40ª semana de gestação: hora de resvisar os últimos detalhes

Se na 40ª semana de gravidez o seu bebê ainda não nasceu, lembre-se que apenas 5% das mães têm os seus filhos na data estimada. Por tal motivo, recomendamos que você realize algumas atividades para acalmar a sua ansiedade e canalizar positivamente toda a sua energia.

LER ARTIGO

O que esperar após 6 meses de gestação

Você já superou dois terços da sua gravidez, como o tempo passa rápido né? Depois de todas as experiências que você viveu, o que vem daqui para a frente? O que espera por você neste último trimestre?

LER ARTIGO

Anemia, mais comum do que você pensa

Esta exigência do corpo faz com que você seja mais propensa a apresentar um quadro de anemia, mas não se preocupe pois 95% das mulheres grávidas sofrem de anemia.

LER ARTIGO

Coleta de células-tronco do cordão umbilical

Por essa razão, atualmente existem centros especializados na sua coleta e armazenamento, os quais são chamados bancos de células-tronco.

LER ARTIGO

Dicas a considerar na hora de comprar as roupinhas do seu bebê

É importante ter conhecimento do peso de nascimento do bebê, com isso você terá condições de adquirir as roupinhas conforme o seu tamanho estimado.

LER ARTIGO

Ansiedade e cuidados na 41ª semana de gestação

Alguns bebês simplesmente demoram um pouco mais que outros em “ficar prontos”.

LER ARTIGO

Semana 31 se ativam os sentidos

O seu bebê estará exposto a estes estímulos durante toda a gravidez, em especial no terceiro trimestre, já que os seus sentidos estarão quase completamente desenvolvidos.

LER ARTIGO

Desenvolvimento do seu bebê e seu corpo na semana 37

O bebê está quase pronto para nascer e o trabalho de parto pode começar em qualquer momento.

LER ARTIGO

Prepare-se para receber seu bebê

Saber o que ocorre durante o parto, pode ajudar você a aliviar o medo ou a ansiedade.

LER ARTIGO

Como escolher o melhor pediatra?

Você já escolheu o seu médico, já escolheu o hospital, o que falta? O pediatra! Pois este tem um papel fundamental no desenvolvimento do seu filho uma vez que ele já estiver em seus braços.

LER ARTIGO

Os últimos exames antes de dar à luz

Desde a 27ª ou 28ª semana, você começará a ir a cada quinze dias ao seu médico e, já na 29ª semana terá que ir a cada semana até que o seu bebê nasça.

LER ARTIGO

Contrações: o que são e como identificar

Um dos acontecimentos mais marcantes da gestação e, que causam mais ansiedade são sem dúvida as contrações. E é natural, já que é o único sinal de alerta, mas nem sempre é assim, já que existem as contrações falsas, que são um falso alerta da hora do parto.

LER ARTIGO

O cálcio é importante, ainda mais nesta etapa

Sem dúvida, o cálcio será um dos nutrientes estrela durante a sua gravidez, já que ajudará no desenvolvimento dos ossos, dentes, coração, nervos e músculos do seu bebê. Além disso, reduzirá o risco de desenvolver a hipertensão e a ajudará a manter uma coagulação normal.

LER ARTIGO

As posições mais comuns dos bebês ao nascer e a relação com o parto

Aproximadamente 95% dos bebês se posicionam naturalmente na posição correta para nascer: cabeça para baixo com o queixo encostado no peito, os glúteos para cima e as pernas e os braços flexionados, junto ao corpo.

LER ARTIGO

Pré-parto e desenvolvimento do bebê

Umas suaves e longas caminhadas podem ajudar você a diminuir a dor das contrações, em outras palavras, melhorar a sua condição física para o parto.

LER ARTIGO

As verdades sobre o tampão mucoso

Uma das primeiras partes do processo é a expulsão do tampão mucoso. Por isso é importante que você saiba o que é e qual é qual papel desempenha na gestação.

