Frete grátis acima de R$200 (Válido para Sul e Sudeste).
O Fórceps é um instrumento cirúrgico que é utilizado para auxiliar o parto e facilitar a passagem da cabeça do bebê pelo canal. É uma pinça arredondada, desenvolvida especialmente para segurar a sua cabecinha, na altura das orelhas do recém-nascido. Conheça o seu funcionamento neste artigo.
Como é o uso do Fórceps?
Ainda que não seja um procedimento de rotina, é realizado em diversos casos, como por exemplo:
- Se o bebê estiver sentado - o fórceps é utilizado para proteger a cabeça, que sairá por último.
- Se o bebê estiver em posição, mas não continua a descida pelo canal de parto e começa a apresentar sinais de estresse fetal.
- Se por ação da anestesia peridural a mãe não puder empurrar.
- Se as contrações uterinas forem fracas.
- Se o trabalho de parto deixou a mãe exausta.
Durante a fase expulsiva, quando o colo do útero está completamente dilatado e o bebê já desceu para o canal de parto, o médico coloca o fórceps dentro da vagina.
Quando o instrumento está segurando a cabeça do bebê, o médico o traciona gentilmente, enquanto a mãe empurra. O restante do parto ocorre normalmente.
O Fórceps e a Episiotomia
O uso de fórceps é, frequentemente, acompanhado por uma episiotomia prévia, para a qual é utilizada anestesia peridural ou um anestésico local.
A palavra “fórceps” gera muita insegurança nos pais. Ainda que seja um procedimento muito seguro e, geralmente, preferido na cesariana de emergência, é conveniente ressaltar que leva alguns riscos:
- Marcas no rosto do bebê que desaparecem em poucos dias.
- Ocasionalmente, pode produzir lesões no nervo facial, contudo estas lesões são, geralmente, temporárias e melhoram sem tratamento alguns dias depois.
- Lesões na vagina e/ou na bexiga da mãe.
Por estes motivos, o parto auxiliado por fórceps, é realizado sempre que os seus benefícios superem os seus riscos. Recomendamos que os futuros pais esclareçam todas as dúvidas com o seu médico obstetra antes do momento do parto. Deste modo, estarão preparados para qualquer eventualidade que surgir no momento de trazer o seu bebê ao mundo.