos # gentileza # gestacao # gestacao gravidez # gestacao-multipla # gestacional # gestacoes # gestante # gestão # ginastica # glicose # gratidao # grave # gravida # gravidas # Gravidez # gravidez # gravidez-multipla # gravidz # Graviidez # Gravivez # gripe # habito # hemorragia # hemorroidas # hidratacao # higiene # higiene-feminina # hipertensao # hiv # hormonio # hormonios # huggies # humor # ictericia # ictericia-fisiologica # ikigai # importancia # importantes # incomodo # indicadas # inesperada # infantil # infeccao # iniciar # inovação # instintos # intelectual # intimidade # introducao # iodo # irmao # irmao-mais-velho # irmaozinho # jardim # kegel # laboratorial # leite # leite-materno # leitura # lembranca # lembrancas # ler # licenca-maternidade # limpeza # linguagem # liquido # liquido-amniotico # lista # livros # loja # mae # maes # mala # mal-estar # mamadeira # mamae # mamilis # mamilos # manchas # marketing digital # massagem # massagens # maternidade # maternindade # materno # medicacao # medicamento # meditacao # meditar # memorias # menina # meninas # menino # meninos # menstruacao # mental # mente # metodomontessori # mimam # mineral # moderna # momentos # montessori # motor # motoras # movimentos # mucoso # mudancas # mudancas-hormonais # mulher # mulheres # multipla # musculos # musica # musicainfantil # nao-planejada # nariz # nasal # nascimento # natação # naturais # natural # nausea # nervos # neurologico # neuronios # noite # noiva # nome # nomes # nona # normal # nutricao # nutrientes # obstetra # oitava # olfato # online # opinioes # organizacao # organizar # orgao # ortopedico # ossos # ovulacao # ovulo # pai # papinha # parteira # parto # parto-em-casa # parto-multiplo # parto-natural # partos-multiplos # parto-vagina # passeios # passinho # passinhos # passos # paternidade # paterno # pe # pediatra # pele # pelves # peso # ph # pirraca # placenta # planejamento # planejamento financeiro # posicao # pos-natal # pos-parto # poupar # pre-eclampsia # prematuro # pre-natal # pre-parto # presentes # pressao-arterial # prevencao # primeira # primeira-semama # primeiro # primeiros-dias # primeiros passos # probabilidade # propósito # protecao # prurido # puerperio # pulmoes # qualidade # quantidade # quarentena # quarto # quinta # receitas # recem-nascido # recem-nascidos # recordacao # redescobrir-se # reflexos # refluxo # relato # relaxar # relaxoes-sexuais # relaxr # repouso # respiracao # respirar # restaurante # revelacao # rh # risco # riscos # ritual # rotina # roupas # sabonetes # saidas # sal # sangramento # sangramento-de-implantacao # sangue # saudavel # saude # saude-mental # saude-oral # segundo # segundo-trimestre # seguranca # seios # semana # sensacoes # sentidos # setima # sexo # sexta # sexto-mes # sexual # silabas # sinais # sindrome # sintomas # social # socializacao # solidos # som # sonho # sono # sons # suplementacao # suplementos # supreme # surpresa # sutia # tamaho # tampao # tato # tecnologia # tela # temperatura # tempo # tentante # terapia # terceiro # termometro # teste # timidez # tornar-se # trabalhar # trabalho # trabalho-de-parto # trabalho-parto # transicao # transplante # transvaginal # tratamento # tratamentos # trauma # treinamento # trigemeos # troca # troca-de-fraldas # trompa # truques # tummytime # ultimo # ultrassom # unhas # urina # urinaria # urticaria # utero # vacina # vacinacao # vacinas # vagina # vaginal # vaidade # varizes # vegetariana # veia # ventre # viagem # viajar # vida # vigilia # virtual # virus # visao # visão # visitacao # vomitos # vulva # yoga