LER ARTIGO

Tudo pronto na 38ª semana de gestação

Por outra parte, a sua ansiedade será cada dia mais influenciada pela proximidade do parto.

LER ARTIGO

Tudo sobre a urticária durante a gravidez

Faça todo o esforço para não se coçar, já que você poderia irritar ainda mais a sua pele e aumentar a possibilidade de desenvolver uma infecção. Os remédios caseiros que seguem serão de grande ajuda para aliviar a coceira:

LER ARTIGO

A 27ª Semana de gestação: mudanças no corpo de mãe e filho

É possível que durante a 27ª semana de gravidez você esteja muito sensível. Pode ser por medo do parto, pela ansiedade de se tornar mãe, pelas mudanças, pelas finanças, por temer e duvidar de tudo, um milhão de receios e questionamentos.

LER ARTIGO

A 28ª Semana de gestação: o que acontece com o seu corpo

Na 28ª semana de gravidez aumenta o incomodo causado pelo excesso de peso. De um modo ou de outro, descanse, alimente-se bem, e atenda as aulas do curso pré-parto, e tire proveito delas, lembre-se a sua hora está chegando.

LER ARTIGO

A 29ª Semana de gestação: é hora acertar os últimos detalhes para a hora do parto

Na 29ª semana de gravidez é chegado o momento de acertar os últimos detalhes para a hora do parto. Uma boa ideia é começar com as massagens perianais, com a finalidade de tentar evitar uma episiotomia ou laceração no processo.

LER ARTIGO

O bebê, o peso e altura na 30ª semana de gestação

Apesar dos incômodos da gestação, tente não perder o romantismo, durante a 30ª semana de gravidez dediquem tempo para estarem juntos; passear, namorar, ir ao cinema, aproveitar antes de se tornarem mamãe e papai.

LER ARTIGO

A 31ª Semana de gestação: cuidados com o recém-nascido

O trabalho de parto se constitui das seguintes etapas: a primeira implica na dilatação total, ou abertura do colo uterino, o músculo entre o útero e o canal de parto. Na segunda etapa, o bebê é expulso do útero através do colo uterino e do canal do parto. Na terceira etapa, a placenta é expulsa.

LER ARTIGO

A 32ª Semana de gestação: tudo sobre 8º mês de gestação

Neste período a maioria dos bebês estão em posição cefálica ou de ponta-cabeça, a posição cefálica está relacionada ao formato do útero, conforme o espaço diminui, os bebês procuram se acomodar ao espaço, e portanto, deixam os membros superiores para cima, e a cabeça para baixo.

LER ARTIGO

A 33ª Semana e tomada de decisão sobre o tipo de parto

Se o seu parto é natural pode escolher que seja praticado com anestesia ou sem ela. As anestesias evitam o sofrimento no parto.

LER ARTIGO

34ª Semana: o momento de escolher quem irá visitá-la na maternidade

Na 34ª semana de gravidez você pode começar a organizar uma lista de pessoas queridas as quais gostaria de receber na maternidade e compartilhar esse momento único.

LER ARTIGO

A 35ª Semana de gestação: as cãibras da gestação são comuns nessa fase

Na 35ª semana de gestação é comum que sinta incômodos nas extremidades das pernas e braços, isso se deve a um fato interessante, o endurecimento dos ossos do bebê implica no consumo do cálcio materno.

LER ARTIGO

A 36ª Semana de gestação: reconheça as verdadeiras contrações

A partir da 36ª semana de gravidez as visitas ao médico passam a ser semanais até o parto. É o momento de reconhecer as contrações verdadeiras e os alarmes falsos.

LER ARTIGO

Detalhes importantes para quando a bolsa estourar

A ruptura da bolsa pode ser sentida como um jato de água ou como um simples gotejamento.

LER ARTIGO

Necessidade de um obstetra para o parto em casa

Poderia se dizer que o seu trabalho consiste em entender a fisiologia do parto, para saber agir oportunamente quando ocorre um desvio.

LER ARTIGO

O cansaço no fim da gestação

Não prometemos que você dormirá como bebê, mas sim que se sentirá menos esgotada.

LER ARTIGO

Parto múltiplo

Mediante o ultrassom o médico conhece esta informação de antemão, podem prever as ações necessárias.

LER ARTIGO

Tenha um bom parto

Isto é muito mais simples do que parece e não precisa nem de ordens ou sinais.

LER ARTIGO

Conheça as principais fases do trabalho de parto

A primeira etapa implica a dilatação total, ou abertura do colo uterino, o músculo entre o útero e o canal de parto. Na segunda etapa, o bebê é expulso do útero através do colo uterino e do canal do parto. Na terceira etapa, a placenta é expulsa.

LER ARTIGO

Arrumando as malas para o grande dia

Para isso, é de grande ajuda saber que você tem tudo preparado para quando chegar o grande momento e o que você deve levar na mala para maternidade.

LER ARTIGO

Amenizar a ansiedade na reta final da gestação

A esta altura com certeza você sente os efeitos do excesso de peso além do esgotamento mental. E a isso somados o nervosismo de estar a semanas ou até dias de dar à luz; a impaciência será o seu maior obstáculo.

LER ARTIGO

Episiotomia

No momento do parto os tecidos da sua vagina se dilatarão naturalmente, para permitir que o seu bebê nasça.

LER ARTIGO

Parto de gravidez múltipla

Alguns bebês prematuros precisam ser transferidos de imediato à unidade de terapia intensiva, para receber atendimento especial.

LER ARTIGO

Qual o tipo de parto mais adequado para você e seu bebê

A gravidez de múltiplos pode ser bem diferente de uma gestação única porque a sobrecarga para o corpo da mulher é muito maior. A decisão pela cesária depende de vários fatores, como por exemplo a posição do feto; e sim, o parto normal ainda é uma das alternativas.

LER ARTIGO

Conheça os cuidados no pós-parto cesárea

Para algumas mulheres a cesariana não está relacionada a nenhum trauma aparente, longe disso. Mas para outras, ao contrário, a cesariana gera uma complexa reação psicológica como sentimentos de perda e fracasso.

LER ARTIGO

Puerpério: o que é o período pós-parto?

A expulsão da placenta pode acontecer entre uns poucos minutos e meia hora e, é, normalmente, espontânea, é necessário a realização de uma manobra como a inserção da mão do médico para ajudar no seu desprendimento.

LER ARTIGO

Puerpério: dicas essenciais para seguir no período pós-parto

Chegou o momento de exibir o seu bebê para o mundo inteiro e, como não o fazer, é o mais maravilhoso que você fez!

LER ARTIGO

Os sinais do trabalho de parto: como reconhecer que a hora chegou

O parto, da mesma forma que o nascimento, é uma experiência única para a mulher e existem vários sinais que antecedem a sua chegada. É fácil confundir os indícios do “pré-parto” com o parto em si.

LER ARTIGO

Sintomas de que o bebê está nascendo

Se você apresenta estes sintomas é momento de ir para o hospital e preparar-se para ver o seu bebê pela primeira vez.

LER ARTIGO

Sintomas iniciais do trabalho de parto

O sinal mais importante que indica que chegou o momento do parto é sem dúvidas o início das contrações. Entretanto, existem outros sinais que podem servir de alerta sobre a proximidade do parto; a descida do bebé através do canal de parto provoca alterações da região e a sensação de que algo está estranho.

LER ARTIGO

O terceiro o meu ultimo ultrassom

Neste exame o médico se concentrará em obter a informação que será determinante para o seu parto, por isso você deve estar atenta e compreender todos os detalhes sobre este ultrassom que será fundamental antes de que o seu bebê nasça.

LER ARTIGO

Parto em casa

A parteira se mantém em constante comunicação com o obstetra, para mantê-lo informado de quando a sua presença será necessária na casa.

LER ARTIGO

Como funciona o fórceps?

Por estes motivos, o parto auxiliado por fórceps, é realizado sempre que os seus benefícios superem os seus riscos.

LER ARTIGO